Os fusos horários são cada uma das áreas em que se divide a Terra na direção dos meridianos, tendo por base o seu movimento de rotação, que leva cerca de 24 horas para ser realizado. Os fusos horários estão concentrados nos meridianos das longitudes, que são múltiplos de 15°– resultado da divisão dos 360° da circunferência da Terra pelas
24 horas (aproximadamente) que o nosso planeta leva para completar o movimento de rotação. Todos os horários são definidos em relação ao fuso do Meridiano de Grenwich. Referenciado em seus conhecimentos sobre fuso horário, analise a figura a seguir e determine os horários. Sabendo-se que, no fuso horário de Grenwich, são 18 horas, quais são os horários dos seguintes locais: Rio Branco, São Paulo e Fernando de Noronha, respectivamente?
Tendo em vista as ideias defendidas no texto, é CORRETO afirmar que
Em observação aos conceitos e componentes de e-mail, faça a relação da denominação de item, presente na 1.ª coluna, com a sua definição, na 2.ª coluna.
Item
1- Spam
2- IMAP
3- Cabeçalho
4- Gmail
Definição
( ) Protocolo de gerenciamento de correio eletrônico.
( ) Um serviço gratuito de webmail.
( ) Mensagens de e-mail não desejadas e enviadas em massa para múltiplas pessoas.
( ) Uma das duas seções principais das mensagens de e-mail.
A alternativa CORRETA para a correspondência entre colunas é:
No editor de texto, a forma correta de inserir numerações automáticas de páginas, diferentes quanto aos formatos e sequências, em um mesmo texto é inserindo
Considerando a planilha abaixo:

Para gerar um gráfico de vendas totais por produto, deve-se selecionar os intervalos dispostos na alternativa
As chamadas “novas tecnologias” oferecem atualmente uma grande facilidade para que o educador possa enriquecer sua prática pedagógica. Porém, o educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.
Sobre a utilização de tecnologias na escola, analise os itens a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.
I - O objetivo da educação para as mídias é a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.
II - As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.
III - Para que o professor, no uso das novas tecnologias, desenvolva um trabalho de qualidade, é necessário que ele tenha somente o conhecimento técnico, não necessitando de envolvimento pedagógico.
IV - A utilização de novas tecnologias na escola é importante exclusivamente por possibilitar que as crianças sejam capacitadas em dominá-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. São objetivos do
RCN - Educação Infantil:
I - Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
II - Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
III - Estabelecer vínculos afetivos e de troca somente com crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
IV - Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
V - Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativa(s):
Analise o trecho abaixo:
“A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos”.
Fonte: DARIDO; SOUZA JUNIOR. Para ensinar educação física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007, p. 22.
Analisando esse tipo de avaliação, conclui-se que os alunos devem ser avaliados
Leia o texto a seguir e responda à questão:
Historicamente, o fato de a Educação Física ser concebida como atividade e a avaliação escolar estar atrelada à ideia de atribuir nota, na perspectiva de aprovação ou reprovação, tem contribuído para que os professores dessa área não avaliem o processo ensino-aprendizagem de forma sistemática. No entanto, a avaliação merece atenção especial, uma vez que desempenha diversas funções e serve a vários objetivos, não só para os alunos como para os professores, para a instituição escolar, a família e o sistema social. Possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados, utilizando-os em ações de realimentação e re-significação das práticas educativas escolares e políticas educacionais. Na Avaliação processual e permanente, é preciso que, ao longo do processo educativo, professores e alunos tenham oportunidade não só de problematizar, questionar, avaliar o processo de ensino vivenciado, rever ações, mas também de apresentar sugestões e alternativas para reconstrução coletiva da proposta de ensino no que se fizer necessário para melhorá-la. A Aprendizagem continuada deve considerar o fato de os sujeitos e os conhecimentos estarem em constante processo de construção e reconstrução, exigindo que, no processo educativo, tanto alunos como professores assumam o compromisso de aprender a aprender na perspectiva da educação continuada, tendo em vista a atualização permanente de seus conhecimentos, bem como seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Fonte: SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2005. Adaptado.
Em qual situação abaixo descrita o professor de Educação Física atende aos critérios de uma avaliação processual, permanente e continuada?
Cada estômato presente na__________________das angiospermas é formado por duas células clorofiladas chamadas ________________, que se dispõem de modo a deixar entre elas uma abertura denominada ostíolo. Essas células abrem e fecham o ostíolo controlando a_________________ e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.
A alternativa que melhor completa as lacunas é
Assinale a alternativa em que a próclise é obrigatória pela presença da conjunção subordinativa como palavra
atrativa.
A escola precisa tornar-se apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, considerando as políticas educacionais vigentes, um dos temas mais relevantes a ser observado na atuação docente é
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa adequada sobre aspectos estruturais do
texto: