Leia o texto abaixo e responda à questão.
O elemento de coesão destacado na oração “E, depois de muitos estudos acerca desse tema [...]” (§ 1) tem valor:
Leia o texto a seguir, para responder à questão.
No último parágrafo, o autor sugere que, assim que foi criticado pela professora, corrigiu o erro. Em que alternativa tem-se a reescrita correta da frase em que ele cometeu o erro?
No trabalho efetivo com textos, pode o professor:
Assinale a alternativa que aponta, respectivamente, o significado literário, que o autor, Eugênio de Andrade, atribui às palavras destacadas no texto.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
“E o bom cronista é aquele que consegue o melhor equilíbrio entre esses elementos tão diferentes, entrelaçando-OS e alternando-OS com harmonia.” § Nesse trecho, os dois pronomes destacados substituem o mesmo termo.Aponte-o.
“Nem todos entendem, MAS a língua que se falava antigamente era tranchã, era não?” (§1), a palavra destacada poderia ser substituída, tanto na linguagem escrita quanto na oral, sem prejuízo para o sentido original do texto por:
O gráfico a seguir representa as notas de 24 alunos.

O número de alunos com notas maiores ou iguais a 8,0 é:
Observe a malha quadriculada a seguir, onde cada quadradinho tem 5 cm de lado.

De acordo com a figura acima, deslocando-se sobre as linhas, somente da esquerda para a direita e de baixo para cima, pode-se afirmar que:
Aludido ao trecho acima o procedimento fundamental do letramento é partir do(a):
Segundo o art. 56 da Lei nº 8.069/1990, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar quando houver a incidência de:
De acordo com § 1º do Inciso VII do art. 208 da Constituição Brasileira, o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Assinale a alternativa correta com relação ao texto.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “Hoje sou mais REFLEXIVA [...]” § , o termo destacado funciona, sintaticamente, como:
Marque a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase abaixo.
Frente ___ frente com os colegas, o professor explicou ___ situação e retirou ___ sua candidatura ___ presidência da associação de docentes.
No período “O projeto obteve tanto sucesso, QUE os alunos foram convidados a apresentá-lo no exterior.”, a conjunção subordinativa destacada exprime ideia de:
Observe a foto abaixo e responda a qual tipo de fenômeno social ela corresponde.

Observe a foto abaixo e responda a qual tipo de fenômeno social ela corresponde.
No começo de sua história, a Sociologia era de corte fundamentalmente positivista e evolucionista. Uma das ideias defendidas por essa Sociologia inicial era a de que:
Ao longo das últimas décadas, o mundo do trabalho vem passando por amplas mudanças, como observam estudiosos do assunto. Estes apontam, basicamente, as mesmas mudanças, embora não haja consenso quanto ao seu significado exato. Uma delas é:
As abordagens teóricas sobre a globalização são relativamente recentes. Não obstante, o fenômeno é entendido por seus estudiosos de diferentes maneiras. Acerca das teorias da globalização, é correto afirmar que:
Ao longo da história do pensamento político e social moderno, a expressão sociedade civil recebeu diferentes significados. É correto afirmar que a sociedade civil:
No debate atual, a expressão “sociedade civil” é frequentemente usada para designar o que não diz respeito ao Estado ou está fora deste. Um dos principais estudiosos da sociedade civil contemporânea é o sociólogo Jüger Habermas. Sobre esse autor é correto dizer que:
As teorias sobre os movimentos sociais se inscrevem sob diferentes rubricas. São elas: o neomarxismo, o estrutural-funcionalismo, o interacionismo simbólico, a teoria da mobilização de recursos e a sociologia da ação. É correto afirmar que os movimentos sociais:
A desigualdade econômica global se refere especialmente às diferenças de renda entre os países. É correto afirmar que:
Nos anos 1990, os sociólogos passaram a se interessar mais por novos temas relacionados à violência, como a violência conjugal, geralmente praticada pelos homens contra suas esposas. É correto afirmar que essa forma de violência:
Introduzida no currículo de Ensino Médio, com base na Lei nº 9.394/1996, a Sociologia vem contribuindo para a formação e desenvolvimento de jovens alunos. Acerca do ensino da Sociologia nas escolas secundárias, e de acordo com as “Orientações Curriculares para o Ensino Médio”, É INCORRETO afirmar que:
Lee el texto que sigue y contesta a la cuestione.
La forma verbal CONTRIBUYEN (§ 2), se conjuga en presente de indicativo siguiendo la misma irregularidad de:
Lee el texto que sigue. Con base en su tema y contenido, contesta a la s cuestione.
“La persona que comete errores ortográficos en las redes sociales es porque nunca LA ha aprendido” (§ 3). La partícula en destaque se refiere a la:
Tras leer el texto que sigue, contesta a la cuestione.
El seguimiento y la evaluación son herramientas necesarias, pues:
Tras leer el texto que sigue, contesta a la cuestione.
La retroalimentación le permite al estudiante:
Tras leer el texto contesta a la cuestione.
La expresión ¡HOMBRE! expresa: