A partir da segunda metade dos anos 1990, com a Reforma Gerencial, surgiram uma série de novidades na Administração Pública brasileira. NÃO corresponde a uma dessas novidades:
Embora se associe normalmente a avaliação de desempenho à mensuração de eficiência na gestão de programas públicos, este não é, evidentemente, o único e, eventualmente, nem o mais importante critério a ser utilizado na avaliação. A lista dos critérios que podem ser utilizados é longa e a escolha de um, ou vários deles, depende dos aspectos que se deseja privilegiar na avaliação. Nesse sentido, assinale a alternativa a seguir que corresponde ao conceito de efetividade.
São instrumentos de transparência da gestão fiscal, previstos expressamente na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal – LRF) e suas alterações, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, EXCETO:
Analise a tabela abaixo sobre a produção de soja com fator de produção variável (mão de obra) e a sentença a seguir:
Considerando o Produto Médio do Fator de Produção Variável (Pme = Q/L) e o Produto Marginal do Fator de Produção Variável (Pmg = ∆Q / ∆/L), pode-se afirmar que até o período 5 o aumento na mão de obra gera um Pmg crescente de 30 unidades e Pme de 15 unidades. A partir daí, não é vantagem aumentar o fator de produção mão de obra, uma vez que Pmg passa a ser decrescente (1ª Parte). A partir do período 6, o Pme cai de 11 para 8 unidades e Pmg cai de 5 para 2, demonstrando que o aumento de unidades de mão de obra gera decréscimo da produção marginal em unidades (2ª Parte). Pela análise do Pme e do Pmg, é possível verificar que há uma eficiência do aumento das unidades de mão de obra empregada, demonstrada pelo aumento constante do Produto Marginal de Produção até o final do período (3ª Parte).
Quais partes estão corretas?
A forma como uma sociedade está organizada nas questões políticas, econômicas e sociais para o desenvolvimento das atividades econômicas considerando a produção, a troca e o consumo de bens e serviços é definida como: