O Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993), descreve como o valor ético central da profissão:
A conexão entre Política Social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via dos processos de modernização conservadora. (BEHRING, 2003). Essa expansão do papel do Estado, em sintonia com as tendências mundiais, ocorre no Brasil:
“...Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica, inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive. Controle social, na visão crítica, é uma contribuição e uma ajuda para a contestação e a resistência à ideologia veiculada por intermédio dos currículos escolares”. (Ilma Passos A. Veiga).
A definição em destaque refere-se:
Embora seja um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação, o currículo vem sendo encarado como um elemento de pouca importância. Em quase todas as discussões que envolvam questões relacionadas à educação não se menciona o currículo escolar como elemento relevante. Só é dada alguma importância ao currículo escolar quando se discute a inserção ou a eliminação de uma disciplina em um currículo já existente. Portanto, o currículo escolar é entendido como:
Quando uma escola se diz partidária deste método ou daquela teoria, é preciso distinguir as diferenças entre ambos. Existem teorias da aprendizagem, hipóteses e modelos de como o ser humano aprende, e métodos pedagógicos, isto é, maneiras de proceder nesta e naquela situação. Dentre os métodos e teorias pedagógicas utilizadas no Brasil destacam-se: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Mais recentemente as idéias do norteamericano Howard Gardner (inteligências múltiplas) começaram a ser difundidas. Neste sentido é correto afirmar que:
Entre aquelas que poderiam ser chamadas de “modalidades especiais de Educação”, destinadas a atender a características particulares e específicas de determinados grupos de educandos, a lei 9394/96 (LD(B) determina que:
As questões 49 e 50 devem ser respondidas com base no texto abaixo:

Sobre o início do ano letivo nesta escola, a pedagoga juntamente com a direção, deve tomar algumas atitudes. As afirmativas abaixo correspondem às atitudes que devem ser tomadas por ela, para a efetivação de um trabalho significativo. Exceto:
A administração das finanças de uma organização é uma tarefa complexa, que abrange diversas funções. No que diz respeito ao planejamento estratégico, dois tipos de decisões financeiras são mais importantes. (MAXIMIANO, 2000, p.246). Estas decisões são sobre:
O modelo japonês é uma forma de designação imprecisa de um conjunto de técnicas de organização e do trabalho industrial, de práticas administrativas, relações de trabalho e princípios de gestão de empresa, surgidos na década de 80. (CATTANI, 2002, p.190–191) Há cinco focos freqüentes da atenção de quem evoca este modelo, e, entre eles estão:
A licitação é o procedimento administrativo cujo objetivo é verificar, entre vários concorrentes, quem oferece condições mais vantajosas para contratação de obras, serviços, compras e alienação da administração pública. (SANDRONI, 1996, p.283). Os princípios que regem a licitação, independentemente do princípio da moralidade, são:
Downsizing tornou–se uma estratégia dominante na década de 1990 e atingiu a administração de recursos humanos. As grandes companhias eliminaram milhões de postos de trabalho, utilizando o downsizing. (ROBBINS, 2000, p.13) A definição desta estratégia é:
Uma estrutura por produto ou mercado é a organização de uma empresa em divisões nas quais se reúnem todas as pessoas envolvidas com um determinado tipo de produto ou mercado. (STONER, 2000, p.234). Já a matricial é:
A administração do ciclo de vida do projeto compreende decisões agrupadas em fases principais. As fases da administração de um projeto são:
Relacione as funções cognitivas que são investigadas durante a avaliação neuropsicológica.
1. Atenção
2. Funções motoras
3. Memória
( ) Implica na análise das praxias, isto é, das formas complexas da construção dos movimentos voluntários (tônus muscular, sistema ótico-espacial, regulação verbal do ato motor).
( ) unção mental complexa que corresponde à capacidade do indivíduo de focalizar a mente e algum aspecto do ambiente ou de algum conteúdo da própria mente.
( ) Sistema integrado que permite tanto processamento ativo quanto armazenamento transitório de informações. Inclui as habilidades de armazenar, recordar e reconhecer conscientemente fatos e acontecimentos envolvidos em tarefas cognitivas, tais como: compreensão, aprendizado e raciocínio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação aos testes de personalidade e testes psicológicos pode-se afirmar que:
I Permite a mensuração das diferenças quanto às características entre os sujeitos, ou seja, mensura as diferenças interindividuais.
II Permite mensurar e identificar comportamentos e características do mesmo indivíduo em diferentes situações.
III Permite um diagnóstico preditivo, ou seja, capaz de poder prever e antecipar, fazendo uma correspondência empírica entre os conceitos e os itens observados.
Quais estão corretas?