Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com a Resolução - RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “Triglicerídeos que contém ácidos graxos sem duplas ligações, expressos como ácidos graxos livres" são:

Analise as alternativas seguintes e assinale as doenças que podem ser transmitidas pelas mesmas vias e requerem medidas de prevenção idênticas?

O poema foi publicado no livro “A rosa do povo", de 1945, que reúne textos escritos por Drummond durante a Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo, instaurada por Getúlio Vargas no Brasil. Considerando esse fato, indique a afirmativa falsa.

Agora a vela iluminava o quarto quadrado e com duas janelas com três camas. Havia um armário uma mesa e duas cadeiras de nogueira velha cujo tom enfumaçado manchava as paredes pintadas.

Observe que no texto não foram utilizadas vírgulas propositadamente. Assinale a alternativa que representa o uso correto da vírgula.

Por que razão é tão difícil manter o peso ideal, se todos almejam ficar esguios e sabem que a obesidade aumenta o risco de hipertensão, diabetes, osteoartrite, ataques cardíacos e derrames cerebrais?

O uso da palavra destacada Por que, separada e sem acento,

Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba – levanta voo bem na cara do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim da campanhia: entrega sorvete a domicílio.

A expressão destacada no texto refere-se

O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Ele deverá acompanhar todas as crianças de sua área de atuação, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. Em crianças recém-nascidas, de 0 a 28 dias, deve-se observar: I. se já foi feito o teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha – Triagem Neonatal; II. se já foram realizadas as vacinas – BCG e hepatite B; III. se a criança já evacuou ou está evacuando regularmente; IV. se foram realizados os cuidados com o coto umbilical. Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Dengue, Zica e Chikungunya são doenças que podem ser assintomáticas ou desencadear desde sintomas leves até complicações graves; por isso, os Agentes Comunitários de Saúde precisam saber as características, os sintomas e as formas de transmissão, para poderem conseguir orientar a comunidade e auxiliar nas ações de combate e prevenção. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, é correto afirmar:

Dadas as afirmativas sobre os direitos e a saúde da pessoa idosa, I. Tendo em vista a epidemiologia, é importante salientar que com o crescimento do número de idosos é esperado que haja também um crescimento de mortes por doenças crônicas. II. Para o Estatuto do Idoso do Brasil é considerado idoso o indivíduo com idade igual ou superior a 80 anos. III. A caderneta de saúde do idoso é uma ferramenta de identificação de situações de riscos e possibilita o planejamento e organização de ações de prevenção, promoção e recuperação, sendo um dos objetivos a manutenção da capacidade funcional do indivíduo. verifica-se que está(ão) correta(s)

Que relação há entre a 3ª estrofe e as anteriores?

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), 311/2007, afirma que é uma proibição:

Nas alternativas seguintes assinale aquela que não é uma zoonose:

A Tuberculose ainda é considerada um grande problema de saúde pública, no Brasil e precisa ter a participação efetiva de todos os profissionais de saúde, para o seu controle. Sobre a Tuberculose é incorreto afirmar.

Para administrar 250 ml de uma medicação em 3 horas, qual deverá ser a vazão calculada para a bomba de infusão contínua?

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, suas atualizações e leis complementares, é correto afirmar:

Dadas as afirmativas,

I. A esquistossomose é uma doença crônica, que tem como vetores parasitas do gênero Schistosoma.

II. A ocorrência da leptospirose está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados.

III. A transmissão da raiva dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

verifica-se está(ão) correta(s)

Qual foi o personagem mais importante na luta contra a Febre Amarela e que estabeleceu para o seu controle um modelo de intervenção conhecido como “Campanhista", que até hoje é amplamente utilizado na Saúde Pública no Brasil?

A Política Nacional de Atenção Básica define que são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo, exceto:

A figura apresenta uma foto de uma aula em que o professor e todos os alunos utilizam um tablet.

Os profissionais de educação em relação às tecnologias da informação e comunicação devem guiar-se pela

Dadas as afirmativas sobre a utilização dos recursos do FUNDEB, regulamentado pela Lei nº 11.494/2007, I. Pelo menos 60% dos recursos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. II. Os recursos poderão ser aplicados em obras de infraestrutura para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar. III. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar. verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

A tabela apresenta as médias nacionais para o Ideb, que devem ser atingidas em atendimento ao que preceitua a Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE).

Para atingir os índices da tabela em 2021, o PNE procura fomentar a melhoria da

A Estrutura Conceitual fornece diversas bases de mensuração dos ativos e passivos das entidades do setor público, bem como orienta na seleção dessas bases. As bases de mensuração dos passivos fornecem informação sobre o custo dos serviços prestados, a capacidade operacional e financeira da entidade, e a extensão na qual fornecem informação que satisfaça as características qualitativas. Assinale a alternativa que indica uma dessas bases de mensuração de passivos.

Considere a seguinte situação hipotética: o Secretário da Educação do Município expede um ofício solicitando ao Secretário de Finanças informações sobre a natureza e o estado de atividades de um contribuinte professor da rede municipal de ensino, as quais estão protegidas por sigilo fiscal. O Secretário de Finanças, ao receber o ofício, solicita ao Fiscal de Tributos a emissão de parecer acerca do pedido. À luz das regras enunciadas no Código Tributário Nacional (CTN), o fiscal deve opinar

Ao intensificar o processo de inclusão e busca da universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas classes:

A pedagoga Fabíola estimula os professores a planejarem e desenvolverem práticas com leitura literária, tendo como base os PCN. Assim, os discentes devem vivenciar situações didáticas que envolvam o exercício de:

A pedagoga Zilma acompanha sistematicamente o planejamento dos professores, tendo como base as definições coletivas do PPP escolar, considerando as diversas áreas do conhecimento. Segundo os PCN essas diversas áreas necessitam evidenciar a dimensão social que a aprendizagem cumpre no percurso de construção da cidadania. Assim a comunidade educativa deve levar em conta:

Após reflexões baseadas nos últimos estudos e pesquisas sobre o uso inadequado do vídeo na sala de aula os professores foram orientados pelo pedagogo para levar em conta que esta produção imagética deve ser utilizada:

O pedagogo Alan considerou uma das propostas discutidas, coletivamente, no planejamento anual onde foi definido que nas situações de aprendizagem é preciso considerar tudo o que o aluno já sabe para oferecer os subsídios para que se apropriem dos conhecimentos e conceitos científicos, de acordo com a Zona de Desenvolvimento Proximal a qual foi defendida por:

Que relação há entre a 3ª estrofe e as anteriores?

O poema foi publicado no livro “A rosa do povo”, de 1945, que reúne textos escritos por Drummond durante a Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo, instaurada por Getúlio Vargas no Brasil. Considerando esse fato, indique a afirmativa falsa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282