O engenheiro francês Sadi Carnot, baseado numa transformação cíclica de um sistema, estudou os princípios que governam a transformação de energia térmica em energia mecânica, trabalho. Com isso ele criou o Ciclo de Carnot, um ciclo reversível que é constituído de
Dadas as seguintes afirmativas sobre equilíbrio iônico em solução aquosa, I. Quanto maior a constante de ionização de um ácido, mais forte será esse ácido. II. Em um ácido poliprótico, a remoção do 2º hidrogênio é bem mais fácil que o 1º hidrogênio. III. Quanto menor o valor da constante de ionização maior a tendência de liberar H+ . IV. Para poliácidos o valor da primeira constante de ionização é maior que o da segunda constante. verifica-se que estão corretas
Para a determinação por colorimétrica (espectrometria no
comprimento de onda do ultravioleta) é necessário que a
substância tenha na sua estrutura um grupo cromóforo.
Dadas as afirmativas seguintes,
1 - A quantidade de luz absorvida é dada pela expressão da
lei de absorção de Lambert-Beer.
A = absorvância.
ε = coeficiente de absortividade molar.
c = concentração molar da substância.
= comprimento da cubeta em cm.
2 - Cada substância tem um ε (coeficiente de absortividade
molar) característico.
3 - A absorvância pode ser medida a qualquer temperatura.
4 - A absorvância medida independe do comprimento de
onda usado.
é correto afirmar que
Ao Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo, compete, nos termos da Constituição Federal e na forma estabelecida na Lei 8.443/92, exceto:
Segundo a IN/SFC nº 01/2001, as auditorias serão executadas das seguintes formas, exceto:
Segundo a IN/SFC 01, para cada atividade realizada, o Órgão ou Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve elaborar relatório, parecer ou certificado, quando couber, ou nota, que são genericamente denominadas formas de comunicação. Esses documentos devem refletir os resultados dos exames efetuados, de acordo com a forma ou tipo de atividade. As informações que proporcionem a abordagem da atividade, quanto aos atos de gestão, fatos ou situações observados, devem reunir principalmente os seguintes atributos de qualidade, exceto:
São modalidades de licitação previstas na Lei 8666/93, exceto:
De acordo com a IN STN 01/97 (Celebração de Convênios) relacione os conceitos abaixo e marque a correta correspondência ao final. ( ) interveniente ( ) Concedente ( ) subvenção social ( ) contribuição ( ) auxílio I – Transferência corrente ou de capital concedida em virtude de lei, destinada a pessoas de direito público ou privado sem finalidade lucrativa e sem exigência de contraprestação direta em bens ou serviços. II – Órgão da administração pública direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organização particular que participa de convênio para manifestar consentimento ou assumir obrigações em nome próprio. III – Transferência de capital derivada de lei orçamentária que se destina a atender a ônus ou encargo assumido pela União e somente será concedida a entidade sem finalidade lucrativa. IV – Transferência que independe de lei específica, a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultura, sem finalidade lucrativa, com o objetivo de cobrir despesas de custeio. V – Órgão da administração pública direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, responsável pela transferência de recursos financeiros ou pela descentralização dos créditos orçamentários destinados à execução do objeto do convênio.
De acordo com a resolução do Conselho Federal de Contabilidade n º803/96 que regulamenta o código de ética do contabilista, no exercício de suas funções é vedado ao profissional da contabilidade:
Sobre Sistemas de Informação, assinale a alternativa INCORRETA:
A figura representa uma viga em balanço que está submetida a um
carregamento uniformemente distribuído de 20kN/m e uma carga concentrada de
2kN na sua extremidade. Qual o momento fletor máximo atuante nesta viga.
Dentre as possibilidades apresentadas, qual alternativa NÃO representa um método eficaz de estabilização de um talude.
Em projetos de estruturas de concreto armado, o valor do módulo de elasticidade do aço é admitido como sendo:
Segundo a ABNT NBR 13752 de 1996 (Perícias de engenharia na construção civil). Perícia pode ser definida como:
Assinale a alternativa CORRETA. Considerando, a emissão de um documento oficial nos padrões do manual de redação da Presidência da República (2ª edição, 2002), o pronome de tratamento a ser utilizado no encaminhamento direcionado aos Ministros de Estado (interlocutor homem), deve ser: