Ao se opor ao tecnicismo da Educação Física escolar, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida pelo marxismo. As abordagens críticas, também denominadas progressivas, exigem do professor de Educação Física uma visão da realidade de forma mais política. Combatem a alienação dos alunos e defendem uma postura de superação das injustiças sociais, econômicas e políticas. Dentre essas abordagens podemos citar:
Sobre substituições em jogos, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta:
( ) No vôlei um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição original na formação.
( ) No Handebol os jogadores suplentes podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, não havendo exceções na regra.
( ) No Futebol o árbitro não precisa ser informado antes da realização de qualquer substituição.
( ) No Basquete o jogador pode ser substituído para ambas as equipes, quando a bola tornar-se morta depois de um último ou único lance livre.
Observe as provas oficiais do Atletismo a seguir e complete L para Lançamento e A para Arremesso:
( ) DARDO
( ) PESO
( ) DISCO
( ) MARTELO
Marque a alternativa que corresponde respectivamente:
Observe as alternativas abaixo sobre Lutas e marque a alternativa incorreta:
De acordo com o Art. 3º da LDB, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
Observe as afirmações a seguir e marque a alternativa de atividades que correspondem a essas características:
- O termo "aeróbico" significa "com oxigênio" e está relacionado com o uso de oxigênio do ar, na produção de energia do músculo.
- Uma grande quantidade de grupos musculares são trabalhados com a prática de aeróbica.
- Os exercícios aeróbicos são caracterizados pela longa duração e intensidade constante.
Sobre a avaliação escolar marque a alternativa incorreta:
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Em relação ao assunto, compete aos Municípios:
Sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, não se pode afirmar que:
Os atos de violência contra a mulher que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, configuram o seguinte tipo de violência:
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos, exceto:
A taxa de escolarização das crianças e adolescentes ocupados caiu de 81% em 2006 para 80% em 2007, enquanto a das não ocupadas aumentou de 91,2% para 94%. Este resultado demonstra que:
“O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constitui-se num instrumento fundamental na busca pelas metas de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015 e de erradicar a totalidade do trabalho infantil até 2020."
De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compreende, EXCETO:
São deveres do profissional de enfermagem, exceto:
A notificação compulsória semanal será feita à Secretaria de Saúde do Município do local de atendimento do paciente com suspeita ou confirmação de doença ou agravo de notificação compulsória. São doenças ou agravos de notificação compulsória semanal, exceto:
Um comprimido de determinado medicamento (0,25mg) foi diluído em 20 ml de água. Foi solicitada a administração ao paciente de 0,10 mg. Sendo assim, a quantidade de solução (água +medicamento diluído), em ml, a ser aspirada é igual a:
São orientações à gestante com queixa de náuseas e vômitos, exceto:
Considerando as medidas de preventivas das Infecções da Corrente Sanguínea (ICS), assinale a alternativa incorreta:
O manual de enfermagem tem por finalidade esclarecer dúvidas e orientar a execução das ações de enfermagem, constituindo um instrumento de consulta. Considerando a afirmativa assinale a alternativa incorreta:
Considerando o processo de enfermagem em pacientes submetidos a cirurgia renal, assinale a alternativa incorreta quanto a promoção da eliminação urinária:
São metas no planejamento de enfermagem pós-operatório, exceto:
São exemplos de situações que caracterizam a ocorrência de falsas contraindicações à vacinação, exceto:
A paciente Fabiana Maria informou que a Data da sua Ultima Menstruação (DUM) foi em 04/02/2018. A Data Provável do Parto (DPP) de Fabiana Maria será em:
São atribuições do Enfermeiro no tratamento de feridas, exceto:
A definição: “Indicador de matéria orgânica baseado na concentração de oxigênio consumido para oxidar a matéria orgânica, biodegradável ou não, em meio ácido e condições energéticas por ação de um agente químico oxidante forte" refere-se
Um técnico resolveu trocar a lâmpada do laboratório em que trabalhava. A lâmpada que havia disponível tinha as seguintes especificações: 220 V – 60 W. A rede elétrica do laboratório é de 110 V. Se o técnico utilizar a lâmpada, considerando a voltagem do laboratório, irá ocorrer que a lâmpada
O artigo 3º da Resolução CONAMA nº 375/2006, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, determina que os lodos gerados em sistemas de tratamento de esgoto sejam submetidos a processos de redução de patógenos e da atratividade de vetores, para que possam ser utilizados na agricultura.
Os tratamentos necessários envolvem processos de adensamento, desaguamento, estabilização e higienização, dependendo do destino final.
Em relação a esses tratamentos, é FALSO o que se afirma em:
Dentre as atividades da função controlar está a de
A comunicação pode ser transmitida em canais ascendente, descendente e horizontal. É próprio da comunicação ascendente:
Qualquer grupo ou indivíduo, que afeta ou é afetado pelo alcance dos propósitos de uma organização, é denominado