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Folha de respostas:

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Assinale a alternativa que apresenta uma proposição logicamente equivalente a “Se Pierre comprou um croissant, então Émile comprou uma baguete”.

Em uma fazenda há apenas galinhas e vacas. Sabe-se que o número de galinhas é o dobro do número de vacas e que, ao todo, há 80 patas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente o número de vacas na fazenda. 

— Vocês acharam o corpo em uma floresta?
— Não. Em um descampado.
— O homicídio não ocorreu lá. Tudo indica que foi dentro de uma mata fechada.
O assassino, no interior de Minas Gerais, tornou o cadáver irreconhecível. A pista que levou os policiais a procurarem o criminoso nas cidades vizinhas, as larvas encontradas no corpo, pertenciam a espécies de insetos da mata e não havia florestas no município onde o corpo foi encontrado.

(Adaptado de G1, 10/10/2010).

Os insetos que, na metamorfose, apresentam forma larvar são chamados de:

Um bloco de pequenas dimensões, de massa igual a 0,25 kg, está se movendo em um trilho vertical, cujo perfil está representado na figura a seguir.

Ele passa pelo ponto A do trecho horizontal do trilho com uma velocidade de módulo igual a 4 m/s e consegue chegar, no máximo, ao ponto B a uma altura de 0,70 m.

Considere g = 10 m/s2.
O trabalho realizado pelos diversos atritos que se opõem ao movimento do bloco, enquanto ele se desloca de A até B, é igual a:

Em um roubo de obras de arte, foram encontradas amostras biológicas deixadas pelo(a) criminoso(a) que permitiram construir o seguinte idiograma:


Disponível em: https://edif.blogs.sapo.pt). Acesso em: 10/1/2025. Adaptado.

Pela análise da imagem, entre os suspeitos a seguir, o único que pode ser o(a) criminoso(a) é o indivíduo com:

De acordo com a Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) e suas alterações, quanto ao procedimento administrativo para apuração de ato de improbidade, é correto afirmar que 

Segundo a Resolução CFMV n.º 1.138/2016 (Código de Ética do Médico Veterinário), é direito do médico veterinário 

Acerca da ética no setor público, é correto afirmar que

No sistema operacional Linux, a estrutura de diretórios segue o padrão do Filesystem Hierarchy Standard (FHS), que organiza os arquivos e diretórios de forma hierárquica.

Assinale a opção que indica corretamente a finalidade do diretório /var.

Assinale a opção que apresenta a frase que mostra uma oração concessiva.

Uma empresa do ramo industrial, especializada na fabricação de parafusos, está elaborando seu relatório de fluxo de caixa, a fim de 
organizar melhor suas entradas e saídas de recursos financeiros. 

Com base nos conceitos de fluxo de caixa, analise as situações a seguir:

I. Pagamento dos salários dos colaboradores da fábrica
II. Pagamento por aquisição de novo maquinário para ampliar a produção.
III. Realização de empréstimo bancário para reforçar o capital de giro da empresa.

São exemplos de fluxo de caixa operacional apenas o representado em

Se determinado estado da Federação publicar lei que trate de procedimento em matéria processual, ela será 

Por força da Emenda Constitucional n.º 109/2021, o texto constitucional em vigor prevê que lei complementar disporá sobre sustentabilidade da dívida pública, com a especificação de 

Sobre o parágrafo de ênfase e sua inclusão nos relatórios de auditoria financeira governamental, avalie as afirmativas a seguir.

I. O parágrafo de ênfase deve destacar e referir-se à informação que resulte na modificação da opinião do auditor.

II. O parágrafo de ênfase deve ser utilizado se for necessário chamar a atenção do usuário para um assunto apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que é de tal importância que é fundamental para a compreensão das demonstrações.

III. No parágrafo de ênfase o auditor deve comunicar um assunto, além daqueles apresentados ou divulgados nas demonstrações contábeis, que, no seu julgamento, é relevante para o entendimento dos usuários sobre a auditoria e as responsabilidades do auditor.

Está correto o que se afirma em 

Seria uma pena deixar sem resposta uma carta tão notável quanto a sua — uma carta talvez única na 
história da correspondência humana, pois, quando teria, antes, um homem instruído perguntado a uma 
mulher como, em sua opinião, se poderia evitar a guerra? Façamos, pois, a tentativa, ainda que esteja 
condenada ao fracasso. 
Façamos, em primeiro lugar, aquilo que todas as cartas instintivamente fazem, um esboço da pessoa a 
quem a carta é endereçada. Sem alguém cálido e respirando do outro lado da página, as cartas são inúteis. O 
senhor, pois, que faz a pergunta, é um pouco grisalho nas têmporas. Atingiu a meia-idade exercendo, não sem 
algum esforço, a advocacia; mas, em geral, sua jornada tem sido próspera. Não há nada de empedernido, 
mesquinho ou desgostoso em sua expressão. E sem querer lisonjeá-lo, sua prosperidade — esposa, filhos, casa 
— é merecida. Quanto ao mais, iniciou sua educação em um dos grandes internatos privados, concluindo-a na 
universidade. 
É aqui que surge a primeira dificuldade de comunicação entre nós. Indiquemos rapidamente a razão. 
Nós dois viemos do grupo que, nesta época de transição, na qual, embora a descendência seja mista, as classes 
ainda permanecem fixas, é conveniente chamar de classe instruída. Quando nos encontramos pessoalmente, 
falamos com o mesmo sotaque e conseguimos manter, sem muita dificuldade, uma conversa sobre as pessoas 
e a política, a guerra e a paz, o barbarismo e a civilização — questões todas, na verdade, sugeridas por sua carta. 
Além disso, ganhamos ambos a vida com nosso trabalho. Mas… esses três pontos assinalam um precipício, um 
abismo tão profundamente cavado entre nós que tenho estado aqui sentada, do meu lado, me perguntando 
se adianta alguma coisa tentar fazer minha fala chegar ao outro lado. 
Aqui estamos preocupados tão somente com o fato óbvio, quando se trata de considerar a importante 
questão de como podemos ajudá-lo a evitar a guerra, de que a educação faz toda a diferença. Algum 
conhecimento de política, de relações internacionais, de economia é obviamente necessário para entender as 
causas que conduzem à guerra. A filosofia e até mesmo a teologia podem proveitosamente dar sua 
contribuição. Ora, a pessoa sem instrução, como o senhor concordará, o homem com uma mente pouco 
treinada provavelmente não poderia tratar dessas questões de maneira satisfatória. A guerra, como resultado 
de forças impessoais, está, pois, além da compreensão da mente pouco instruída, pouco treinada. Mas a guerra 
como resultado da natureza humana é outra coisa. Não acreditasse o senhor que a natureza humana, as razões, 
as emoções do homem e da mulher comum conduzem à guerra, não teria escrito pedindo nossa ajuda. 
Felizmente há um ramo da educação que se inscreve sob a categoria de “educação sem custo” — aquele 
entendimento dos seres humanos e suas motivações que, desde que a palavra seja expurgada de suas 
associações científicas, se pode chamar de psicologia. Mas embora muitos instintos sejam tidos, em maior ou 
menor grau, como comuns a ambos os sexos, guerrear tem sido, desde sempre, hábito do homem, não da 
mulher. A educação e a prática desenvolveram aquilo que pode ser uma diferença psicológica
transformando-a em algo que pode ser uma diferença física — uma diferença de glândulas, de hormônios. Seja 
como for, um fato é indiscutível – raramente, no curso da história, um ser humano foi abatido pelo rifle de uma 
mulher; os pássaros e os animais foram e são, em sua grande maioria, mortos por vocês, não por nós. 

Virginia Woolf. Três guinéus, 1938 (com adaptações)

Em termos de tipologia textual, o segundo parágrafo do texto destaca-se dos demais por ter o objetivo de ser essencialmente

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