Ao longo da história de educação de surdos, diferentes metodologias e abordagens foram defendidas e aplicadas. Dentre elas,
podemos destacar três, cujas características principais estão descritas abaixo:
I. “Baseado em muitas técnicas, seu foco principal era desenvolver a fala e a leitura orofacial. O pressuposto
básico era de quem sem essas competências, o surdo não poderia se comunicar. A língua de sinais era proibida”.
II. “Considerada uma situação intermediária, essa abordagem não descartava a utilização da língua de sinais.
Baseava-se na premissa básica de que toda forma de comunicação era válida, sendo que nenhum método deveria
ser enfatizado ou proibido”.
III. “Abordagem que prevê a aquisição precoce da língua de sinais, sem descartar a necessidade de desenvolvimento
da língua da sociedade a qual o surdo pertence. A fala é vista como uma possibilidade, e não como uma
necessidade, e seu ensino não é mais o objetivo principal da escola. Está ancorada nos princípios de valorização
multicultural e das identidades surdas”.
Assinale a única alternativa que apresenta corretamente essas concepções e suas respectivas definições, na ordem em que
aparecem.