Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144620 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em uma organização, recente pesquisa de clima organizacional revelou que determinada equipe de trabalho enfrenta problemas relativos à liderança e ao reconhecimento dos servidores. Com receio de que tais dificuldades possam impactar negativamente as atividades da unidade, estrategicamente importantes para o desempenho do órgão, o setor de gestão de pessoas decidiu intervir.

Nessa situação hipotética,

se for constatado que os servidores trabalham no limite de sua capacidade produtiva, o setor de gestão de pessoas poderá melhorar o desempenho da equipe mediante o estabelecimento de um sistema de recompensas com premiações tangíveis e intangíveis.

Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,

a incorporação dos preceitos da gestão de pessoas por competências no subsistema de avaliação de desempenho tenderá a ser bem-sucedida caso os superiores e os colegas de trabalho comprometam-se com as ações de negociação, planejamento, monitoramento e retroalimentação do desempenho dos servidores do órgão.

Acerca da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.

Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e administração de recompensas são características associadas ao paradigma burocrático.

A respeito do direito administrativo, dos atos administrativos e dos agentes públicos e seu regime, julgue o item a seguir.

As funções de confiança, correspondentes a encargos de direção, chefia ou assessoramento, só podem ser exercidas por titulares de cargos efetivos.

A respeito dos poderes administrativos, da contratação com a administração pública e do processo administrativo — Lei n.º 9.784/1999 —, julgue o item seguintes.

Realizado pregão eletrônico por meio de sistema de registro de preços, a contratação do objeto será efetivada quando melhor convier aos órgãos integrantes da ata.

No mês passado, cerca de cem condutores ___________ notificações por essa infração, cuja relação segue ___________.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

Quando o motorista deixa de assegurar-se da existência de combustível suficiente no veículo para chegar ao local de destino provocando a sua imobilização pela falta, a providência a ser adotada pelo

Agente de Trânsito é

Durante sua rotina diária de fiscalização, um Agente de Trânsito observou uma ambulância que, a cerca de 100 metros do hospital de destino, encontrou um grande congestionamento. Para vencer esse obstáculo e concluir com êxito a prestação do socorro, o motorista acionou o sistema de sinalização vermelha intermitente e alarme sonoro, subiu e transitou sobre o passeio até a unidade de saúde. Neste caso a atitude correta do agente de trânsito é

Durante o exercício do poder de Polícia Administrativa de Trânsito, o Agente de Trânsito poderá:

Sobre a educação para o trânsito, que é direito de todos, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O CONTRAN estabelece anualmente os temas e os cronogramas de campanhas que a CMTT deverá implantar no município de Irecê.

( ) A subcoordenadoria de educação para o trânsito foi criada na estrutura da CMTT de Irecê, por exigência do Código de Trânsito Brasileiro.

( ) 5% (cinco por cento) das receitas arrecadação de multas de trânsito pelos órgãos deverão ser depositadas no fundo nacional destinado à segurança e à educação de trânsito.

( ) Os órgãos executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura ou mediante convênio, escolas públicas de trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN.

( ) Em toda a peça publicitária destinada à divulgação ou à promoção nos meios de comunicação social, de veículos rodoviários automotores, incluirá, obrigatoriamente, mensagens educativas de trânsito.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.

Na linha 8, o termo “a todos" exerce a função de complemento indireto da forma verbal “absolveria".

Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o item que se segue.

O vocábulo “que" recebe a mesma classificação em ambas as ocorrências no trecho “que daí é que vêm os enganos piores" (R.15).

No que se refere às ideias, aos fatores de textualidade do texto 6A1AAA e à variação linguística, julgue o seguinte item.

Conclui-se do texto que é por falta de dinheiro que “o revisor" não tem ao seu dispor “as tecnologias da informática".

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item a seguir.

Da coesão lexical que se estabelece por meio das relações semânticas dos termos “liça" (R.1), “carro" (R.2) e “percurso" (R.3) resulta a imagem da vida como arena de desafios apresentada no início do texto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282