As questões relacionadas ao município de São Gonçalo do Amarante têm por base o Anuário do Ceará (2019 – 2020) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE.
Sobre os símbolos oficiais de São Gonçalo do Amarante
é CORRETO afirmar que a(s)
Tendo em vista o que é vedado ao Município de São Gonçalo, de acordo com sua LO, marque a opção INCORRETA.
O manual de redação oficial recomenda que, para solicitar à autoridade pública algo que tenha amparo legal, como auxílio doença, ajuda de custo, férias e salário família, deve-se usar o(a)
De acordo com a Lei 8.112/90, tendo em vista a gratificação natalina do servidor público, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Será paga até o dia 20 (vinte) do mês de novembro de cada ano.
( ) Corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.
( ) O servidor exonerado perceberá sua gratificação natalina, proporcionalmente aos meses de exercício, calculada sobre a remuneração do mês da exoneração.
( ) Será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Em relação ao trecho “como militares e igreja” (linha 30), assinale a alternativa correta:
"Sabe precisar com facilidade as distâncias entre as cidades da região.". Os verbos variam de significado a depender de sua regência. Nesse sentido, é correto afirmar que o verbo “precisar” utilizado na frase acima está regido de forma:
O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, esteve na Comissão de Infraestrutura (CI), no dia 10 de setembro de 2019, para apresentar ações e resultados da agência aos parlamentares. Na audiência pública, além de mostrar números da atuação da ANTAQ, ele revelou que o governo está preparando um instrumento jurídico, provavelmente uma medida provisória, para implantar o projeto "BR do Mar"
. A intenção, segundo Povia, é, entre outros pontos, viabilizar e aumentar a navegação de cabotagem — a que é feita sem que o navio se afaste da costa —, diminuindo a burocracia e elevando a frota marítima para o transporte de contêineres, baixando custos e desafogando as estradas brasileiras. A ANTAQ e o Ministério da Infraestrutura estão trabalhando juntos nisso, assim como na ampliação do transporte de passageiros via navegação, informou.
(Fonte adaptada: Agência Senado >acesso em 01 de outubro de 2019)
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a ANTAQ, é:
No MS-Excel, ao digitar na Barra de Fórmulas =80- 35*4/2 e apertar Enter, o resultado será:
De acordo com as regras de concordância, é correto afirmar que o verbo “obriga” (linha 27) está flexionado na terceira pessoa do singular:
Em “Quando chamaram guerra global ao terrorismo (...)” (linhas 9 e 10), há um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo, o qual é empregado para:
Utilize a imagem abaixo para responder as próximas duas questões

Em “Seus conceitos são estranhos.”, a expressão “conceitos” pode ser interpretada como:
As faltas cometidas pelo representante comercial decorrentes de infrações das normas disciplinares são graves e leves, conforme a natureza do ato e circunstâncias de cada caso. São consideradas graves, as seguintes faltas, exceto:
A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso, em que deve ser tomada uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. Constituem objetivos da gestão de documentos, exceto:
O uso pelo autor da expressão “algo” na frase abaixo tem como objetivo principal: “Apenas seus olhos denunciaram algo próximo da súplica.” (linhas 14 e 15)
As orações reduzidas não se iniciam por relativo nem por conjunção, contudo são repletas de significado em relação à principal. No período abaixo, “espalhadas em várias galerias e galpões” é uma oração reduzida, que possui em relação à oração principal valor:
"Havia cerca de 6.000 pessoas presas no local, espalhadas em várias galerias e galpões.” (linhas 1 e 2)