According to the text above, judge the following item.
The author claims that small watercourses are less affected by human activity than large ones.
A respeito do controle dos movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e do depósito desses resíduos, julgue o item que se segue.
No Brasil, a importação de resíduos sólidos perigosos é incentivada quando há intenção de recuperação ou de reutilização desses resíduos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos incorpora conceitos inovadores de gestão de resíduos. A respeito desses conceitos, julgue o item seguinte.
A logística reversa é um instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para outra destinação final ambientalmente adequada.
Segundo o glaciólogo francês Claude Lorius, criador do conceito antropoceno, a Terra vive uma nova era geológica, iniciada em 1784, quando James Watt inventou a máquina a vapor. Essa era caracteriza-se pelo controle do planeta pelo homem, sendo a emissão de gás carbônico um indicador da atividade humana. A partir dessas informações e da multiplicidade de aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item.
Todos os gases que atuam no efeito estufa apresentam alta toxicidade.
Poluente atmosférico é qualquer forma de matéria com intensidade e em quantidade suficiente para tornar o ar impróprio à saúde e danoso aos materiais, à fauna e à flora. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Verificam-se, nos horários de maior tráfego, as mais altas taxas de concentração de ozônio na atmosfera (troposfera), por ser este um dos principais poluentes originados da queima de combustíveis veiculares.
O Programa Silêncio foi criado com o objetivo principal de minimizar a poluição sonora que possa interferir na saúde e no bem-estar da população, principalmente da que reside nos grandes centros urbanos.
Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Compete ao IBAMA a coordenação do referido programa, bem como a implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora.
As perdas de produção agrícola por problemas fitossanitários são estimadas em mais de 30% anualmente, e o Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o maior consumidor de agrotóxico. Apesar de os defensivos agrícolas terem uma alta e rápida eficiência, são necessárias aplicações repetidas desses produtos, o que representa grandes quantidades lançadas no ambiente e um alto custo para a aplicação. Esses produtos químicos propiciam uma alta produtividade, mas têm efeitos negativos sobre o solo, o clima, a vegetação, as águas, os animais e o homem, e provocam a seleção de patógenos resistentes, resultantes da forte pressão seletiva de alguns dos produtos. Além disso, seu tempo de degradação no ambiente é da ordem de décadas, o que provoca uma concentração elevada dessas substâncias na cadeia alimentar. O controle biológico de doenças de plantas é definido como a redução de inóculo ou das atividades determinantes da doença, realizada por meio de um ou mais organismos, exceto o homem. Nesse contexto, essa prática é uma alternativa viável para o combate de pragas e patógenos e vantajosa em relação ao controle químico, especialmente em relação ao impacto ambiental, ao custo, à especificidade e ao desenvolvimento de resistência.
Franceschini et al. Biotecnologia aplicada ao controle biológico. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento .
n.º 23 . novembro/dezembro 2001 (com adaptações).
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.
Trichoderma sp. é um agente de controle biológico e apresenta potencial para controlar podridões radiculares e murchas vasculares causadas por Rhizoctonia, Sclerotinia, Sclerotium, Fusarium, Verticillium e Fusarium. Seu único modo de ação envolve o mecanismo de parasitismo.
Com relação aos compostos químicos tóxicos, julgue o item.
As bifenilas policloradas são classificadas como poluentes orgânicos persistentes, pois apresentam bacteriostaticidade, alta biodegradabilidade e baixa bioacumulação.
A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.
Considerando essa informação, julgue o item a seguir.
A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.
Considerando essa informação, julgue o item a seguir.
Entre os diversos animais de uma mesma cadeia trófica, os organismos que se alimentam diretamente de plantações contaminadas por pesticidas serão, necessariamente os mais contaminados por esse produto químico.
Ao período Pré-Socrático pertencem os primeiros físicos de que temos informação. Este grupo se
subdivide entre físicos pluralistas e físicos ecléticos, conforme se estruturam seus argumentos.
Analise os itens abaixo e identifique os argumentos que jamais poderiam ter sido ditos por algum
destes físicos pré-socráticos.
I. Segundo Empédocles, assim como para Parmênides, são impossíveis o nascer e o perecer, entendidos
como um proceder do nada e um ir para o nada, porque o ser é, e o não-ser não é. O que os homens
denominam de nascimento e morte não são mais que misturas e dissoluções de quatro substâncias (água, ar,
terra e fogo), que permanecem eternamente iguais e indestrutíveis. A novidade de Empédocles consiste em
haver proclamado a inalterabilidade quantitativa e a “intransformabilidade” destas quatro realidades.
II. O filósofo atomista Carnéades afirmava a impossibilidade do não-ser e reitera que o nascer não é mais do
que um “agregar-se das coisas que são”, e o morrer, um “desagregar-se das mesmas” ou, melhor dito, um
“separar-se” das coisas.
III. Como é sabido, os filósofos atomistas afirmam que, ao faltar um critério geral e absoluto de verdade,
desaparece também toda possibilidade de achar uma verdade particular. No entanto, não por isso, desaparece
também a necessidade da ação. Precisamente para resolver o problema da vida, Leucipo e Demócrito propõem
a famosa doutrina do provável.
IV. Anaxágoras se declara totalmente de acordo com a impossibilidade de que exista o não ser e que, portanto,
nascer e morrer constituem acontecimentos reais: “Os gregos, no entanto, consideravam corretamente o nascer
e o morrer: efetivamente, nenhuma coisa produz um processo de composição e de divisão: assim, para falar
corretamente, haveria de se chamar ‘compor-se’ ao nascer, e ‘dividir-se’ ao morrer”.
V. Anaxágoras afirma que água, terra, ar e fogo não estão em condição de explicar as inúmeras qualidades que
se manifestam nos fenômenos. Para ele, existem sementes ou elementos dos quais procedem as coisas, elas
devem ser tantas como as inumeráveis quantidades de coisas: sementes que possuam formas, cores e gostos
de todas as classes, isto é, infinitamente diversas.
O centro do Livro A República, de Platão, se encontra situado no celebérrimo Mito da Caverna.
Paulatinamente o mito foi sendo interpretado como símbolo da metafísica, da gnosiologia, da
dialética e, inclusive, da ética e da mística platônicas. Sem dúvida, este é o mito que melhor
expressa todo o pensamento de Platão. Identifique se há verdade na interpretação do significado
deste mito no que se segue.
I. Significa os distintos graus ontológicos da realidade, ou seja, os gêneros do ser sensível e suprassensível,
junto com suas subdivisões: as sombras da caverna são as meras aparências sensíveis das coisas e as
estátuas são as coisas sensíveis. O muro é a linha divisória entre as coisas sensíveis e as suprassensíveis.
Mais além do muro, as coisas verdadeiras simbolizam o verdadeiro ser, e as ideias e o sol simbolizam a Ideia do
Bem.
II. Simboliza os graus do conhecimento, em suas duas espécies e seus dois graus. A visão das sombras
simboliza a eikasia ou imaginação e a visão das estátuas é a pistis ou crença. O passo desde a visão das
estátuas até a visão dos objetos verdadeiros e a visão do sol – primeiro mediata, e logo imediata – representa a
dialética em seus diversos graus e a pura intelecção.
III. Representa o aspecto ascético, místico e teológico do platonismo. A vida na dimensão dos sentidos e do
sensível é a vida na caverna, enquanto que a vida na dimensão do espírito é a vida na plena luz. Ao passar do
sensível até o inteligível está especificamente representado como uma libertação das ataduras, uma conversão.
A visão suprema do sol e da luz em si é a visão do Bem e a contemplação do divino.
IV. Manifesta uma concepção política refinadamente platônica. Este filósofo nos fala de um regresso à caverna
por parte daquele que se havia libertado das cadeias, e tal regresso tem como objetivo a libertação das cadeias
que sujeitam a quem havia sido antes seus companheiros de escravidão.
V. O regresso do desacorrentado à caverna é, sem dúvida, o retorno do filósofo-político, que – se se limitasse a
seguir a seus próprios desejos – permaneceria contemplando o verdadeiro. Em vez disso, superando seu
desejo, desce para buscar salvar também aos demais. O verdadeiro político, segundo Platão, não ama o
comando e o poder, mas usa o mando e o poder como um serviço, para levar a cabo o bem.
Agostinho é, de longe, o primeiro grande pensador da Filosofia Cristã. A sua tentativa de cristianizar
o pensamento platônico nos rendeu obras memoráveis. Identifique qual(is) destas citações são de
autoria do Bispo de Hipona.
I. “Em Deus nada tem um significado acidental, porque n’Ele não há acidentes; não obstante, nem tudo o que
d’Ele se predica, predica-se segundo a substância. Nas coisas criadas e mutáveis, o que não se predica em
um sentido substancial não pode ser predicado mais que em sentido acidental... Porém em Deus nada se
predica em sentido acidental, porque n’Ele não há nada de mutável, e não obstante, nem tudo o que se
predica, predica-se em um sentido substancial”.
II. “Cada coisa, pois, foi criada de acordo com sua própria razão ou ideia. E estas razões ou ideias, onde são
encontradas se não é na mente do Criador? Com efeito, Deus não poderia contemplar algo que estivesse fora
de si mesmo, com o intuito de tomá-lo como modelo para criar o que criava: seria um sacrilégio só pensá-lo”.
III. “A boa natureza não se encontra em um indivíduo, e sim porque este o quer assim, e seria de outra
maneira se assim o quisesse: por isso, só se lhes aplicam um justo castigo aos defeitos naturais e não aos
voluntários. A natureza se converte em mal, não porque se dirija para coisas más, e sim porque se dirige
erroneamente, contra a ordem da vontade, a um ser inferior, afastando-se d’Aquele que é o Supremo”.
IV. “Por que, com efeito, a falaz fortuna leva a cabo tão notáveis vicissitudes? Aos inocentes lhes oprime a
dura pena causada pelo delito, enquanto perversos desígnios se sentam em um alto trono, e os malfeitores,
em um ímpio escambo, pisoteiam a cabeça dos justos. A clara virtude, rodeada por obscuras sombras, jaz
oculta, e o justo redime as culpas dos iníquos”.
V. “É próprio de um grande coração recorrer em todas as coisas à dialética; porque o recorrer a ela é recorrer
à razão; de modo que quem não recorre a ela, estando feito à imagem e semelhança de Deus segundo a
razão, menospreza sua dignidade e não pode renovar dia-a-dia a sua imagem e semelhança de Deus”.
Apesar da crítica de alguns autores de que Kant não teria fundamentado a suposição de que “há
dois troncos do conhecimento humano”, ele apresenta a sensibilidade e o entendimento como
sendo estes dois troncos que “talvez brotem de uma raiz comum, mas desconhecida a nós”. A
estas duas faculdades, o filósofo de Königsberg acrescenta, na segunda parte da Analítica
Transcendental, a faculdade do juízo. Evidencie o que exista de errado nos itens abaixo que se
propõem ser uma sinopse das três faculdades do conhecimento segundo Kant.
I. Enquanto o objeto da sensibilidade é dado por meio da afecção do ânimo, o objeto do entendimento, uma
multiplicidade indeterminada da intuição, é pensado, isto é, determinado.
II. Na sensibilidade, a capacidade do ânimo de ser afetado se chama sensibilidade (receptividade). O efeito
exercido pelo objeto, a matéria da sensibilidade, se chama sensação. Do lado do entendimento, a capacidade
de determinar o objeto, isto é, de produzir representações por si mesmo se chama entendimento, a faculdade
dos conceitos.
III. A relação com o objeto mediante a sensação chama-se pura (a priori), ao passo que a relação com o objeto
mediante as categorias do entendimento se chama empírica (a posteriori).
IV. O objeto indeterminado (do ponto de vista conceitual) de uma intuição empírica é o fenômeno. O objeto
(Gegenstand) como fenômeno determinado pelo entendimento se chama objeto (Objetk).
V. Na faculdade da sensibilidade, as formas puras da intuição são as categorias, ao passo que na faculdade
do entendimento, os seus conceitos puros são o espaço e o tempo.
“Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles
amam as sensações por si mesmas, independente da sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da
visão”. In: ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p.4
Analise as proposições abaixo.
I. Segundo Aristóteles, o mundo que pensamos observar à nossa volta é uma mera ilusão, pois a verdadeira
realidade está oculta de nossos sentidos e só pode ser conhecida através da razão.
II. De acordo com Galileu, as cores são dependentes da mente e relativa a quem percebe, ou seja, não é em
absoluto uma característica dos objetos externos, ou melhor, existe em nossas mentes.
III. Pelo fato de a extensão constituir a natureza do corpo e o que é extenso poder ser dividido em várias partes,
representando com isto um defeito, Descartes conclui que Deus não é um corpo.
IV. Os objetos físicos estão além das ideias. É o que pressupõe Berkeley, afinal um objeto físico tal como uma
cadeira não existe apenas na mente de quem observa.
V. É através de entidades mentais chamadas de ideias, que Locke acreditava que experimentamos o mundo
físico indiretamente.
“Se desejarmos compreender o essencial da Técnica, não devemos partir da técnica da era mecanicista
e ainda menos da enganadora noção segundo a qual é finalidade da técnica a concepção de utensílios e
máquinas”. In: SPENGLER, Oswald. O homem e a técnica. 2ed. Trad. João Botelho. Lisboa: Guimarães
Editores, 1993, p.39
Analise as proposições abaixo.
I. Para Spengler, a técnica é um fenômeno estritamente humano.
II. Conforme o filósofo Martin Heidegger, a técnica de máquinas até agora é o fenômeno mais visível da
essência da técnica moderna, a qual é idêntica à essência da metafísica moderna.
III. Habermas e Marcuse partilham da mesma perspectiva em relação à técnica, pois ambos creem que a
superação da técnica está no âmbito do trabalho e das relações de produção.
IV. Para Heidegger, a técnica tradicional e a técnica moderna são formas de desencobrimento.
V. Para Ortega y Gasset, entre a pedra usada pelo homem primitivo e a máquina mais moderna há uma
diferença de qualidade, não de grau.
A negação da afirmação condicional “se Hannah viajar, Heidegger vai viajar” é:
O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze ) dias consecutivos. Sobre o valor devido ao segurado, marque a alternativa correta:
Com relação a NR-20, segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis , marque a alternativa correta:
De acordo com a Norma Regulamentadora 17, Ergonomia, sobre o mobiliário dos postos de trabalho leia as
afirmações:
I. Os assentos devem ter altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
II. Os assentos devem possuir características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
III. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do
trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés.
IV. Os assentos não necessitam ter borda frontal arredondada.
Marque a alternativa correta:
De acordo a NR-31, Segurança e Saúde no trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, a CPRR, Comissão Permanente Regional Rural, terá a seguinte composição paritária mínima de:
Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb. O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá:
De acordo com a NR 17, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto. Marque a opção que não está de acordo com a norma.
A NR 07 exige a realização de exames médicos periódicos de acordo com os intervalos mínimos de tempo devidamente discriminados. Marque a opção que está de acordo com a citada Norma.
Marque a opção que não esta de acordo com a NR 12, sabendo que os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos da Norma, para a prevenção de acidentes e doenças. A capacitação deve atender aos seguintes requisitos, exceto:
Considerando la frase “El padre le daba una beca todos los meses, por ello no padecía laceria”, define la palabra destacada como: