Um dos principais fi lósofos do Empirismo do período clássico
foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica:
A virtude é defi nida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo
que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a
sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir
conforme a natureza, isto é, de acordo com:
Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão
do sujeito é necessariamente:
Hanna Arendt, em seu livro O que é Política?, afirma que o
pensamento político baseia-se em essência:
Em plena Atenas Clássica, durante o século V a. C. e seus arredores, mesmo com a assistência do Conselho permanente, o povo (cidadãos plenos e livres de Atenas) só podia fazer cumprir as suas vontades confi ando uma parte de sua soberania a certos Magistrados. As Magistraturas podem ser descritas corretamente nos seguintes termos:
Conhecida como Constituição Cidadã, a Carta Constitucional Brasileira de 1988 caracterizou-se por dar ênfase aos chamados Direitos Civis, embora muito do que foi determinado por lei não tenha sido plenamente cumprido devido à morosidade da Justiça e à inefi ciência da ação dos aparelhos de Estado responsáveis pelo cumprimento das leis. Entre os Direitos Civis constitucionais estabelecidos pioneiramente em 1988, encontra-se:
A Argentina, com o acúmulo de divisas ocorrido durante a II Guerra Mundial, quando sua produção agrícola oferece alimentos necessários para uma combalida Europa, deixa de ser devedora no mercado mundial e adquire o status de credora. É neste clima geral de otimismo nacional que surge a fi gura de Perón e tem origem o peronismo ou justicialismo, que irá marcar permanentemente a história política dos argentinos. Em linhas gerais, pode-se caracterizar o Peronismo, quando do seu nascimento, da seguinte forma:
Pioneira na Revolução Industrial, a Grã-Bretanha vê-se, já no início da década de 1890, ultrapassada na produção de aço pelos EUA e pela Alemanha. Com o surgimento de novas potênciais industriais, os britânicos vão paulatinamente perdendo o título de "oficina do mundo". Entretanto, paradoxalmente, a eclosão de novos players no jogo industrial e a diminuição do poder de competição britânico no setor fortaleciam setores, como o fi nanceiro e o comercial, nos quais a Grã-Bretanha continuava a gozar de vantagens competitivas adquiridas graças ao pioneirismo e a suas influências de maior nação imperialista em esfera mundial. Este quadro, porém, viria a mudar. O momento da história contemporânea em que a Grã-Bretanha deixou de ser a maior nação credora do mundo foi:
A despeito de suas origens políticas mais remotas, o Absolutismo encontrou um enorme crescimento e expressividade de suas justifi cativas teóricas nos séculos XVI e XVII. Dentre elas, aquela que, no livro Leviatã, argumenta que os humanos viviam inicialmente em “estado natural”, no qual deviam obediência somente aos seus interesses individuais, tornando os seres humanos frequentes vítimas de violência, invasões e outros danos uns contra os outros. Para evitar tais transtornos, foi, então, adotado um “contrato social”, no qual os homens renunciam a todos os direitos em favor da autoridade sem limites de um monarca absoluto. Um tirano que impede a tirania de todos os outros tiranos e evita o estado de guerra de todos contra todos. A obra e as ideias expressas acima podem ser associadas à obra do seguinte autor clássico na Teoria Política Moderna:
Carvalho (1993) destaca a presença constante e notória dos positivistas ortodoxos, como Miguel Lemos e Teixeira Mendes, como ávidos manipuladores do imaginário popular da nascente República do Brasil, estando intensamente envolvidos em todas as batalhas simbólicas pelos símbolos pátrios da República. Ao salientar os diferentes aspectos do pensamento de Comte, em diferentes fases, Carvalho defi ne o viés ideológico dos positivistas ortodoxos brasileiros nos seguintes termos:
Questions 21 through 35 address existing theories of English teaching.
Read them and mark the correct alternative.
The conceptual difference between “method” and “approach”
is an interesting point to start discussing English language teaching.
According to Richards and Rogers (2001), in “Approaches and
Methods in Language Teaching”, “method” and “approach” can be
translated into the two following phrases, respectively:
Questions 21 through 35 address existing theories of English teaching.
Read them and mark the correct alternative.
In language teaching studies, some attempts of modeling the reading process have been made. The approach to reading that is generally accepted today is:
Questions 21 through 35 address existing theories of English teaching.
Read them and mark the correct alternative.
“Scaffolding” (Nuttall, 1996, p.36) is a process that “focus on enabling students to develop”. In “Teaching Reading Skills in a Foreign Language”, Nuttall suggests some steps to promote this process. The alternative that presents one of these steps is:
According to the text, the only reason that fails to justify teachers leaving the toughest schools is that they:
This text shows several examples of multiple parallel clausal structures. One example particularly shows the repetition of subordinate clauses to describe the preceding noun phrase, producing a certain dramatic effect. The example is:
Questions 46 through 50 present some problems English learners
usually have. Mark the correct alternative for each question.
Consider the following noun phrase: ‘the only navigable river’.
Suppose a student asks you if there is a difference in meaning if
‘navigable’ is placed after ‘river’. The alternative with the correct
answer and comment is:
Individuare tra le alternative proposte quella che contiene
un'inesattezza rispetto al testo I:
Le espressioni “fra di sé e sé" (r. 16) e “lì per lì" (r. 30) possono
essere sostituite, senza modifi che semantiche, da:
Secondo la tipologia del discorso, si può riconoscere nel
passo: “Pronto, disse Pereira, qui è il "Lisboa". E la voce disse:
sì?" (r. 19-20), una struttura di:
La parola in neretto nel costrutto : “Se mi mettevo a pensare
a queste cose non la fi nivo più ..." (r. 1), viene sostituita senza
cambiare il senso della frase, da:
L'approccio possibile, per quanto riguarda l'insegnamento
ad adulti, è quello andragogico. In base a questa assertiva di P.
Balboni, la risposta inadequata è:
“ Carmen Sans, la meritoria …” (l. 1). La palabra destacada, en el texto, hace referencia a:
En “se formaba un silencio afi lado de carraspeos que desazonaba albohemio” (l. 17–18), entendemos que el bohemio:
La palabra “eslabón” en “último eslabón en una cadena” (l. 28–29), en el texto, signifi ca:
En “tenía la nariz respingona,” (l. 33), el adjetivo quiere decir que tenía la nariz:
Tanto el conector discursivo adverbial “aun así“ (l. 18), como la locución preposicional “pese a“ (l. 19), tienen sentido:
La conjunción adversativa “sino” en la siguiente oración, “Hay parejas que presumen no sólo de no tener secretos, sino de aceptar…” (l. 58–59), denota, en el texto:
Em termos da metodologia das ciências sociais, a proposição de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é analisá-los como: