Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) tem por objetivo estruturar a informação a partir de elementos de descrição comuns, buscando interferir o mínimo possível na forma final em que as descrições são apresentadas. Levando em consideração a estrutura e o uso da NOBRADE no que se refere ao registro das áreas, assinale a alternativa correta.

O país onde foi criado o Arquivo Nacional, em 1789, como Arquivo da Assembleia Nacional, sendo considerado o primeiro momento significativo na trajetória dos arquivos e da arquivologia:

Com relação à terminologia arquivística, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes definições: ( ) Jaqueta: invólucro de plástico ou material similar, contendo um ou mais bolsos, nos quais se inserem microformas. ( ) Guia-fora: indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária. ( ) Pergaminho: suporte para escrita obtido de pele de animal, por impregnação em cal, desbaste, estiramento e polimento. ( ) Documento ostensivo: documento que, pela natureza de seu conteúdo, sofre restrição de acesso. ( ) Fita magnética: suporte circular plano onde são gravados sons. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

De acordo com a Lei 8.662/93, assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior.

O período pós-segunda guerra mundial é marcado no campo econômico pela expansão da demanda efetiva de consumo, elevação das taxas de juros e consolidação do processo de internacionalização do capital, processo influenciado pelo binômio keynesianismo-fordismo. No âmbito da proteção social, o conjunto de medidas de políticas públicas implementadas na Alemanha, Inglaterra e França que inspiraram os modelos de proteção social subsequentes teve uma denominação específica. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta a essa definição.

A importância do fundo público para o capitalismo contemporâneo está diretamente associada à reprodução do capital e da força de trabalho. Segundo Alencar Filho e Salvador (2015), essa relação pode ser evidenciada de diferentes maneiras. A respeito do Fundo Público, considere as seguintes afirmativas: 1.Transfere recursos sob a forma de transferência de rendas, juros e amortização de dívidas de longo prazo, para a classe dos trabalhadores. 2.Viabiliza a reprodução da força de trabalho, por meio de salários indiretos, reduzindo o custo dos detentores do capital na sua aquisição. 3.Converte-se em investimento capitalista por meio de subsídios, de desonerações tributárias, por incentivos fiscais e pela redução da base tributária da renda do capital. 4.Assegura recursos orçamentários para investimentos em pesquisa de interesse público, políticas de educação, saúde, habitação, previdência e assistência social de caráter universal. Assinale a alternativa correta.

O Serviço Social foi instituído na Previdência Social em 1944 e historicamente se consolida nesse espaço institucional como uma profissão comprometida com o atendimento de qualidade e defesa de direitos dos usuários. Muitas foram as mudanças implementadas no exercício profissional pela auto-organização dos assistentes sociais. Nas últimas décadas, segundo Prado e Duarte (2015), a gestão do INSS, “com o objetivo de diminuir os gastos públicos para favorecer cada vez mais o capital, provocou a alteração dos processos de trabalho, os quais se tornaram cada vez mais padronizados e controlados”. Apesar dessa conjuntura, os profissionais avançaram pela adoção do referencial teórico-metodológico crítico do Serviço Social. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um efeito desse avanço.

Em relação ao Ato Administrativo, é INCORRETO afirmar:

Em relação à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que dispõe sobre as normas de finanças públicas, assinale a alternativa correta.

Em relação aos princípios da seguridade social, assegurados em Lei, é correto afirmar:

Em relação à discriminação das despesas, conforme a Lei 4.320, de 1964, assinale a alternativa INCORRETA.

Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente.

Na prestação da assistência em enfermagem, o profissional deve buscar proporcionar qualidade de vida à pessoa e a sua família, inclusive no processo de luto, em caso de morte.

Com referência à atuação da equipe de enfermagem em centro cirúrgico, julgue o item que se segue.

Constitui material cirúrgico todo o conjunto de objetos, instrumentos e equipamentos que sejam utilizados para a execução de determinado procedimento cirúrgico e que entrem em contato direto ou indireto com a região operada.

Com referência à atuação da equipe de enfermagem em centro cirúrgico, julgue o item que se segue.

O objetivo do manejo de enfermagem para o paciente em unidade de recuperação pós-anestésica restringe-se, basicamente, à avaliação da função renal.

Julgue o item a seguir, referente a infecção hospitalar.

O programa de controle de infecção hospitalar compreende um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de reduzir ao máximo possível a incidência de infecções hospitalares.

Acerca da atuação de medicamentos no organismo humano, julgue o item seguinte.

Medicamentos anti-histamínicos têm a função de reduzir ou eliminar os efeitos da histamina, que é um mediador químico secretado pelo corpo especialmente nos casos de reação alérgica.

Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.

A absorção de determinados medicamentos é mais rápida pela via subcutânea que pela via intramuscular.

Segundo Martins (2007), um projeto visa a “criação de um produto ou execução de um serviço específico, temporário, não repetitivo e que envolve um certo grau de incerteza na realização". Na engenharia de software, o gerenciamento de projetos é essencial (SOMMERVILLE, 2011). O planejamento é uma das atividades realizadas pelo gerente de projetos. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:

1.A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é uma das técnicas que o gerente de projetos pode utilizar para subdividir o trabalho do projeto em partes menores, que podem ser gerenciadas com mais facilidade.

2.Riscos devem ser planejados, identificando-se sua probabilidade de ocorrência e gravidade caso ocorram. Desenvolvem-se, também, estratégias de prevenção, minimização e/ou planos de contingência.

3.Em processos tradicionais, semelhantemente aos processos ágeis, é realizado um cronograma global no início do projeto e as fases são planejadas de forma iterativa ao longo do projeto.

4.O RUP (Rational Unified Process) recomenda que um projeto de software tenha um plano de fase, global, produzido na fase de concepção, e vários planos de iterações, mais refinados, que utilizam técnicas como o Gráfico de Gantt para definir tarefas e sua distribuição aos indivíduos e equipes.

Assinale a alternativa correta.

Considere o Diagrama de Classes fornecido na figura abaixo:

Com base nesse diagrama, assinale a alternativa correta.

Em PHP 5, construtores são invocados a cada objeto recém-criado e, por isso, são usados para qualquer tipo de inicialização. Considere o trecho de código PHP 5 a seguir:

Qual deve ser o comando usado na lacuna apresentada, para que, ao se instanciar um objeto de PessoaFisica, o construtor de Pessoa também seja chamado?

Considere a seguinte página HTML contendo um trecho de código em JavaScript:

Qual comando deve preencher a lacuna indicada para que o parágrafo tenha seu texto alterado?

Lúcia, técnica de enfermagem, foi chamada pelo acompanhante de André, um paciente com sessenta e três anos de idade, internado havia dois dias por conta de uma pneumonia. Ao chegar ao quarto de André, Lúcia percebeu que ele parecia não respirar.

Com respeito a esse caso clínico, julgue o próximo item.

Lúcia deverá checar, imediatamente, a responsividade de André, comprimindo um dos dedos dele para verificar se ele responde ao estímulo doloroso.

Acerca do controle das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cujas incidências têm tornado esse controle uma prioridade para os órgãos de vigilância epidemiológica brasileiros, julgue o item subsequente.

Quando forem indicados para a confirmação diagnóstica de DST, os exames laboratoriais deverão ser agendados para sete dias após a primeira consulta, com o objetivo de minimizar as chances de resultados falsos-negativos decorrentes de possíveis janelas imunológicas.

Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.

O Ministério da Saúde recomenda que a consulta de rastreamento para população-alvo de DM seja realizada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem da unidade básica de saúde, devendo os casos suspeitos ser encaminhados ao médico, em momento posterior, para confirmação ou não do diagnóstico.

Tendo em vista que o Conselho Federal de Enfermagem publicou recentemente o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem por meio da Resolução COFEN n.º 564/2017, julgue o item a seguir à luz das prescrições dessa nova norma.

É dever do técnico de enfermagem manter sigilo sobre fato de que tenha tido conhecimento em razão da atividade profissional, exceto se o fato for de conhecimento público.

Recentemente, foi detectado aumento significativo de casos de LER/DORT em um setor de determinado hospital, em comparação com os dez anos anteriores. Por conta disso, a direção desse hospital contratou um especialista para avaliar as condições ergonômicas de trabalho nesse setor e propor melhorias.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Caso sejam utilizados os instrumentos e as técnicas da análise ergonômica do trabalho, deverão ser considerados as regulações, as restrições e os limites implícitos ou explícitos impostos pelos próprios trabalhadores desse setor.

“Os defensores da parte geral veem mais vantagens que desvantagens nessa opção. A parte geral cumpre função importante na integração do direito civil, conferindo unidade sistemática ao Código. Também serve como direito subsidiário para os vários ramos do direito privado, por exemplo, no que concerne à capacidade negocial das pessoas e ao seu domicílio” (LÔBO, Paulo. Direito Civil: Parte Geral. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 44). Acerca do domicílio, assinale a alternativa correta.

Acerca do regime de competências legislativas concorrentes entre a União e os Estados, considere as afirmativas abaixo:

1.A competência concorrente para legislar sobre previdência social não afasta a necessidade de tratamento uniforme das exceções às regras de aposentadoria dos servidores públicos, sendo necessária a atuação normativa da União para a edição de norma regulamentadora de caráter nacional.

2.Em sua competência para estabelecer normas gerais sobre matéria previdenciária, a União pode atribuir ao Ministério da Previdência e Assistência Social atividades administrativas em órgãos da previdência social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e estabelecer sanções para a hipótese de descumprimento das normas constantes na norma geral federal.

3.De acordo com o art. 24 da Constituição, a União Federal não dispõe de poderes ilimitados que lhe permitam transpor o âmbito das normas gerais, para, assim, invadir, de modo inconstitucional, a esfera de competência normativa dos Estados-membros, os quais, em existindo normas gerais veiculadas em leis nacionais, não podem ultrapassar os limites da competência meramente suplementar, incidindo em vício de inconstitucionalidade.

4.Nas hipóteses de competência concorrente, a declaração de inconstitucionalidade pelo STF na ação direta pressupõe, para o específico efeito de examinar-se a ocorrência, ou não, de invasão de competência da União Federal, por parte de qualquer Estado-membro, o confronto prévio entre diplomas normativos de caráter infraconstitucional: a legislação nacional de princípios ou de normas gerais e as leis estaduais de aplicação e execução das diretrizes fixadas pela União Federal. Assinale a alternativa correta.

João Pedro, servidor público municipal, professor com jornada de 20 (vinte) horas semanais, tendo ingressado no cargo público no ano de 2006, vindo da iniciativa privada, e exercido, no último ano de serviço, cargo em comissão na Secretaria de Educação do mesmo município em que é professor, recebeu, em seu último contracheque antes da passagem voluntária para a inatividade, ocorrida em maio de 2018, as seguintes verbas: i) vencimento básico, ii) adicional por tempo de serviço, iii) indenização por transporte e iv) acréscimo de 20% do valor correspondente ao cargo em comissão. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A respeito do cumprimento de sentença e da execução, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282