Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao se avaliar criticamente a função e o conteúdo da conduta ética, é que se pode dizer que entra em cena adimensão teórica da moral que rege as condutas individuais e coletivas de determinada sociedade ou civilização.
POR ISSO,
II. A ética, como sistema de pensamento estruturado, apresenta-se como a teoria da moral.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Considere as afirmativas relacionadas à abordagem de resolução de problemas (GIL, 2012) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Após a influência das teorias cognitivas, essa abordagem passou a ser vista como uma atividade mental complexa constituída por uma ampla variedade de habilidades e ações cognitivas.
(__)Pode-se definir resolução de problemas como uma situação na qual um indivíduo deseja conhecer algo, mas desconhece o curso de ação necessária para alcançar o que pretende.
(__)A resolução de problemas se confunde com a resolução de exercícios, pois ambas têm a situação claramente definida, há um problema explícito, os procedimentos são pré-determinados e conduzem a uma única resposta correta.
(__)Nos problemas, a situação nem sempre é claramente definida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Segundo Silva (2015), na análise cultural contemporânea, a questão do racismo não pode ser analisada sem o conceito de representação, que não pode ser desligada das questões de poder. Um currículo crítico, que se preocupa com as questões do racismo,
deve colocar no centro de suas estratégias pedagógicas a noção de representação definida pela(s):
(A) Teorias do Capital Humano.
(B) Teorias Queer.
(C) Teorias dos Estudos Culturais.
(D) Teoria de Meritocracia de Bourdieu.
(E) Teorias Positivistas.
A utilização de Mapas Conceituais enquanto estratégia de ensino em sala de aula tem se mostrado muito eficiente no processo de articulação de conceitos, fundamentais ao entendimento de determinada matéria. Ao encontro disso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Implicam sequência, temporalidade ou direcionalidade, bem como hierarquias organizacionais de poder.
(__)São diagramas de significados, de relações significativas e podem comportar hierarquias conceituais.
(__)Na maioria das vezes, são similares a mapas mentais ou quadros sinópticos.
(__)Não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
O exercício docente do magistério superior deverá ser realizado em nível de ________________ com ______________ para os programas de _________________, classificados como ___________________. Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:
As reformas educacionais são um dos principais objetos de estudo da Epistemologia Social de Th. Popkewitz (1997), que foca suas lentes sobre a escola para perceber os elementos que constituem a prática institucional, os padrões das relações de poder historicamente formados no dia a dia escolar. Nesse contexto, para a Epistemologia Social, as reformas:
I.Possuem estabilidade, harmonia e continuação dos acordos institucionais existentes.
II.As estruturas são um pré-requisito para as reformas, pois são o princípio de ordem universal no mundo. Exemplo: palavras como classe, raça e gênero denotam princípios de estrutura que possuem backgrounds que impulsionam ações, experiências e pensamentos.
III.A função da pesquisa nas reformas é tornar menos visíveis as formas de regulação social.
IV.Os agentes da reforma são diretores, consultores, comunidade e governo, porém não exercem influência na aceitação das reformas pelos professores.
É correto o que se afirma em:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona Plano de Ensino e Plano de Aula com seus respectivos critérios:
Primeira coluna: planos
(1) Plano de Ensino.
(2) Plano de Aula.
Segunda coluna: critérios
(__)Objetivos operacionais e conteúdos pormenorizados.
(__)Avaliação preferencialmente formativa, sistemática e periódica, indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado.
(__)Deve-se considerar as fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação, aplicação e avaliação.
(__)A metodologia deve expor de forma sucinta os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Belhot (1997) discutiu sobre as diferentes abordagens que podem ser utilizadas em cada uma das etapas do ciclo de aprendizagem, explorando e identificando o potencial de aplicação da tecnologia e de estratégias de ensino e de aprendizagem não convencionais na educação. De acordo com o autor, as abordagens devem estar definidas de acordo com as respectivas etapas do ciclo de aprendizagem, as quais são:
1.Abordagem construtivista: na etapa "E-SE" facilita a integração da experiência com aplicação, da indução na resolução de problemas, da criatividade e da discussão de novas situações.
2.Abordagem prescritiva: essa etapa privilegia o "COMO", é nesse momento que o aluno integra a teoria à prática, dentro de um contexto.
3.Abordagem normativa: essa etapa privilegia o "O QUE", onde o aluno deve ser exposto aos conceitos que solucionam o(s) problema(s) exposto(s).
4 .Abordagem descritiva: para esta etapa, o professor deve usar estratégia de selecionar e arranjar os estímulos ambientais, para que a realidade possa ser caracterizada e percebida.
A sequência correta em que ocorre esse processo é:
A aprendizagem dos conteúdos atitudinais se dá por atividades que favoreçam a compreensão do conceito, a fim de utilizá-lo para a interpretação ou conhecimento de situações.
A profissionalização e, mais especificamente, o aprendizado da docência é um processo longo e contínuo que se dá mesmo antes de o indivíduo se tornar professor. Considera-se, ainda, que a socialização, profissional é, igualmente, um componente ou uma fase de extrema importância para a profissionalização, dentre outras (Guimarães, 2006).
A partir desse enunciado, assinale a alternativa correta:
A avaliação é o elemento regulador, sua realização oferece informação sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem, sobre a efetividade dos outros componentes e das necessidades de ajuste, modificações que o sistema deve usufruir.
Considerando a abordagem de Skinner, assinale a afirmativa INCORRETA.
Leia as afirmações a seguir acerca da Educação, Didática e Metodologia de ensino; avaliando sua pertinência de acordo com os documentos norteadores da Educação Brasileira e os estudos contemporâneos na área da Educação:
I.A Educação, sobretudo a educação escolar, é um fenômeno intencional, não neutro, sócio-histórico e cultural.
II.A Didática pode ser compreendida como resultado da ação mediadora entre os processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, ela se ocupa de refletir sobre os modos, formas e metodologias para ensinar com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes.
III.Metodologias de ensino, na contemporaneidade, devem obrigatoriamente estar comprometidas com a transmissão do conhecimento, tomando o professor como única parte ativa no processo de ensinar e aprender.
É correto o que se afirma em:
A didática compõe as atividades dos professores para motivar os alunos e ajudá-los a se engajarem no currículo e torná-lo significativo.
Antecipar os objetivos com base no contexto dos alunos, assim como os conhecimentos que se pretende construir, permite ao docente analisar e reorganizar sua prática de acordo com cada situação.