Com base nas Resoluções n.º 40/2001, n.º 43/2001 e n.º 48/2007 do Senado Federal, julgue os itens que se seguem.
Entre as exigências para a prestação de garantia pela União está a apresentação de declaração do chefe do Poder Executivo quanto à existência de dotação na lei orçamentária para o ingresso de recursos, o aporte de contrapartidas, bem como os encargos decorrentes da operação e a existência de previsão no plano plurianual.
Os Sistemas Operacionais possuem papel crítico na oferta de aplicativos em um sistema computacionalpara usuários e organizações. Acerca desse assunto,
avalie as asserções a seguir.
Ao administrar o tempo e o espaço disponível para cada programa em execução, o Microsoft Windows caracteriza-se como exemplo de Sistema Operacional.
PORQUE
O Microsoft Windows possui um núcleo que isola o kernel e os recursos do sistema de forma eficiente e segura.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Não se sabe o dia da fundação de Olinda; sabe-se que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila. Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D. João III, o Foral, carta de doação que descrevia todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda.
Em relação a história da fundação de Olinda assinale a alternativa INCORRETA:
A Guerra dos Mascates foi uma revolta ocorrida no primeiro decênio do século XVIII, precisamente entre os anos de 1710 e 1711, no atual estado de
Pernambuco. Em relação aos fatores e desenvolvimento da chamada Guerra dos Mascates julgue as sentenças abaixo:
I- A Guerra dos Mascates foi uma revolta cujas causas são exclusivamente nacionais, com as relações estabelecidas entre os colonos latifundiários, os imigrantes portugueses e os invasores holandeses.
II- Como fator do desenvolvimento do conflito pode-se citar os senhores de engenho perdiam a sua hegemonia política e a região em que estavam – Olinda – perdia sua relativa importância no quadro da produção social da riqueza, os mascates, ou seja, os comerciantes, conquistaram um amplo espaço de autonomia política e econômica.
III- No ano de 1710 que os senhores de engenho de Olinda decidem invadir a cidade de Recife, dando início à guerra que terminaria um ano depois. Imediatamente os invasores conseguiram dominar a cidade, mas logo em seguida foram derrubados, provocando uma enorme instabilidade na região.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, estabelece a segurança pública como um direito fundamental, garantindo a todos os cidadãos a
proteção de sua vida, integridade física e patrimonial. Ela atribui ao Estado o dever de promover a segurança, por meio de políticas públicas, da atuação das forças policiais e do sistema de justiça criminal. Essa responsabilidade é compartilhada entre União, Estados e municípios, com cada ente federativo
contribuindo de acordo com suas competências e recursos. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que, nos termos do art. 144, da Constituição Federal, apresenta órgão que não compõe o sistema da segurança pública:
Constantino é empregado em uma indústria de fabricação de móveis.
O empregador ficou ciente de que o Ministério Público Estadual apresentou denúncia contra Constantino pela prática de fato típico,antijurídico e culpável, praticado durante uma assembleia de condomínio contra um morador do mesmo prédio.
A denúncia foi recebida pelo juiz criminal e o processo penal teve início. A sociedade empresária consulta você, como advogado(a), para saber que efeito jurídico essa situação terá no contrato de trabalho.
De acordo com a legislação em vigor, assinale a afirmativa que, corretamente, apresenta sua resposta.
Os sinais de trânsito são elementos de sinalização viária que se utilizam de placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminosos, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e pedestres. Conforme o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, é CORRETO afirmar que:
Analise as sentenças abaixo:
I- Deixar o condutor envolvido em sinistro com vítima de presta ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, é infração gravíssima, cuja penalidade é de multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir e que gera medida administrativa de recolhimento do documento de habilitação.
II- Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via é infração leve, cuja penalidade é de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo e que gera medida administrativa de recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.
III- Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é infração média, cuja penalidade é de multa.
Com base nas normas do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
As penalidades inerentes às infrações de trânsito observam os balizamentos normativos estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que indica CORRETAMENTEa hipótese de imposição da penalidade de suspensão do direito de dirigir:
Mudanças climáticas e enchentes no Brasil:
qual é sua relação?
Atualmente, muito se ouve falar acerca de
aquecimento global. O aquecimento global é, em
resumo, o aumento da temperatura média do planeta
que se dá por meio do efeito estufa. Esse é um
fenômeno natural responsável pela manutenção da
temperatura na Terra, porém, devido ao aumento
da poluição, das queimadas e do desmatamento, o
efeito estufa está ocorrendo em níveis muito acima
do ideal.
Em razão dos altos níveis do efeito estufa,
o aquecimento global se intensifica, causando o
derretimento de calotas polares (regiões cobertas
por gelo, localizadas nas duas extremidades da
Terra), aumento no número de queimadas naturais,
desertificação de áreas e alterações nos níveis de
chuva por todo o globo terrestre.
Essas mudanças climáticas causadas pelo
efeito estufa geram alterações nos níveis de chuva,
resultando em uma elevação em determinada
região. Tal aumento, ocorrendo concomitantemente
à poluição e à falta de infraestrutura nas cidades,
resulta no aumento de enchentes, inundações e
alagamentos.
As enchentes são fenômenos naturais. Elas
ocorrem a partir do aumento do volume de água
dos rios. Assim como as enchentes, as inundações
também são fenômenos naturais e podem ser
definidas como o transbordamento de água em um
espaço. Já os alagamentos podem ser descritos
como um acúmulo de água que não escoou, seja
em zonas urbanas, acarretado pelo entupimento de
bueiros, ou em zonas naturais, causado pela baixa
capacidade de absorção de água pelo solo.
Em zonas urbanas, as enchentes causam danos
a casas e comércios, provocando destruição da
estrutura destes e de outros bens materiais, como
camas, geladeiras e fogões. Em casos mais graves,
a força das águas pode acarretar o desmoronamento,
além de contribuir para a proliferação de doenças,
como, por exemplo, a leptospirose.
As mudanças climáticas causadas pelo efeito
estufa e pelo aquecimento global estão cada vez
mais perceptíveis e prejudiciais a toda a vida na Terra.
Logo, cabe a nós, cidadãos, tomarmos as atitudes
necessárias para revertermos essa preocupante
realidade de forma que possamos garantir um futuro
melhor para nós e para as próximas gerações,
visando sempre à sustentabilidade e à consciência
socioambiental.
Disponível em: https://www.florajunior.com/post/mudan%C3%A7
as-clim%C3%A1ticas-e-enchentes-no-brasil-qual-sua-
-rela%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 18 jan. 2024. Adaptado.
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a palavra corretamente acentuada está no seguinte trecho:
A ética e a moral são conceitos fundamentais que permeiam as relações humanas e influenciam as ações individuais e coletivas na sociedade. Embora
frequentemente utilizadas como sinônimos, essas duas noções possuem diferenças sutis, mas significativas, que merecem ser compreendidas. A
moral refere-se ao conjunto de valores, normas e princípios que orientam o comportamento humano em uma determinada comunidade, cultura ou grupo
social. Ela estabelece padrões de conduta considerados corretos, justos ou aceitáveis dentro de uma sociedade, e é influenciada por fatores como
tradição, religião, educação e contexto histórico. A moral é, portanto, relativa e variável, podendo divergir entre diferentes culturas e épocas. Por outro
lado, a ética é o estudo sistemático dos princípios morais que norteiam as ações humanas, bem como a reflexão sobre o que é certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto. A ética busca analisar e justificar racionalmente os fundamentos das normas morais, buscando uma compreensão mais abrangente e universal dos valores humanos. Enquanto a moral é mais descritiva e contextual, a ética é mais normativa e universalizável. Em síntese, podemos dizer que a moral se refere ao conteúdo específico das normas e valores incidentes na sociedade em um determinado momento, enquanto a ética trata dos princípios gerais que fundamentam essas normas e valores, servindo de parâmetro para as condutas dos indivíduos.
Com base nas ideias constantes no texto apresentado,assinale a alternativa CORRETA:

Com base nas informações precedentes, julgue os itens subsequentes, segundo a referida norma.
A figura (d) corresponde ao código de um instrumento do tipo visor de nível.
No Brasil, o presidencialismo foi instituído a partir da Proclamação da República, em 1889, e desde então vem sendo o sistema de governo adotado ao longo de toda a evolução histórica republicana, previsto em todas as Constituições brasileiras desse período.
O presidencialismo brasileiro se configura como forma de governo
Considere o texto sobre a matriz energética brasileira.
Em 2021, representantes do Governo Federal participaram da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças
Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. [...] Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil é exemplo mundial
em transição energética, com mais de 85% da matriz elétrica oriunda de fontes limpas e renováveis e 48% de renovabilidade em sua matriz energética total. Nessa direção, o Brasil registrou, até fevereiro de 2023, 890 parques eólicos
instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts de capacidade instalada em operação comercial, que
beneficiam 108,7 milhões de habitantes.
Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/novembro/o-brasil-e-exemplo-mundial-em-transicao-energetica e https: //agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-04/capacidade-de-geracao-de-energia-eolica-deve-bater-recorde-neste-ano.
Acesso em: 26 fev. 2024. Adaptado.
No Brasil, do total de parques eólicos instalados, a maioria se encontra na Região
Um grupo de cidadãos pretende desenvolver atividades vinculadas aos direitos da pessoa humana, buscando aplicação prática dos conhecimentos teóricos que lhe foram ensinados em vários locais e com diversos níveis de abordagem. Nos termos do Decreto no 7.037/2009, existem vários eixos e diretrizes que devem pautar o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3).
O fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática é uma diretriz vinculada ao seguinte eixo orientador: