A meta 12 do Plano Nacional de Educação (Lei 13005/2014) tem como premissa elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior. Para atingir tal meta, a lei aponta algumas estratégias:
I) Fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de tecnólogos, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, bem como para atender ao déficit de profissionais em áreas específicas.
II) Reduzir o financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, para fortalecer o investimento em universidades públicas.
III) Consolidar e ampliar programas e ações de incentivo à mobilidade estudantil e docente em cursos de graduação e pós-graduação, em âmbito nacional e internacional, tendo em vista o enriquecimento da formação de nível superior.
IV) Expandir atendimento específico a populações do campo e comunidades indígenas e quilombolas, em relação a acesso, permanência, conclusão e formação de profissionais para atuação nessas populações.
V) Institucionalizar programa de composição de acervo digital de referências bibliográficas e audiovisuais para os cursos de graduação, assegurada a acessibilidade às pessoas com deficiência.
Estão corretas:
A inserção educacional solicita a prática pedagógica articulada entre os profissionais da equipe escolar com os professores especializados. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.
I) Reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
II) Orientação e apresentação de relatórios com esclarecimento de que as diferenças nas práticas pedagógicas são resultantes das necessidades e multiplicidades de cada aluno.
III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares.
IV) Elaboração antecipada das avaliações que serão entregues ao pedagogo para que, posteriormente, o professor sala as apliquem.
Assinale a alternativa que apresenta o que compete aos professores especializados.
Consoante com a legislação atual, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deverão reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, uma porcentagem mínima de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Assinale a alternativa que indica a porcentagem correspondente ao total de vagas.
Patto realizou revisão crítica e importante acerca do fracasso escolar, inovando do ponto de vista teórico-prático, permitindo analisar o fracasso escolar a partir de uma perspectiva psicossocial. Com base na leitura de “A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia”, assinale a alternativa correta.
Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o Conselho Federal de Psicologia tem a expectativa de que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado social da profissão. Sobre o documento, considere as seguintes sentenças:
I) O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
II) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais.
III) O psicólogo deverá informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo, detalhadamente, todos os dados coletados junto ao usuário ou beneficiário.
IV) Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas,filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
V) O psicólogo poderá, quando necessário, assumir responsabilidades profissionais por atividades para as quais não esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas que contemplam corretamente as diretrizes contidas neste Código de Ética.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, são deveres do assistente social na sua relação com os usuários:
Sobre a questão social, segundo Santos (2012), analise as assertivas a seguir.
I) Há diferenças entre modos de produção (escravismo e sistema feudal) e o modo de produção capitalista. Neste último, o desenvolvimento das forças produtivas operadas nos seus marcos é capaz de reduzir, significativamente, a dependência e a determinação de fatores naturais na produção de escassez.
II) O desenvolvimento das forças produtivas, independentemente do modo de produção, apresenta o mesmo potencial de redução de desigualdades e pobreza.
III) A escassez, produzida nos marcos do capitalismo, tem relação com o modo pelo qual as relações sociais de produção são estabelecidas; tal escassez poderia ser superada, caso fossem superadas as formas de exploração do trabalho.
IV) As lutas de classes são aspectos constitutivos e inelimináveis da “questão social", tendo em vista as relações sociais contraditórias e antagônicas, que expressam o modo de produção capitalista: a socialização da produção da riqueza e a apropriação privada do que é socialmente produzido.
Estão corretas as assertivas:
Assinale a alternativa correta.
A Lei Orgânica de Saúde – LOS, Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, estabelece os parâmetros para o desenvolvimento da política de saúde em todo o território nacional. A lei estabelece, entre outras coisas, que são determinantes e condicionantes de saúde pública:
Sobre o papel da comunicação no gerenciamento de crises organizacionais, considere as seguintes afirmativas:
1.A comunicação deve ser usada para manter a imagem positiva da organização, omitindo eventuais falhas no processo que resultou na crise.
2.Gerenciar crises de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.
3.Escolher pessoas que possam responder rapidamente e de maneira eficiente à gestão do problema é uma atitude proativa.
4.É uma atividade preventiva e corretiva.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Duarte (2014), a Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e à expressão. Levando em conta os conhecimentos sobre a Comunicação Pública, considere as seguintes categorias:
1.Institucional: referente ao papel, responsabilidades e funcionamento das organizações.
2.De Gestão: relativa ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público.
3.De Utilidade Pública: incide sobre temas relacionados ao dia a dia das pessoas, geralmente serviços e orientações.
4.De Interesse Privado: diz respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição.
Estão corretamente identificadas as categorias:
A eficácia da comunicação está diretamente relacionada à capacidade das organizações de atuarem de forma integrada. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação interna, a administrativa, a institucional e a mercadológica. Assinale a alternativa em que todas as ferramentas são utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos.
“As comunidades virtuais eletrônicas são agregações em torno de interesses comuns, independentes de fronteiras ou demarcações territoriais fixas" (Lemos apud Recuero, 2008). Sobre outras definições de comunidades virtuais, considere as seguintes afirmativas:
1.As comunidades virtuais são construídas através da interação mediada por computador.
2.Podem ser cooperativas, competitivas ou geradoras de conflito.
3.Podem ser de dois tipos: comunitárias e não comunitárias.
Assinale a alternativa correta.
O CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – é uma organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. O CONAR normatiza:
1.propaganda político-partidária.
2.publicidade de causas sociais e entidades sem fins lucrativos.
3.merchandising.
4.relações públicas.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Kotler e Armstrong (2003), durante anos, o Timex foi o relógio de boa qualidade com preço acessível. Por sua vez, o Swatch é apresentado como um relógio de estilo e moderno e o Rolex reforça suas características de luxo e status.
Sobre os apelos utilizados pela propaganda, considere as seguintes afirmativas:
1.Os apelos devem destacar os benefícios que tornam o produto mais desejável ou interessante aos consumidores.
2.Os apelos devem demonstrar como o produto é melhor do que o das marcas concorrentes.
3.Os apelos mais significativos nem sempre serão utilizados, pois podem não ter caráter distintivo.
Assinale a alternativa correta.
No que diz respeito à comunicação institucional, considere os seguintes itens:
1.Característica internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.
2.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição.
3.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre a instituição no decorrer do tempo.
Os itens 1, 2 e 3 são, respectivamente, definidos como:
De acordo com Duarte (2009), os ambientes da Comunicação de Interesse Público e da Comunicação de Interesse Privado podem ser representados a partir da figura abaixo.
Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:
1.A Comunicação Governamental, realizada pelo estado, é a de maior importância no âmbito da comunicação de interesse público.
2.As empresas estão inseridas em ambos os ambientes, e a sua relação com o interesse público se dá pelas práticas de Responsabilidade Social e Cidadania Corporativa.
3.A imprensa está situada em ambos os ambientes, porque deve divulgar as informações de interesse público atendendo às exigências do interesse privado.
4.As ONGs estão inseridas no âmbito do interesse público, porque substituem o estado na resolução de problemas sociais.
Assinale a alternativa correta.
Com base no texto, considere as seguintes informações:
1.O nome da instituição que desenvolveu a pesquisa.
2.O local onde está situado o estúdio Panoptic.
3.O número de pessoas que serviram como cobaias no experimento.
4.A época em que o estúdio foi construído.
5.A dificuldade de serem encontrados modelos humanos para interagir com computadores.
O texto apresenta as informações contidas nos itens:
De acordo com o texto, é correto afirmar que pesquisadores da Universidade do Alabama:
Durante uma cerimônia de formatura, cada um dos 32 formandos cumprimentou uma única vez (com um aperto de mãos) cada um de seus colegas e cada um dos 6 professores presentes à cerimônia. Além disso, cada um dos seis professores também cumprimentou cada um de seus colegas uma única vez. Quantos apertos de mãos foram dados durante essa cerimônia?
Seja W o subespaço de R4 gerado pelos vetores . Qual é a dimensão de V?
Efetuar operações complexas em linha de comando é um dos pontos fortes do Sistema Operacional Linux. Assim, em Linux, qual é o comando que apaga toda a árvore de diretórios, bem como todos os arquivos de um diretório especificado?
A respeito dos comandos “nome=fulano” e “export nome=fulano” executados por um shell do sistema Linux, é correto afirmar:
O modelo de referência OSI, desenvolvido pela ISO, trata da interconexão entre sistemas abertos. Ele é formado por sete camadas, cada uma com um grau de abstração. A Camada de Rede do modelo OSI é responsável por:
Criar um ambiente sobre um recurso de hardware físico, de forma que possam ser utilizados diversos sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso físico à máquina, reduzindo a dependência entre os aplicativos e o sistema operacional que ele utiliza, é uma definição de:
Diferentes protocolos foram desenvolvidos para executarem em diferentes camadas de rede. Dentre os protocolos a seguir, assinale aquele que funciona na camada de aplicação.
Funções hash são utilizadas por diversos protocolos de rede e possuem diversas aplicações, entre as quais a verificação de corretude de uma mensagem enviada. Sobre funções hash no contexto de redes, assinale a alternativa correta.
Em muitos casos, a pilha em memória pode ser utilizada para armazenar variáveis locais a um procedimento quando não há registradores suficientes. O trecho da pilha contendo os registradores salvos por um procedimento e variáveis locais é chamado registro de ativação. Programas para o MIPS podem utilizar o registrador frame pointer ($fp) para apontar para a primeira palavra de um registro de ativação de um procedimento. Considerando a chamada de procedimentos aninhados no processador MIPS, assinale a alternativa correta.
Com relação aos elementos do Scrum, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Para planejar e visualizar como será organizado o trabalho em um projeto, o gerente de projetos pode elaborar um cronograma. Observe o cronograma da figura abaixo.
Sobre esse cronograma e seu uso no gerenciamento de projetos de software, é correto afirmar:
Sobre o ciclo de vida de uma Servlet, é correto afirmar: