O transtorno bipolar foi descrito por Emil Kraepelin nos primórdios da história da psicopatologia e da psicanálise, enfatizando nesta época os estados maníacos e psicóticos. O paciente que sofre de transtorno bipolar apresentará oscilação no(a):
“Toda empresa com mais de ______ funcionário(s) deve constituir _____________ que tem como objetivo __________. Esse órgão deve possuir __________________.” Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Quanto ao armazenamento, transporte e à fixação de máquinas, assinale a alternativa correta.
O monitoramento do nível de vibração na extremidade do eixo de uma bomba centrífuga e o acompanhamento da variação da temperatura de um mancal, são ações que caracterizam qual técnica de manutenção?
Uma transmissão por correntes consiste basicamente de um par de rodas dentadas e uma corrente. Assinale a alternativa que apresenta algumas vantagens desse tipo de transmissão.
Uma máquina térmica transforma em energia útil 1/5 do calor que ele retira da fonte quente da máquina. Se a potência útil da máquina vale 1.000 kW, qual é a quantidade de calor retirada da fonte quente, por segundo?
O cilindro de uma máquina a vapor recebe 1.800 kcal em 1 segundo, fornecimento feito pelo vapor. Nesse mesmo tempo 1.400 kcal são perdidas no escape da máquina. Qual o rendimento térmico dessa máquina a vapor?
Em relação à organização do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.
Segundo BOSCHETTI (2009), a avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia e, para tal processo de avaliação, devem ser analisados os seguintes aspectos de sua configuração:
Dentre as finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, expressos na Lei de sua criação nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, podemos destacar:
O art. 5º da Resolução nº 512/2007 do Conselho Federal de Serviço Social, na qual é reformulada e atualizada a Política Nacional de Fiscalização, define que o CRESS – Conselho Regional de Serviço Social tem como competência:
O Serviço Social tem como matéria-prima a “questão social", segundo Iamamoto (1992). Sobre a questão social assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) É efeito de Bem Estar Social;
( ) É resultado da distribuição da riqueza social;
( ) É inerente ao processo de acumulação do capital;
( ) É proporcional à baixa capacidade produtiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das respostas.
É correto afirmar que as ações de assistência estudantil, segundo o PNAES, devem considerar as necessidades de:
É correto afirmar que o Código de Ética do Serviço Social de 1993 tem seus valores fundantes:
Para Iamamoto (2001), as atribuições do profissional de Serviço Social precisam ser especificadas e divulgadas aos demais profissionais da equipe de trabalho, pois as diferenças de especializações permitem atribuir unidade à equipe e enriquecê-las. Para tal tarefa, quais os documentos que o assistente social deve levar em consideração perante sua equipe de trabalho?