Instrução: Leia atentamente o texto abaixo:
“Nas décadas de 60 e 70 a Didática e a Prática de Ensino têm como paradigma e fundamento básico a psicologia,
com ênfase na abordagem comportamentalista Skineriana, cujo viés instrumental–tecnicista ganha força total. Este era
visto como uma verdadeira panacéia para solução da problemática educacional. Dominar técnicas de ensino, construir
planejamentos rígidos deslocados dos fundamentos teóricos e da compreensão da realidade social para os quais eram
empregados, utilizar adequadamente recursos didáticos e ter domínio de sala de aula eram condições consideradas
fundamentais para garantia de um ensino de qualidade. A grande ênfase pedagógica estava localizada mais no resultado
da aprendizagem do que no processo.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, o Brasil vivia momentos de efervescência no conjunto da sociedade, com o
objetivo de restabelecer a democracia política e o Estado Democrático de Direito, após o longo período de ditadura militar.
É na sociedade civil organizada que começa um movimento, através de diferentes organizações, movimentos populares,
partidos políticos [...]. Esse movimento ganha corpo com o processo de abertura política e o campo da educação começa
a evidenciar a necessidade de revisão dos paradigmas nas diferentes áreas do conhecimento.”( CANDAU, 2000, p. 188/9).
Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de
experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo.
No interior dessa discussão, pode–se inferir que:
I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário
social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.
II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do
desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado
entender como se processam as relações de poder nos currículos oficial, oculto e em ação.
III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida,
como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a
uma transformação dos paradigmas culturais existentes.
IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada
a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Zabala, ao tratar das disciplinas como organizadoras dos conteúdos, analisa os diferentes graus de relações entre elas. Com base no pensamento do autor, correlacione os graus de relações disciplinares, apresentados na coluna da esquerda, com as suas respectivas características, listadas na coluna da direita.
A sequência correta é:
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A concepção de inovação implementação das ideias de um indivíduo ou grupo de indivíduos na organização deve ser inserida nas práticas educativas dos processos de desenvolvimento de pessoas.
Acerca da relação educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
Gramsci, em uma perspectiva conservadora da relação educação e sociedade, fornece elementos que permitem conceber uma teoria dialética para a educação.
Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na LDBEN, representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. O grande avanço determinado por tais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo.
Orientações curriculares para o ensino médio-vol.l Secretaria de Educação Básica Brasília: Ministério da Educação, 2006
A partir do texto acima, julgue os próximos itens, com relação às orientações curriculares para o ensino médio.
A organização curricular prevê uma base nacional comum; um planejamento e desenvolvimento orgânico do currículo; articulação entre os conhecimentos; proposta pedagógica a ser executada pelo estabelecimento de ensino e participação docente na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Quando uma escola se diz partidária deste método ou daquela teoria, é preciso distinguir as diferenças entre ambos. Existem teorias da aprendizagem, hipóteses e modelos de como o ser humano aprende, e métodos pedagógicos, isto é, maneiras de proceder nesta e naquela situação. Dentre os métodos e teorias pedagógicas utilizadas no Brasil destacam-se: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Mais recentemente as idéias do norteamericano Howard Gardner (inteligências múltiplas) começaram a ser difundidas. Neste sentido é correto afirmar que: