Ao período Pré-Socrático pertencem os primeiros físicos de que temos informação. Este grupo se
subdivide entre físicos pluralistas e físicos ecléticos, conforme se estruturam seus argumentos.
Analise os itens abaixo e identifique os argumentos que jamais poderiam ter sido ditos por algum
destes físicos pré-socráticos.
I. Segundo Empédocles, assim como para Parmênides, são impossíveis o nascer e o perecer, entendidos
como um proceder do nada e um ir para o nada, porque o ser é, e o não-ser não é. O que os homens
denominam de nascimento e morte não são mais que misturas e dissoluções de quatro substâncias (água, ar,
terra e fogo), que permanecem eternamente iguais e indestrutíveis. A novidade de Empédocles consiste em
haver proclamado a inalterabilidade quantitativa e a “intransformabilidade” destas quatro realidades.
II. O filósofo atomista Carnéades afirmava a impossibilidade do não-ser e reitera que o nascer não é mais do
que um “agregar-se das coisas que são”, e o morrer, um “desagregar-se das mesmas” ou, melhor dito, um
“separar-se” das coisas.
III. Como é sabido, os filósofos atomistas afirmam que, ao faltar um critério geral e absoluto de verdade,
desaparece também toda possibilidade de achar uma verdade particular. No entanto, não por isso, desaparece
também a necessidade da ação. Precisamente para resolver o problema da vida, Leucipo e Demócrito propõem
a famosa doutrina do provável.
IV. Anaxágoras se declara totalmente de acordo com a impossibilidade de que exista o não ser e que, portanto,
nascer e morrer constituem acontecimentos reais: “Os gregos, no entanto, consideravam corretamente o nascer
e o morrer: efetivamente, nenhuma coisa produz um processo de composição e de divisão: assim, para falar
corretamente, haveria de se chamar ‘compor-se’ ao nascer, e ‘dividir-se’ ao morrer”.
V. Anaxágoras afirma que água, terra, ar e fogo não estão em condição de explicar as inúmeras qualidades que
se manifestam nos fenômenos. Para ele, existem sementes ou elementos dos quais procedem as coisas, elas
devem ser tantas como as inumeráveis quantidades de coisas: sementes que possuam formas, cores e gostos
de todas as classes, isto é, infinitamente diversas.