“Somos frutos de nossa história e de nosso passado". Assim como as pessoas, a concepção de saúde de um país está intimamente ligada ao seu contexto histórico e social. Para compreender a complexa realidade de saúde no Brasil é fundamental entender as relações políticas, sociais e históricas pelas quais passamos ao longo do tempo. Sobre esse tema analise as afirmações:
I. O Brasil colônia respeitava a legislação e as práticas vigentes em Portugal. Por essa razão, com a colonização se iniciaram as primeiras ações de saúde normatizadas por Portugal.
II. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o modelo campanhista de saúde do início do século XX não colaborou para a diminuição de casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.
III. Em 1910 é divulgado para o mundo o resultado do relatório Fleixner, considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos EUA, com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial.
IV. A educação formal de enfermeiras brasileiras, iniciou pelo curso de parteiras junto à escola médica, no século XIX.
V. Como consequência do Flexerianismo que consolidou o modelo científico na medicina, o ensino médico passa a ser calcado nas especializações e no uso crescente de novas tecnologias.
Assinale a opção CORRETA:
A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.
Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.
A respiração é a sucessão rítmica de movimentos de expansão pulmonar, com a finalidade de realizar trocas gasosas. Referente a respiração avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) O oxigênio é vital para o ser humano, no momento da inspiração ocorre a contração do diafragma, a expansão do tórax, levando a uma pressão negativa que expande o volume e diminui a pressão alveolar e atmosférica.
( ) A expiração é um processo ativo, que envolve a retração do tecido elástico do pulmão à medida que os músculos do diafragma e intercostais se deslocam, gerando a diminuição do volume torácico e assim o aumento da pressão no interior do alvéolo.
( ) Os problemas na respiração podem ser advindos da ventilação: obstrução, atelectasia, perda da elasticidade pulmonar; pela difusão do oxigênio, pelo transporte e também pela regulação do suprimento de oxigênio.
( ) Referente a taxonomia um indivíduo eupneico está com a respiração normal dentro dos valores de referência, taquipneico acima dos valores considerados de referência e bradipneico abaixo dos valores de referência.
( ) A capacidade pulmonar é verificada pelo volume respiratório e o espaço morto anatômico (150cm³ de ar que não está envolvido nas trocas gasosas alveolares, fica no interior da célula).
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Leia este texto para responder à questão.
Eu queria poder pegar nela.
Atendendo ao critério sintático, para preservar a regência verbal, e ao semântico, para preservar o sentido, é possível ALTERAR essa frase para:
Leia este texto para responder à questão.
Eu, em pequena, roubava rosas.
A forma verbal em destaque, flexionada no pretérito imperfeito do indicativo, no contexto em que está inserida, DENOTA:
Leia este texto para responder à questão.
Entreabri somente o bastante para que meu esguio corpo de menina pudesse passar.
Esse período contém uma Oração Subordinada Adverbial:
Os números de telefones fixos em Minas Gerais possuem oito algarismos. Sabe-se que esses números não podem começar com zero, sendo assim, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o número máximo de telefones que podem ser instalados no estado.
João, Ana, Clara e Marcelo são vizinhos e no condomínio em que vivem, cada quarteirão é composto por quatro casas, e cada casa é pintada de uma cor. Observe as afirmativas a seguir:
• Marcelo não vive na casa azul tampouco na verde;
• João não vive na casa azul;
• Ana vive na casa branca.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quem, entre os quatro vizinhos, vive na casa amarela:
Sobre as características do Windows 10, analise as afirmativas a seguir:
I- É um sistema operacional gráfico.
II- Permite criar uma conta para cada usuário que utiliza o computador.
III- Permite executar vários programas ao mesmo tempo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
No que tange às prerrogativas reconhecidas à Guarda Municipal, assinale a alternativa INCORRETA:
Pietro já soma 25 anos e ainda não começou a trabalhar. Sustentado pela mãe, passa os dias dormindo e na calada da madrugada sai, equipado com latas de tinta, colocando sua marca em paredes e portões em alguns bairros da cidade.
Em relação à pichação, assinale a alternativa CORRETA:
Precursora da Escola de Relações Humanas, Mary Parket Follet desenvolveu conceitos de foram redescobertos por estudiosos da administração anos mais tarde. Suas ideias serviram de contraste para a administração científica. Ela abordou temas como
O planejamento, para as organizações, é uma ferramenta fundamental para a orientação de seus cursos de ações, que visam à construção de caminhos rumo aos objetivos almejados. (Kotler e Keller, 2006). Chiavenato (2007) explica que o ato de planejar não significa adivinhar, mas é uma forma de antever alguns eventos. Dividido em estratégico, tático e operacional, quando o planejamento é amplo, envolvente e abrange toda a organização é chamado de planejamento estratégico. Quando desenvolvido em cada departamento, no nível intermediário, é chamado de tático. Planejamento operacional é aquele que se refere a cada tarefa em particular. São considerados planos táticos:
A definição de “qualidade” proposta por Garvin (1992) é resultante de um processo evolutivo e vem passando por uma revolução considerável em diferentes organizações. As propostas elaboradas por este autor são consideradas as mais complexas em relação a outros autores da área. Para ele, a qualidade se define a partir de cinco abordagens principais, quais sejam:
Segundo Ricardo Antunes (2011), em seu livro intitulado “Adeus ao Trabalho?”, nos países de capitalismo avançado, a década de 1980 trouxe profundas transformações no mundo do trabalho. Nesse contexto, em resposta à crise do Fordismo dos anos de 1970, apresenta-se o Toyotismo, que tem como traços constitutivos básicos: