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O clima organizacional representa um retrato da organização em determinado momento — sendo, pois, mutável — capaz de influenciar o comportamento e o desempenho dos indivíduos na organização.

A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se

O Ministério da Educação in Jacobsen, Cruz Junior e Moretto Neto (2006), expõe certas habilidades que o aluno de Administração precisa desenvolver e, dentre elas, é apresentada a negociação, cuja definição é

Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A organização deve evitar o método de avaliação de desempenho pelos incidentes críticos em razão de ser de difícil utilização e de complexa montagem.

A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afirmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se reflete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personificam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.

Para Maslow, é possível explicar a motivação, a partir da elaboração da Teoria das Necessidades Humanas. Comer e dormir, segundo Maslow, são exemplos de necessidades:

A organização do tempo para um Auxiliar Administrativo de Secretaria é primordial para a boa condução do dia. Podemos considerar como atitudes positivas para esse objetivo, exceto: (e) Dominar as principais ferramentas do computador, como internet e processadores de textos, por exemplo.

Segundo o estudo comparativo das duas teorias de Douglas M. McGregor quanto ao estilo de administrar, marque (F) para as Falsas e (V) para as Verdadeiras:

( ) A teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou objetivos pessoais.

( ) A teoria Y afirma que as pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.

( ) A teoria X afirma que as pessoas são ingênuas e sem iniciativa e que precisam ser controladas e dirigidas.

( ) A teoria Y propõe um estilo de administração francamente participativo, baseado nos valores humanos e sociais.

A seqüência correta de cima para baixo é:

Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Ao adotar a avaliação de desempenho por escolha forçada, a organização terá como vantagem atenuar a subjetividade do avaliador, de forma a se evitar o efeito halo na avaliação.

No que se refere ao recrutamento e à seleção, julgue os itens que se seguem.

O teste da árvore de Koch e o teste da figura humana de Machover são exemplos de testes projetivos de personalidade que fornecem traços gerais de personalidade.

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas.

O responsável pela gestão de pessoas, segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.

Em relação ao processo de comunicação, é correto afirmar que

O desenvolvimento organizacional visa ao atingimento de alguns objetivos. Em relação ao desenvolvimento organizacional, analise.

I. Proporciona o aumento do nível de confiança e apoio entre os membros da organização.

II. Incrementa o nível de satisfação pessoal na organização.

III. Procura dar soluções sinergísticas aos problemas de maior frequência.

IV. Reduz as comunicações laterais, verticais e diagonais.

Assinale

Dentre as teorias da motivação, aquela que, numa primeira visão, sugere que os gerentes devem coagir, controlar e ameaçar os funcionários a fim de motivá-los e, numa segunda visão, acredita que as pessoas são capazes de ser responsáveis, não precisam ser coagidas ou controladas para ter um bom desempenho, é a teoria

Uma empresa privada, de pequeno porte, que atua no segmento de call center, optou por conceder um benefício espontâneo aos seus colaboradores com jornada de trabalho de 4 horas. É um benefício espontâneo a(o)

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