O exame das pupilas consiste em avaliar diâmetro e fotorreatividade. Essa é uma ferramenta importante para detectar assimetrias que também indicam alterações neurológicas.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pupilas midriáticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.
( ) Pupilas isocóricas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se contraídas.
( ) Pupilas mióticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.
( ) Pupilas anisocóricas: pupilas de tamanhos diferentes, deve-se identificar qual é maior e qual é a menor.
Assinale a sequência correta.
Considerando as condutas a serem adotadas pelo enfermeiro em relação ao tratamento e prevenção de feridas, assinale a alternativa correta.
Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é incorreto afirmar:
De acordo com as tendências pedagógicas na prática escolar abordadas por Luckesi (1994), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A pedagogia liberal, na tendência tradicional,é caracterizada pela ênfase no ensino humanístico, de cultura geral, em que a educação do aluno é voltada para que ele alcance sua plena realização como pessoa, pelo próprio esforço.
( ) Para a tendência liberal renovada progressiva, educação é subordinada à sociedade, e tem como interesse imediato produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
( ) A tendência liberal tecnicista prioriza o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais, sendo a educação considerada a vida presente, parte da própria experiência humana.
( ) As tendências libertadora e libertária da pedagogia progressista possuem, em comum, características como o antiautoritarismo, a ideia de autogestão pedagógica e, como base da relação educativa, o reconhecimento do valor da experiência vivida.
Assinale a sequência correta.
Os centros de referência de assistência social (CRAS) são ponto focal de acesso e promoção de direitos socioassistenciais. Analise os seguintes direitos.
É(são) direito(s) assegurado(s) à(s) família(s) usuária(s) dos serviços do CRAS
Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, medidas protetivas de urgência, inclusive proibindo determinadas condutas ao agressor, entre as quais excetua-se:
Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.
Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.
Sobre os modelos de psicoterapia, assinale a alternativa correta.
Em seu texto Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional, a autora Maria Lúcia Martinelli afirma que o projeto ético-político que se tem hoje no âmbito do Serviço Social, cuja base de sustentação é a teoria social marxista, é uma construção coletiva.
Dessa construção não participaram os seguintes sujeitos:
No texto Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde, as autoras afirmam que os processos socioassistenciais correspondem ao conjunto de ações profissionais
desenvolvidas no âmbito da ação direta com os usuários nos diferentes níveis de complexidade nos serviços de saúde, a partir de demandas singulares.
Sobre os processos socioassistenciais, considere as seguintes ações:
De acordo com as autoras, é(são) ação(ões) profissional(is) correspondente(s) aos processos socioassistenciais
Saúde – desafios de integração e convergência
A despeito dos imensos desafios, nas últimas décadas, o Brasil constituiu uma realidade de promoção e atenção à saúde ímpar no mundo e inédita em nossa História. A Constituição de 1988 estabeleceu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e concomitantemente os setores privados, com e sem fins lucrativos, se expandiram.
Os 30 anos do SUS, recém-completados, sugerem uma reflexão. Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional. Citando o professor Eugenio Vilaça, “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”.
O SUS atende 207 milhões de brasileiros. Os serviços vão desde vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, passando por vacinação, transplantes, assistência farmacêutica de alto custo, até programas de combate à Aids e à Hepatite C, entre outros.
Integrado ao sistema filantrópico, o SUS avançou e fez história, apesar de todas as questões que enfrentamos. Seja por sua jornada ainda curta, seja por problemas organizacionais crônicos – especialmente o subfinanciamento da União, além das ineficiências pela estrutura e pela governança fragmentadas,
indicadas em estudo do Banco Mundial –, o SUS apresenta muitos desafios a superar, como o excesso de judicialização, que mina orçamentos e desorganiza planejamentos. Mas não consigo vislumbrar o futuro do Brasil sem esse sistema de saúde.
Também não consigo enxergar o horizonte sem o incremento da integração com os setores privados, tanto os sem fins lucrativos (filantrópicos) quanto os com fins lucrativos (hospitais, clínicas, serviços de diagnóstico, médicos e outros profissionais da saúde). [...]
Como dissemos, a parceria filantrópica foi essencial à consolidação do SUS, conexão que se incrementou com a possibilidade de contratos de gestão com organizações sociais (OSs), a partir de 1998. Em 1999 criou-se a alternativa de ação com as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). Em 2004 foram regulamentadas as parcerias público-privadas (PPPs), que permitem buscar financiamento particular para projetos de interesse público, incluindo a saúde.
[...]
Integração, cooperação, diálogo e intercâmbio entre os mundos público, privado e não governamental são caminhos já comprovadamente bem-sucedidos. Tendo como foco o cidadão e como norte o fortalecimento do SUS e o estímulo à integração desses universos, é preciso pautar discussões e ações acerca do financiamento e regulação do setor; políticas públicas; marco produtivo de desenvolvimento econômico; modelos de gestão, remuneração, organização e assistência; além de recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e tecnologias.
Considerando a mudança no quadro epidemiológico, com a predominância de doenças crônicas, que demandam atenção permanente, sobre doenças agudas, e se quisermos avançar para um sistema brasileiro de saúde inclusivo e qualificado, ético e economicamente sustentável, não há que se desviar
dessa rota colaborativa, mas, sim, investir talento e esforço político para incrementar o intercâmbio de experiências de excelência que o Brasil construiu nos últimos 30 anos, como as inovações em gestão nos setores não governamentais e a estruturação da atenção primária no sistema público. Desafio é
o que não falta, mas caminhos já temos. É só avançar na caminhada da cooperação.
(Paulo Hartung. O Estado de S. Paulo, 07/05/2019. Adaptado.)
No 2º parágrafo do texto, o autor utiliza como recurso de linguagem a citação “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”. Considerando a estrutura textual apresentada, pode-se afirmar acerca de tal recurso que:
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo. Como gestora do Sinan, cabe à União:
A mucosite oral é uma das complicações do tratamento do paciente com câncer e que resulta em dor intensa com prejuízo na alimentação e na comunicação verbal. Esta complicação é o resultado de uma série de reações inflamatórias nas células epiteliais e subepiteliais da mucosa oral, sendo correto afirmar
que:
A hemodiálise é o processo de filtração do sangue, que consiste em extrair as substâncias nitrogenadas tóxicas e remover o excesso de água. Para isso, o sangue é desviado do paciente para um dialisador, no qual é “limpo” e, em seguida, é devolvido ao paciente. Nesse procedimento dialítico, o excesso de água é removido do sangue através do processo de:
O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo. Atinge proporções epidêmicas, com estimativa de 415 milhões de portadores de DM mundialmente. A hiperglicemia persistente
está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade. A classificação do DM tem sido baseada em sua etiologia. Os fatores causais dos principais tipos de DM – genéticos, biológicos e ambientais – ainda não são
completamente conhecidos.
(Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf. Acesso em: 04/02/2020.)
Em relação ao assunto proposto no trecho anterior e com base nos conhecimentos sobre as teorias de enfermagem, responda à questão.
Doenças coronarianas, cerebrovasculares, vasculares periféricas, infecções, amputações de membros inferiores e demais situações de estresse metabólico predispõem ao aparecimento da hiperglicemia hospitalar definida como uma elevação glicêmica identificada em pacientes diabéticos que apresentam descompensação glicêmica no momento da internação, os que não sabiam ser diabéticos e recebem o diagnóstico neste momento, os que sabidamente têm níveis de glicemia normais; porém, apresentam hiperglicemia no momento da internação. Por isso, recomenda-se que em todos os pacientes hospitalizados seja realizado pelo menos um teste de glicemia admissional. A hiperglicemia hospitalar é definida por valores de glicemia maiores que:
Pacientes hospitalizados, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva, são constantemente avaliados quanto ao estado ácido-base do sangue, pois, além de fornecer dados de desvios do equilíbrio ácido-básico, fornecem também dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. Para manter o pH do sangue em níveis normais (entre 7,35 e 7,45), o organismo lança mão de mecanismos compensatórios que podem ocorrer instantaneamente, em minutos e em horas ou dias. O mecanismo que ocorre instantaneamente à alteração ácido-básico constituindo, assim, a primeira linha de defesa para variações do pH corresponde à(ao):
A ausculta cardíaca faz parte do exame físico do coração, sendo uma importante fonte de informação para o seu estudo clínico. Através dela é possível detectar as bulhas cardíacas, ritmo e frequência, cliques ou estalidos, sopros, ruídos de pericardite e atrito pericárdico. Dentre os principais focos de
ausculta cardíaca está o foco aórtico que se localiza no:
A Norma Regulamentadora 32 “estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde”.
(Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/nr-32-normaregulamentadora-no-32/ Acesso em: 05/02/2020.)
Esta norma se aplica:
Os economistas, de acordo com o texto, formam um grupo de indivíduos:
“Compreende uma área geográfica de tamanho variável que comporta populações com características epidemiológicas e sociais e necessidades, assim como os recursos de saúde para atendê-la.” Trata-se de:
A penicilina cristalina é um antibiótico de amplo espectro. Para obter uma solução contendo 10 ml após a reconstituição do medicamento na apresentação com 10.000.000 UI, qual deve ser o volume de água destilada em ml a ser utilizado?
As informações contextualizam a questão. Leia-as atentamente.
“A hepatite B é uma doença viral para a qual não existe tratamento eficaz. O vírus causador da doença (HVB) atinge, preferencialmente, as células do fígado, causando um processo inflamatório crônico e estão presentes no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. Como o vírus atinge altas concentrações nas secreções sexuais é considerada uma doença sexualmente transmissível.”
O Programa Nacional de Imunização recomenda que seja administrada uma dose da vacina contra a hepatite B ao nascer, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. Caso a vacina não seja administrada no prazo citado, a dose, após o nascimento, poderá ser aplicada até:
Os antibióticos são substâncias químicas capazes de inibir ou destruir as bactérias, podendo ser de amplo ou pequeno espectro. Os antibióticos de amplo espectro, nas doses terapêuticas, são aqueles que:
Náuseas e vômitos são alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia. Por isso, é necessário que a enfermagem forneça as orientações adequadas ao paciente submetido a esse tratamento para a sua melhora. Considerando a ingestão de alimentos e bebidas, todas as orientações ao paciente estão corretas, EXCETO:
Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) Traz intrinsicamente a ideia de risco.
( ) Implica em sofrimento intenso do paciente.
( ) Traz certeza de perigo à integridade do indivíduo.
( ) Deve receber atenção médica imediata por envolver perigo de morte.
A sequência está correta em
No SUS, o cuidado com a saúde está ordenado em níveis de atenção, que são a básica (ou primária), a de média complexidade e a de alta complexidade. Essa estruturação visa à melhor programação e planejamento das ações e serviços do sistema.
(Ministério da Saúde, 2009.)
Fazem parte do rol de procedimentos de média complexidade, EXCETO:
As formas ortográficas das palavras que preenchem corretamente os espaços vazios 1 (l. 20) e 2 (l. 30) do TEXTO I, respectivamente, são
Assinale a alternativa em que a análise morfológica do vocábulo sublinhado está correta.
Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é