“Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.” (Altman, 2015). Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.
Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.
Coma base no relato da ocupação do espaço por gênero na escola, feito por Altman (2015), assinale a afirmativa correta.
A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir. I.A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada. II.O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço. III.Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos. Está correto o que se afirma em
A respeito da abordagem “Esporte para Todos” (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
Analise as frases a seguir

As frases acima são exemplos de discursos
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
O gráfico a seguir representa as posições em função do tempo de
dois móveis, M e N, ao longo de uma mesma linha.

Sobre o movimento dos móveis representados, assinale a
afirmativa correta.
O bloco que aparece no desenho representa um alimento que vai
ser mastigado e a tinta, que vai ser usada para pintar o bloco,
representa a saliva produzida durante a mastigação.

Considerando a área que seria coberta pela tinta para cobrir
todas as partes, é correto afirmar que
Para discutir a ideia de perímetro e área, o professor pediu que
seus alunos analisassem a seguinte situação:
A figura a seguir indica o comprimento e a largura do terreno de
um fazendeiro, que é retangular e contornado por uma cerca.
Nele ainda estão assinaladas uma árvore, a torre da casa e uma
das paredes da casa, que é parte da cerca do terreno. A torre e a
árvore têm a mesma altura e ficam nos pontos médios dos lados
menores do retângulo. Um pássaro vai voar da árvore até a torre
sem sobrevoar o terreno do fazendeiro.

Observe as ponderações feitas por seus alunos e identifique a
que está correta.
As frases abaixo caracterizam condutas que, de acordo com a ética no trabalho, violam o compromisso com os valores estabelecidos na Administração Pública: I- tratar colega de trabalho de forma discriminada, em razão de orientação sexual do mesmo. II- não transferir ao seu substituto ou a quem lhe for indicado, as informações necessárias à adequada manutenção do serviço, quando do seu desligamento do cargo. III- apresentar como seu o trabalho realizado por outra pessoa. IV - aceitar presentes de fornecedores do Estado em função do cargo ocupado. Assinale a alternativa correta
Para efeitos da Resolução Conjunta nº 1, de 15 de Abril de 2014, entende-se por LGBT a população composta por
lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, considerando-se:
I - Lésbicas: denominação específica para mulheres que se relacionam afetiva e sexualmente com outras
mulheres.
II - Gays: denominação específica para homens que se relacionam afetiva e sexualmente com outros homens.
III - Bissexuais: pessoas que se relacionam afetiva e sexualmente com ambos os sexos.
A Lei Federal 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas opções abaixo, assinale a alternativa incorreta:
Sobre a Vigilância em Saúde é correto afirmar:
São Doenças e Agravos de Notificação Compulsória no território nacional, exceto:
São considerados equipamentos de proteção individual:
Leia o texto abaixo para responder as questões 1, 2, 3, e 4:
Para Quem Quer Aprender a Gostar
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu
amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte deamar bonito. Gostar é tão fácil
que ninguém aceita aprender.
Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de
entrega, doação e dádiva. Mas esbarram na dificuldade de se tornar bonitos. Apenas isso: bonitos, belos ou
embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais de repente se percebem ameaçados apenas e tãosomente
porque não sabem ser bonitos: cobram, exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de
compreender; necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões. Sim, de
razões. Ter razão é o maior perigo do amor. Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reinvindicar,
de exigir justiça, eqüidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de
sua vida no qual não possa Ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado
com justiça, mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de Ter razão.
Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando do
gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria, do encontro, da dor do desencontro a maior beleza
possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes
necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em
quando ele pode trazer. Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito. Sofrendo, deixa de
ser alegre, igual, irmão, criança. E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.
Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de
quem você ama. Saia cantando e olhe alegre.
Recomendam-se: encabulamentos, ser pego em flagrante gostando; não se cansar de olhar, e olhar; não
atrapalhar a convivência com teorizações; adiar sempre, se possível com beijos, 'aquela conversa importante que
precisamos ter'; arquivar, se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida. Para quem ama, toda
atenção é sempre pouca. Quem ama feio não sabe que pouca atenção poder ser toda a atenção possível. Quem
ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando a que deixou de Ter.
Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como a criança de nariz
encostado na vitrina cheia de brinquedos dos nossos sonhos); não teorize sobre o amor; ame. Siga o destino dos
sentimentos aqui e agora.
Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade; não dar certo; depois vir a sofrer
(sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração; contar a verdade do tamanho do amor que sente.
Jogue por alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio
ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de
ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando
flores. Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil. Revivendo os carinhos que intuiu em criança.
Sem medo de dizer eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.
Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor, ou bonitar fazendo o seu amor, ou
amar fazendo o seu amor bonito (a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira
expressão de tudo o que você é, e nunca: deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.
Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da
forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para
ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz."
Texto Retirado do Livro de Crônicas de Artur da Távola : "Alguém que já não fui" - página 149º
O tema dessa crônica é
Leia o texto publicitário abaixo.

* Com a doação de órgãos, a vida continua.
A finalidade desse anúncio é
Julgue os itens abaixo e assinale a opção correta: I- Esterilização é o procedimento responsável pela completa destruição de todas as formas de vida microbiana, incluindo os esporos. II- Desinfecção é o procedimento pelo qual há eliminação de micro-organismos na forma vegetativa. III- A desinfecção é realizada em superfícies inanimadas (equipamentos e superfícies). IV- Após a lavagem do instrumental, ele deve ser acondicionado em embalagens apropriadas de metal com tampa antes de levá-lo para autoclave ou estufa.
Marque V(verdadeira) ou F(falsa) para as seguintes afirmações e depois relacione corretamente com a resposta
certa:
( ) O gesso deve ser manipulado conforme as recomendações do fabricante.
( ) Os moldes não devem ser lavados sob água corrente para eliminar sangue e saliva.
( ) O molde deve ser vazado com pequenas porções de gesso e sob vibração para evitar a inclusão de bolhas de ar.
( ) Existem 3 tipos de godiva usada em odontologia: a leve, a pesada e a fluída.
O poema “A Máscara”, de W.B. Yeats, abre o texto “Vida de Professor”, de Jay Parini, com o intuito de
Pela leitura do texto, pode-se entender que o autor condena um tipo de educação
Ainda com relação ao texto, pode-se inferir
que estão corretas as proposições:
I É instigante pensar que uma escola
possa servir de laboratório para a
construção de uma convivência cidadã
sem exclusão.
ÍI Embora seja difícil trabalhar práticas e
conteúdos sobre cidadania, a escola
deve fomentar o debate e oportunizar
diferentes vivências para educação
cidadã.
II Na escola, a imagem que aparece
evidencia nuanças de consensos
sobre educação como fator ético de
IA escola permite vivências possíveis
através dos equipamentos urbanos —
localizar-se, transportar-se, comprar,
vender, produzir, brincar, enfim,
habitar.
Estão CORRETAS apenas:
O quarto quadrinho do texto apresenta o conectivo mas, que normalmente opõe duas ideias contrárias. Esse recurso linguístico como fator de textualidade realiza uma
O título do texto “Ovelha Negra” refere-se ao “homem honesto”, isso caracteriza uma
Em: “Fizeram-se os contratos, estabeleceramse os salários. ” Os termos em destaque classificam-se, respectivamente, como
Em: “Vinham os ladrões, viam a luz acesa e não subiam. ” O período acima é
Em: “ O governo era uma associação de delinquentes...” A função sintática da expressão em destaque é
Em: “Ia só até a praça da matriz que era perto.” A função gramatical da palavra em destaque é
Na primeira linha do texto há um período
composto por subordinação, em que a
oração subordinada é classificada como
adverbial