A Constituição Federal de 1988 traz entre os direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, no art. 6º, a descrição dos direitos sociais como sendo:
A Lei 8.662/93, que regulamenta a profissão, destaca que o Estudo Social é um "processo metodológico" específico do Serviço Social, que tem por finalidade:
Uma das atribuições do Conselho Tutelar é representar o Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, depois de esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural. Esta decisão poderá ser revista, de acordo com a Lei nº 12.010 de 2009:
A Lei 12.010 de 2009 determina que aos representantes de organismos de adoção, nacionais ou estrangeiros, com dirigentes de programas de acolhimento institucional ou familiar, e com crianças e adolescentes em condições de serem adotados, seja:
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é:
Segundo o art. 53, da Lei 8069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II - direito de ser respeitado por seus educadores.
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis e políticas.
V - acesso à escola pública e gratuita mais próxima de sua residência.
Estão corretas as afirmativas:
O processo de aprendizagem é um processo de crescimento e de desenvolvimento da pessoa na sua totalidade. A partir desta afirmação, assinale a alternativa incorreta:
Na atual visão de educação escolar, a relação professor aluno precisa ser revista, coloca Masetto (2010), segundo o qual:
I) a relação professor aluno deve passar por uma revisão metodológica, pois há necessidade de se buscar estratégias e técnicas que privilegiam os objetivos educacionais escolhidos e facilitem a participação do aluno, do grupo, da construção do conhecimento e da aprendizagem na prática.
II) o papel atual do professor deve ser o de mediador e estimulador do aluno a novas aprendizagens, à própria aprendizagem, trabalhando em equipe com os discentes e demais docentes.
III) o papel do aluno na atual concepção deve ser o de ser sujeito do processo de aprendizagem e sua participação é importante no processo de aprendizagem.
IV) o professor deve ser o mentor e o detentor do conhecimento e poder em sala para que a relação professor aluno atinja os resultados esperados.
As afirmativas corretas são:
A elaboração do projeto político pedagógico constitui em um processo:

De acordo a Constituição Federal de 1988, que estabelece a obrigatoriedade de educação como um direito do cidadão brasileiro, fica definido que:
"A função avaliativa que se harmoniza com a autonomia escolar preconiza pela construção coletiva do projeto político pedagógico é a formativa, por ser a que se destina a apoiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico em todas as suas dimensões" (Veiga, 2008). Praticá-la significa:
A relação entre professor e aluno é complexa e a comunicação se faz relevante para o aproveitamento das situações didáticas. Isto motiva os alunos a aprenderem. Os objetivos da ação pedagógica são constituídos baseados em trocas e vínculos, portanto cabe ao professor:
Na relação com a comunidade, as instituições e os espaços sociais, as crianças e adolescentes se deparam com o coletivo, expressam sua individualidade e encontram importantes recursos para seu desenvolvimento. Se o afastamento do convívio familiar for necessário, as crianças e adolescentes devem, na medida do possível:
Um dos objetivos do Plano Nacional de Promoção Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária é fomentar a implementação de Programas de Famílias Acolhedoras. Estes programas visam oferecer proteção integral:
Quando solicitado a realizar uma avaliação psicológica no âmbito jurídico, o psicólogo deve: