Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144612 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Ao realizar a revisão periódica em seu veículo uma pessoa teve um gasto com uma peça que custava R$ 125,00 e com o custo da mão de obra no valor de R$ 80,00. Se ao realizar o pagamento essa pessoa obteve um desconto de 5% no valor da peça quanto ela gastou nessa revisão?

Assinale a alternativa que corresponde às placas de sinalização indicadas abaixo:

Caso o condutor de veículo habilitado na categoria B, queira alterar a sua habilitação para a categoria D, o que é necessário?

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de infração descrita abaixo:

I. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória.

II. Executar operação de conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização.

Sobre o procedimento de reanimação de uma vítima de parada cardiorrespiratória, assinale a alternativa correta:

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.

Considerando-se o contexto, deve-se entender que

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

A advertência de Hobsbawm, indicada para o fragmento citado, seria a de que

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

Na construção Comentando isso com um jovem aluno, entrevi, as ações expressas pelas formas sublinhadas

O renomado arquivista francês Michel Duchein, ao falar sobre o século XIX, época em que estavam em voga os grandes sistemas de classificação, critica não apenas o interesse dos historiadores pelos itens documentais tomados individualmente, mas a maneira como eram tratados os arquivos. Compara-os com as escavações arqueológicas então realizadas em Pompeia e no Egito, quando os objetos eram retirados dos sítios de escavação, como peças de coleção, e encaminhados aos museus. Recorrendo a esta analogia, o autor defende

O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, desenvolvido por determinado Tribunal Regional Federal e escolhido para uso da Administração pública federal no contexto do Processo Eletrônico Nacional - PEN do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem sido adotado por instituições dos três poderes nas diferentes esferas do Estado. A respeito do SEI, objeto de discussão entre os profissionais da área arquivística brasileira, é correto afirmar que

Sobre documentos de arquivo em ambiente digital, é correto afirmar que

Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

As partes II e III correspondem, respectivamente,

Há uma série de normas internacionais dedicadas ao processo de descrição de documentos de arquivo. Além da norma geral, a ISAD(G), há outras que a complementam: a que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística, isto é, de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) que produzem e custodiam arquivos; a que apresenta regras gerais para a caracterização das instituições detentoras de acervo arquivístico; e a que trata das funções das entidades coletivas responsáveis pela produção e manutenção de arquivos. Tais normas complementares são, respectivamente,

A fim de apoiar as demandas internas da instituição em que trabalha e auxiliar o pesquisador que a ela recorre em busca de subsídios, o arquivista deve conhecer profundamente o potencial informativo da documentação sob seus cuidados. Para tanto, precisa realizar pesquisas na área de

A certificação digital pode ser definida como o

O Projeto Político-Pedagógico representa a essência da escola. Cada escola possui características específicas e está inserida em um contexto social único. Em relação ao Projeto Político Pedagógico assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Não pode ficar restrito à direção da escola.

( ) Os membros da comunidade escolar tem que ter clareza de seus objetivos, metas e ações.

( ) Deve nortear apenas todo o trabalho pedagógico.

( ) Deve ser aceito por todos os envolvidos.

( ) É elaborado de maneira participativa e democrática.

A sequência correta de cima para baixo é:

João Goulart, em 1964, sem condições de resistir ao Golpe Militar deixou o Brasil e se exilou no seguinte país:

Em determinado período histórico brasileiro, escravos revoltosos de origem mulçumana, eram contrários à escravização, à imposição do catolicismo e às restrições religiosas. Tal fato ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia), em 1835. Que movimento ficou conhecido como:

Sobre a supremacia do interesse público em relação ao interesse particular é correto afirmar que:

A competência legislativa, que se refere ao poder para efetivamente elaborar leis, pode ser: exclusiva, privativa, concorrente e suplementar. Nas alternativas abaixo assinale àquela que está incorreta:

O órgão ambiental competente estabelece os prazos de validade de cada tipo de licença. O prazo de validade da Licença Prévia não pode exceder a quantos anos?

A respeito da Responsabilidade civil por dano ambiental no direito brasileiro, não é correto afirmar que:

Nas alternativas abaixo, assinale àquela que se refere aos elementos constitutivos da definição legal de imóvel rural:

A respeito das normas primárias integrantes do processo legislativo e os procedimentos legislativos, assinale a alternativa que corresponde aos conceitos abaixo:

I. Normas utilizadas para alteração do texto da Constituição que dependem de aprovação por um procedimento legislativo especial – mais dificultoso do que o das demais normas –, por 3/5 dos membros, em 2 turnos de votação em cada Casa do Congresso Nacional. Não dependem de sanção do Presidente da República e são promulgadas pelas próprias Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

II. É o procedimento legislativo que tramita em regime de urgência, por solicitação do Presidente da República.

A gestão participativa e democrática, prevista no Estatuto da Cidade, assegura a participação da população nas discussões e debates sobre o futuro da cidade, de modo que os cidadãos possam manifestar sua opinião, influenciando, assim, no destino da cidade para o bem da coletividade. Assinale a alternativa abaixo no qual é um modo pelo qual permite a participação popular no planejamento da Cidade:

O Processo legislativo compreende o procedimento a ser observado pelos órgãos competentes na elaboração das espécies normativas. Neste sentido, assinale a alternativa que não se trata de espécie normativa contemplada na Constituição Federal:

Assinale a alternativa que não se trata de atribuição privativa do Presidente da República:

As obras e serviços poderão ser executados na forma de execução direta e indireta. São regimes de execução indireta, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282