Na atualidade, a concorrência no mercado
consumidor tem aumentado muito e o público
consumidor tem se mostrado mais exigente. Em
razão disto, é muito importante valorizar os interesses
do cliente antes de tentar oferecer serviços ou produtos.
Analise as proposições seguintes:
I. É muito importante manter um bom relacionamento com
o público que representa ou que possa representar a clientela
da empresa, a partir do momento em que se inicia
o atendimento.
II. O atendente deve ser sempre cordial para com o cliente.
III. A boa vontade do atendente é muito importante para esclarecer
tudo que for pertinente no contato com o cliente.
IV. A percepção do atendente para identificar as características
de cada perfil de cliente torna-se muito importante para
satisfazer o cliente e para a empresa.
Marque as proposições que estão em conformidade com
aspectos de fidelização no atendimento ao público.
A comunicação é vital para os seres humanos, devendo-se
manter ativa em todas as formas de organização
social, o que favorece bastante a dinâmica da vida.
(MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária.
Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Marque o que estabelece barreira durante um ato comunicativo.
o Auxiliar Administrativo de Secretaria tem grande responsabilidade na entidade e pode influir positivamente no comportamento empresarial. Analise as afirmações e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) É correto utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais colegas, desde que isso não provoque prejuízos diretos à empresa.
( ) o profissional deve estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.
( ) o profissional deve estimular o coleguismo e o espírito de solidariedade. Desse modo, não deve denunciar colegas, mesmo sabendo que estes cometeram erro, contravenção penal ou infração aos códigos de conduta da empresa.
( ) o profissional deve acatar as resoluções aprovadas pelas entidades de classe apenas quando estas não ferirem seus interesses pessoais.
Assinale a alternativa correta.
Em condições normais, o Auxiliar Administrativo de Secretaria terá o telefone como um aliado importante. Analise as afirmações a seguir.
I. Ao fazer ligações para o chefe, é desejável ter sempre lápis e papel à mão.
II. Deve-se falar com o fone próximo à boca.
III. Deve-se usar o telefone para conversas curtas e relacionadas ao serviço.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa CORRETA. O instrumento básico da comunicação que relaciona o indivíduo ao meio social denomina-se:
Sobre o sigilo profissional esperado do Auxiliar Administrativo de Secretaria, analise as afirmações a seguir: I. O Auxiliar Administrativo de Secretaria tem o dever de guardar sigilo sobre os assuntos da empresa, mas apenas os relacionados ao chefe imediato. II. Manter o sigilo profissional refere-se, unicamente, a não divulgar informações confidenciais a pessoas externas ao quadro da empresa. III. O sigilo profissional precisa ser mantido apenas enquanto perdurar o vínculo empregatício com a empresa. Assinale a alternativa correta.
Ao considerar a criação de uma organização de aprendizagem, é correto afirmar que
Para uma avaliação abrangente das condições do meio ambiente na organização, é necessário
Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, os fatores extrínsecos ou higiênicos fazem as pessoas sentirem-se satisfeitas e motivadas com o trabalho.
Relacione ADEQUADAMENTE a primeira com a segunda coluna
Uma organização, que presta consultoria para diversas empresas de diferentes setores, está envolvida em cinco projetos que precisam de profissionais com capacidades muito específicas e que são raros no mercado de trabalho. Atualmente essa organização tem somente dois desses profissionais em seu quadro funcional.
O diretor da consultoria convocou uma reunião com os gerentes de projetos para encontrar a estrutura mais adequada para possibilitar a organização atender a todos os projetos nos quais se encontra envolvida.
A estrutura organizacional adequada para a alocação de profissionais em situações conforme a exposta acima é
A teoria administrativa na qual a organização é visualizada como um organismo social que tem vida e cultura próprias, onde se desenvolvem estilos de administração e sistemas de organização para lidar com as pessoas é a:
Sobre a cultura organizacional, analise:
I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.
II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.
É correto o que consta APENAS em
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. O perfil conservador e burocrático de gerentes está sendo progressivamente substituído pelo perfil que promove a participação e o debate.
II. O gerente, nos tempos atuais, não aceita ser visto como um árbitro que ouve as diversas partes e tem a responsabilidade da tomada da decisão final.
III. O modelo mais atual de gestão de pessoas não reconhece a existência de conflitos, e a coesão entre as pessoas é obtida por meio de decisões de cima para baixo.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.
As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.