De acordo com Perrenoud, há dez grandes famílias de competências para ensinar. A alternativa que apresenta uma dessas famílias é:
“Eles não estudam, mas por causa da globalização, são muito bem informados, sabem todos os direitos que têm.”
“A Escola não está oferecendo o que eles precisam, desejam; o mundo deles é outro, é o da internet; isso aqui não interessa!”
(Geração Videoclipe. Miriam Leite, 2009)
As falas transcritas acima, de duas professoras de escola pública estadual, denotam que
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em 2013, um novo princípio foi incorporado aos demais estabelecidos no art. 3º da Lei 9394/96. Trata-se do princípio da:
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão por competência requer mudanças na estrutura organizacional, como a substituição de cargos e departamentos isolados por uma estrutura baseada em pessoas e equipes multifuncionais integradas e flexíveis
Para Sara Paim, “o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende.” Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
O aprendizado de primeira ordem diz respeito à mudança de normas, estratégias e pressupostos para que se garantam o crescimento e a sobrevivência da organização.