Considerando as Resoluções n.º 67/2009, n.º 296/2019, n.º 325/2020 e n.º 395/2021 e a Recomendação n.º 144/2023, todas do CNJ, julgue o item a seguir, referentes às normas institucionais do CNJ.
Na política de gestão da inovação no âmbito do Poder Judiciário, o foco no usuário é previsto como o princípio da gestão de inovação que busca o fomento à acessibilidade e à inclusão.
Julgue o item subsequente de acordo com a Portaria n.º 56/2018 da Presidência do CNJ e as Resoluções n.º 240/2016, n.º 363/2021, n.º 400/2021 e n.º 454/2022 do CNJ.
A elaboração do plano de logística sustentável (PLS) cabe à unidade de sustentabilidade, em conjunto com as unidades gestoras responsáveis pela execução do PLS.
Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos organizacionais
Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais.
Com relação ao PCASP, analise os itens a seguir.
I. Formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, o PCASP permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
II. O PCASP é atualizado anualmente e publicado exclusivamente na Internet para uso obrigatório no exercício seguinte.
III. Adicionalmente, a STN disponibiliza o “PCASP Estendido”, de adoção facultativa, para os entes que precisem de uma referência para desenvolvimento de suas rotinas e sistemas.
Está correto o que se afirma em:
O recrutamento é o conjunto de ações destinadas a atrair candidatos qualificados capazes de ocupar cargos em uma organização, podendo ser interno ou externo.
Nesse sentido, relacione o tipo de recrutamento ao respectivo ponto forte.
1. Recrutamento Interno
2. Recrutamento Externo
( ) Renova a cultura organizacional.
( ) Probabilidade de melhor seleção.
( ) Aumenta o capital intelectual.
( ) Pouca mudança ambiental.
Assinale a opção que indica relação correta, na ordem apresentada:
A gestão de riscos e controle preventivo são considerados instrumentos de governança nas contratações públicas.
Acerca da competência desse instrumento, analise as afirmativas a seguir.
I. Intensifica ações voltadas para o fomento à inovação no mercado.
II. Modela o processo sancionatório decorrente das contratações públicas.
III. Racionaliza o trabalho administrativo ao longo do processo de contratação, suprimindo rotinas formais.
Está correto apenas o que se afirma em:
O Balanced Scorecard é uma ferramenta que busca equilibrar suas ações e balanceá-las sobre perspectivas que podem afetar o negócio da organização.
Da perspectiva dos processos internos, os objetivos estratégicos adotados pela organização são:
Julgue o item seguinte, referentes a direito administrativo.
Um dos critérios a ser observado no processo administrativo federal é a proibição de cobrança de quaisquer despesas processuais dos interessados.
Max Weber conceitua a burocracia como uma organização eficiente por excelência, constituindo-se de algumas características, como a:
De acordo com as Portarias n.º 104/2020 e n.º 351/2023 da Presidência do CNJ e as Instruções Normativas n.º 93/2023 e n.º 94/2023 do CNJ, julgue o item a seguir.
Indicadores de desempenho, metas, programas, projetos e ações são alguns dos componentes da estratégia do Planejamento Estratégico do CNJ.
A educação corporativa tem um escopo mais amplo e abrangente do que o treinamento. Ela se concentra no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, indo além das habilidades técnicas para promover o crescimento pessoal e profissional. Com o incremento das universidades corporativas, surge um novo “profissional”, fundamental para o êxito e os resultados dessas organizações: o diretor de aprendizagem, que traz consigo a função de líder educador.
Considere os quatro diferentes papéis que esse líder educador desempenha, apresentados a seguir.
I - Ser estudante dos negócios e conhecer a direção estratégica da empresa e como ela está posicionada no mercado global.
II - Esboçar uma visão de como adequar as operações de aprendizagem e de desenvolvimento para que elas formem um sistema unido por ações inter-relacionadas.
III - Ser o especialista em educação, moldando a visão de aprendizagem contínua, fixando metas grandiosas e até mesmo audaciosas para a organização.
IV - Criar parcerias com os gerentes internos, os clientes externos, os líderes sindicais e os reitores de instituições de educação superior e operar estrategicamente, formulando um plano empresarial e recomendando como implementá-lo.
Esse líder educador, quando desempenha os papéis descritos em I, II, III e IV, está atuando, respectivamente, como
Blau e Scott são importantes autores da abordagem estruturalista no campo da administração. Entre suas relevantes contribuições, eles apontam que as organizações convivem com dilemas, ou seja, “escolhas entre alternativas nas quais algum objetivo terá de ser sacrificado no interesse de um outro” (Chiavenato, 2014, p.305). Os dilemas estão na raiz dos processos de mudança gerados na organização, pois a mudança ocorre sempre que novas situações e problemas emergem e novas soluções precisam ser criadas.
Um dos dilemas básicos na organização é o existente entre disciplina burocrática e especialização profissional. Sobre esse dilema, é correto afirmar que:
No planejamento estratégico em organizações, a formulação de estratégias em nível de negócio refere-se à definição de como a unidade de negócio “deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes” (Sobral e Peci, 2013, p.224). Nesse sentido, o modelo das cinco forças de Porter propõe três estratégias competitivas: liderança em custos, diferenciação e foco.
Sobre a estratégia de liderança em custos, é correto afirmar que:
O controle estatístico da qualidade na indústria, visando eficiência, produtividade e vendas, ganhou destaque durante a Segunda Guerra Mundial graças ao trabalho de W. E. Deming. Após o conflito, Deming foi convidado pelo general Douglas MacArthur para ajudar na reconstrução da indústria japonesa, promovendo a disseminação de técnicas que beneficiaram tanto os Estados Unidos quanto o Japão.
Um seguidor de Deming, o engenheiro japonês Kaoru Ishikawa, desenvolveu um método para resolver até 95% dos problemas de qualidade em qualquer organização. O método, baseado na cultura japonesa, está associado às sete armas utilizadas pelos samurais, destacando a importância da competitividade e da sobrevivência empresarial.
Assinale a opção que apresenta o método desenvolvido por Ishikawa.
Uma determinada organização pública promoveu na última década a digitalização de seus processos de prestação de serviço. Para garantir seu sucesso, há que se mensurar o desempenho no uso dos sistemas de informação, sendo importante diferenciar as métricas de eficiência das métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços, devido a novos formatos e requisitos de acessibilidade. Uma métrica de eficácia da plataforma de TI, considerando-se oacesso à informação, deve pautar-se em indicador de