Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 65 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia o excerto a seguir.

“Não adianta uma residência combater o mosquito da dengue se o vizinho não colabora. A poluição de um córrego vai afetar toda a população que vive rio abaixo.” (DOWBOR, 2007, p. 79)

Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta de acordo com a perspectiva do autor em relação à educação.

Leia o excerto a seguir. “Não adianta uma residência combater o mosquito da dengue se o vizinho não colabora. A poluição de um córrego vai afetar toda a população que vive rio abaixo.” (DOWBOR, 2007, p. 79) Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta de acordo com a perspectiva do autor em relação à educação

Para que a escola seja um espaço de encontro qualificado, dinâmico, relacional e aberto às múltiplas possibilidades de atuações humanas, o processo de comunicação, presencial e digital, deve ser sobretudo:

Todos que atuam em uma escola de educação infantil têm o compromisso de garantir o bem-estar do aluno, propiciando a ele um ambiente educacional que o torne ativo, curioso, competente, criativo e relativamente autônomo. Por essa razão, na prática educativa realizada pela comunidade escolar, o assistente de aluno deverá se integrar e participar:

Uma relação originária entre dialética e diálogo e define a educação como a experiência basicamente dialética da libertação humana do homem, que pode ser realizada apenas em comum, no diálogo crítico entre educador e educando, e entende que a dialética exige não somente do educador uma ação criadora própria, mas, simultaneamente, na inclusão prática da atividade educativa na experiência continuada do trabalho educacional com os educandos.

(SHMIED-KOWARZIK, 1983, p. 69-70.)

Considerando o fragmento de texto e a Tendência Pedagógica Progressista Libertadora, podemos afirmar que foi seu principal propulsor:

A atuação do assistente de aluno deverá ser adequada ao estágio de desenvolvimento infantil das crianças que se encontram na unidade de ensino em que trabalha, porque diferentes fases do crescimento infantil exigem diferentes necessidades de cuidado, segurança, organização e orientação, pois cada fase se caracteriza por apresentar um grau diversificado de desenvolvimento do aluno no que se refere a:

Esse trecho faz parte do livro “Dez Novas Competências para Ensinar" (2000), de Philippe Perrenoud, que propõe um inventário das 10 grandes famílias das competências que contribuem para redefinir a atividade docente. A família da competência proposta por Perrenoud que representa o trecho citado acima é:

No livro “O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar", é apresentado o conceito de culturas híbridas como uma proposta que tem a finalidade de construir formas mais democráticas de vida social. Com relação ao conceito de culturas híbridas, é correto afirmar:

Nos últimos anos, diversas pesquisas têm sido dedicadas à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e a
investigação do seu campo de conhecimento (LIBÂNEO, 2013). Em cada tendência observamos diferenças entre o papel da Didática e
consequentemente, as concepções de ensino, professor, aluno, avaliação, dentre outros aspectos. Sobre essa temática, analise os itens abaixo:

  1. A didática da Escola Nova é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como sujeito da aprendizagem. A ideia é de que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio.
  2. Para a Pedagogia Renovada a escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais.
  3. A Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos toma partido dos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos, os métodos de estudo e habilidades e hábitos, de modo a irem formando consciência crítica face às realidades sociais.

A alternativa que responde adequadamente é:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, nas instituições de ensino e pesquisa e em outros meios.

II. Reciclar significa diminuir a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve desapoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. No salto triplo, o atleta dá quinze saltos antes do salto final na caixa de areia.

II. De acordo com a regra, no atletismo, no salto em altura, os atletas correm e saltam de costas sobre uma barra horizontal.

Marque a alternativa CORRETA:

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

De acordo com Medel (2008, p.79), "O PPP procura construir a identidade da escola[ ... ]." Nesse sentido, o projeto político pedagógico (PPP) da escola é:

A organização do espaço é fator relevante nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Analise as seguintes afirmativas sobre a organização do espaço na Educação Infantil.

I. A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar a utilização progressiva da autonomia da criança.

II. Ao decorar os espaços da creche, é necessário pensar no efeito estético, utilizando cores da moda e atendendo às necessidades dos adultos.

III. Mais importante que a quantidade de espaço da creche, são as possibilidades que o espaço oferece à possível ação das crianças.

Estão corretas as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282