De acordo com a NBR 13245:2011, o produto que tem a finalidade de conferir as características visíveis de proteção e estética do substrato é
Os solos residuais são produtos do intemperismo que atua sobre a rocha matriz. São classificados como solos residuais, os
Um solo argiloso de baixada apresenta um valor de coeficiente de empuxo no repouso de 0,8.
Assinale a opção que indica o valor da tensão total horizontal, na profundidade de 8m, do perfil do solo argiloso da figura a seguir.

O ensaio de palheta (ou vane test) é um ensaio de campo utilizado para medir
Ao calcular uma adutora com vazão de 905 m3/hora e recalque contínuo por bombas, o projetista concluiu que, segundo a fórmula de Bresse, a velocidade da linha de recalque é de 2,0 m/s.
Assim, o diâmetro comercial mais econômico da adutora de recalque, que deve ser usado sem que seja necessário aumentar a potência das bombas, é de
No Brasil um dos principais destinos dos resíduos de limpeza urbana são os aterros sanitários.
Com relação aos critérios para projeto, implantação e operação de aterros de resíduos não perigosos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O aterro não deve ser executado em áreas sujeitas a inundações, em períodos de recorrência de 100 anos.
( ) Entre a superfície inferior do aterro e o mais alto nível do lençol freático deve haver uma camada natural, de espessura mínima de 1,50 m, de solo insaturado.
( ) Para isolamento do aterro deve ser prevista uma faixa de proteção sanitária non-aedificant de, no mínimo, 5 m de largura.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
O ECA foi um marco para o país. No entanto, mais importante ainda é adaptar as leis e normas à realidade brasileira, ano após ano. A legislação deve acompanhar as condições em que crianças e adolescentes vivem, lhes propiciando:
Vânia é psicóloga perita do MP e antes de iniciar a avaliação das partes de um processo judicial, recebe a visita de Andrea, também psicóloga, que atua como assistente técnica contratada por uma das partes.
Andrea quer participar das entrevistas de avaliação pericial, inclusive da parte contrária.
Sobre a pretensão de Andrea, de acordo com a Resolução nº 008/2010 do CFP, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, assinale a afirmativa correta.
Gabriel, 09 anos, apresenta um quadro de paralisia cerebral com limitações motoras e de comunicação verbal. A mãe de Gabriel, Ângela, está reivindicando na Justiça que o ensino de Gabriel seja ministrado por ela, por meio de educação domiciliar.
Sobre o caso apresentado, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que apresenta o encaminhamento correto.
As entidades que desenvolvem programas de institucionalização de longa permanência, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03), devem seguir, dentre outros, os princípios listados a seguir.
I. Preservação dos vínculos familiares.
II. Atendimento personalizado e em pequenos grupos.
III. Transferência sazonal para instituições próximas à rede familiar, para possibilitar o convívio com a parentela.
Está correto o que se afirma em
O segundo parágrafo do texto faz uma narrativa de um caso ocorrido em São Paulo durante a greve dos caminhoneiros.
Esse parágrafo tem a função textual de
“A dona, diligente, havia conseguido algumas verduras...".
No contexto, o vocábulo “diligente" indica
“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante."
Nesse trecho, o termo “caixa" passou a ser aparentemente masculino, mas, na verdade, ocorreu aí uma elipse de um termo masculino “o funcionário da caixa."
O substantivo a seguir em que ocorre uma idêntica elipse que causa aparente mudança de gênero é:
Considere a seguinte estrutura de pastas e arquivos no MSWindows 7:
• A pasta A contém a pasta B.
• A pasta B contém o arquivo C.txt.
• No mesmo nível da pasta A, está a pasta D que contém um atalho para a pasta B.
Se o usuário remover o atalho que está na pasta D,
No MS Word 2010, em Língua Portuguesa, o texto a seguir foi selecionado com o mouse e, então, uma sequência de comandos da guia Inserir foi aplicada ao texto.

Essa sequência de comandos transformou o texto em:

Assinale a opção que indica a sequência de comandos utilizada.