Com base nas disposições constitucionais sobre o Servidor Público, pode–se afirmar que:
De Chiavenato temos que a terceirização se faz por
meio da transferência de atividades não essenciais a
terceiros ou fornecedores. Nesse contexto, é correto
afirmar que a terceirização:
A espiral logarítmica é uma curva plana com a propriedade de que todas as retas pertencentes ao seu plano e que passam por um certo ponto fixo interceptam essa curva fazendo com ela o mesmo ângulo. Ela ocorre com muita frequência na natureza, como por exemplo, nos braços de ciclones tropicais, nos braços de galáxias espirais como a própria Via Láctea e em conchas de moluscos. Mas uma de suas ocorrências mais interessantes é na biologia. Falcões peregrinos, ao se aproximarem de suas presas, não seguem o caminho mais curto, a linha reta, mas sim uma espiral logarítmica. A figura a seguir mostra um falcão peregrino se movendo em uma espiral logarítmica que está no plano horizontal. Note que sua velocidade faz sempre o mesmo ângulo T com a reta que liga o falcão ao ponto P, posição da presa.

Supondo que o módulo da velocidade do falcão (VF) seja constante no trecho de sua trajetória indicado na figura, assinale a afirmativa correta referente a esse trecho (considere o falcão como uma partícula). tem módulo constante.
Um prego é colocado em frente de um espelho côncavo, paralelamente ao seu eixo principal e com seu ponto médio na mesma vertical que seu centro óptico C, como mostra a figura a seguir.

Um bloco em forma de um paralelepípedo, maciço e homogêneo é colocado sobre uma prancha AB de 13m de comprimento, inicialmente horizontal, como ilustra a Figura 1, mas livre para girar em torno do eixo perpendicular ao plano da figura que contém a extremidade A. Gira.se a prancha lentamente, de modo que ela fique inclinada em relação à horizontal, com o bloco em repouso sobre ela, sem deslizar, mas na iminência de tombar, como ilustra a Figura 2, estando a extremidade de B a uma altura h.

Um átomo de Hidrogênio efetua uma transição de seu primeiro estado excitado para o seu estado fundamental emitindo um fóton. A energia do fóton emitido é
Espectroscopia é uma técnica muito utilizada na identificação de quais elementos químicos estão presentes em uma dada amostra. Suponha que as linhas espectrais emitidas por um certo átomo, designado átomo X, em repouso relativo ao laboratório onde se observam tais linhas, sejam as mostradas na figura a seguir.

Na figura estão marcados os respectivos valores das frequências das linhas espectrais, sendo f1 < f2 < f3 < f4 < f5.
Sabendo que esse átomo está presente em uma estrela que se afasta de qualquer laboratório de nosso planeta, assinale a alternativa que melhor representa as linhas espectrais dos átomos X dessa estrela quando observadas em um laboratório de nosso planeta.
Realiza.se um experimento com um pequeno ímã e dois tubos cilíndricos de mesmo comprimento e mesmo raio, um de plástico e outro de cobre. Inicialmente, abandona.se o ímã na extremidade superior do tubo de plástico, com o tubo mantido na vertical e mede.se o tempo gasto pelo ímã para atingir a extremidade inferior do tubo. Isso é feito sem que o ímã toque na parte interna do tubo. Repete.se o experimento, mas agora, com o tubo de cobre. Verifica.se, nesse caso, que o tempo gasto pelo ímã é bem maior do que no caso anterior. Isto ocorre porque a variação do fluxo do campo magnético do ímã através da superfície do tubo de cobre, durante a sua queda, gera correntes induzidas nessa superfície, fazendo com que a queda do ímã seja mais lenta do que dentro do tubo de plástico. O surgimento das correntes induzidas no tubo de cobre é consequência da
A relação entre a curva de custo total médio (linha cheia) e de custo marginal (linha tracejada) de uma empresa, em função da quantidade produzida, é mostrada pela seguinte Figura:
Uma característica da função de produção neoclássica é que permite a substituição contínua entre os fatores de produção, isto é, pode-se reduzir o uso de um fator e aumentar o de outro, mantendo o nível de produção. Sendo Y a quantidade de produto e K e L as quantidades dos fatores de produção, qual a fórmula matemática que representa uma função de produção neoclássica?
Quando em certa economia não for possível aumentar o bem-estar de uma pessoa, através de mudanças alocativas e distributivas, sem reduzir o bem-estar de outra pessoa, diz-se que a economia se encontra em uma posição de
O multiplicador da base monetária de certa economia pode variar. Em particular, o multiplicador aumenta quando o(a)
Uma empresa avalia dois projetos de investimento, I e II, que não são mutuamente excludentes e não se influenciam. Os projetos têm Taxas Internas de Retorno (TIR) e Valores Presentes Líquidos (VPL) conforme a Tabela abaixo.

Os VPLs foram calculados com taxas de desconto diferentes, refletindo as remunerações mínimas diversas exigidas pelos investidores que consideram os riscos diferentes dos projetos. O exame da Tabela leva à conclusão de que, para maximizar seu valor, a empresa deve executar
A heterogeneidade dos trabalhadores faz com que se uma empresa pagasse salários muito baixos, atrairia uma força de trabalho pouco produtiva; se pagasse salários muito altos, o aumento de custos reduziria substancialmente seus lucros. Entre os dois extremos há um nível salarial intermediário que permitiria contratar mão de obra de boa qualidade sem redução demasiada do lucro. Este valor intermediário é denominado salário
Uma instituição oferece financiamento no prazo máximo de 80 meses pelo Sistema de Amortização Constante – SAC, com taxa de juros de 1,2% ao mês. Se um cliente deseja pagar uma prestação mensal de, no máximo, R$ 980,00, o valor máximo do financiamento, em reais, é