O trabalho com a Língua Portuguesa (LP) é colocado, no PCN's, como primordial na formação significativa do indivíduo, pois trabalhar com a língua é, essencialmente, trabalhar com a linguagem de forma direta. É conhecer suas particularidades, sua constituição, seus usos, tipos e locais de uso de cada tipo. É saber de suas funções e de suas aplicações segundo essas funções e de acordo com os objetivos almejados por quem produz um texto dentro de um dado contexto de produção.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa que apresenta uma metodologia adequada a ser utilizada no ensino da matemática tornando-o dinâmico e interessante ao aluno.
O Circuito do Ouro teve seu acesso facilitado ao ser desbravado pelos bandeirantes, devido à presença do Rio das Velhas, utilizado como caminho natural de penetração pelo interior. Em suas margens, foram encontradas as primeiras pepitas de ouro da região, em local denominado Sabará - buçu, onde, nos fins do século XVII, se formou o arraial de Sabará. O Circuito do Ouro foi palco, ainda, dos primeiros conflitos ocorridos na zona mineradora. O conflito que mais destacamos denomina-se "Guerra dos Emboabas", cuja luta baseou-se na disputa do controle do sistema de mineração pelos paulistas que se julgavam no direito de possuí-las, já que as haviam descoberto, conquistando assim privilégios econômicos e políticos.
Figura extremamente popular na época do descobrimento do ouro foi o 'tropeiro'. Além de sua função econômica, ele adquiriu um papel social de portador de notícias, representando, assim, um verdadeiro elo entre os grandes e os pequenos núcleos urbanos. O tropeiro era quem comprava, nos grandes centros abastecedores, gêneros de toda a espécie e os levava para o interior, ganhando, sobre as vendas, porcentagens exorbitantes. Em pouco tempo, adquiria fortuna, prestígio social e ingressava na carreira política.
Igreja, nesta época, representou um papel relevante no processo de colonização e organização da sociedade do Circuito do Ouro. Desde então até os dias de hoje o ouro tem uma grande importância, principalmente no ramo de joias, brincos, anéis, colares e outras mais. Uma aliança de ouro 18 quilates é constituída por 75% de ouro e 25% de cobre. Pode-se afirmar que esta peça é uma:
Se bem planejadas, as aulas com esportes coletivos ajudam os alunos a aprenderem sobre: Marque a opção INCORRETA.
A formação de Blocos econômicos tende a ampliar as trocas comerciais entre os países-membros, como por exemplo o MERCOSUL, e, ao mesmo tempo, tende a uma política de proteção de mercado para os membros participantes do bloco, de modo que torna difícil as relações comerciais com os membros fora do bloco.
Com relação ao Mercosul, sua evolução e seu grau de integração, julgue como Verdadeiro e Falso as afirmações.
( ) O Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, com os quatro países signatários-plenos: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai em 1991
( ) Por meio do Protocolo de Ouro Preto, em 1994, o bloco chega à fase de União Aduaneira, na qual foi adotada a Tarifa Externa comum que deve ser adotada por todos os membros plenos
( ) O Objetivo do bloco do Mercosul – Mercado Comum do Sul – é atingir o grau de intergração de Mercado Comum. Processo esse que antecede a fase de integração União Monetária.
( ) Entre os membros plenos do Mercosul podemos afirmar que dois países já foram afastados: O Paraguai em 2012, voltando em 2013 e a Venezuela, está afastada desde 2016 e ambos processos de afastamento de teve como causa as infrações ao protocolo de Ushuaia.
( ) A presidência pro-tempore do mercosul tem como critério para ocupação do cargo a ordem alfabética e, neste primeiro semestre de 2018 na presidência do Mercosul, está a Argentina.
"[...] nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré" refere-se ao(s):
(A)aos moradores do 1004 e 1005
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Sobre as disposições gerais, é correto afirmar:
O Aedes aegypti é um mosquito do gênero Aedes, e é um importante transmissor de doenças que oferecem grandes riscos à saúde. As doenças transmitidas por esse mosquito são, exceto:
O vírus Zika é um arbovírus do gênero Flavivírus, cuja associação com a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos (RN) foi descrita a partir do aumento dessa condição no Brasil. Considerando o Zika vírus, marque F para alternativas falsas e V para alternativas verdadeiras.
( ) A via principal de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.
( ) O Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão.
( ) Em relação a outras vias de transmissão, a identificação do vírus em líquido amniótico é que tem a maior importância, devido ao risco de dano ao embrião/feto.
( ) A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos e, à luz do conhecimento atual, é uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, que leva a baixa necessidade de hospitalização.
( ) Quando sintomática, a infecção pelo vírus Zika pode cursar com febre baixa (ou, eventualmente, sem febre), exantema maculopapular, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival e, menos frequentemente, edema, odinofagia, tosse seca e alterações gastrointestinais, principalmente vômitos.

Sobre a Crise de 1929 podemos afirmar:
Na sentença “Perhaps the Internet is our village campfire…”, retirada do texto anterior, a palavra PERHAPS pode ser perfeitamente substituída, sem alteração de sentido por
As medidas da média e da mediana das alturas de quatro estudantes de uma classe são, respectivamente, iguais 1,72 m e 1,70 m. Então, a média das alturas dos alunos mais alto e mais baixo dessa classe é igual a: