Placas solares comuns dependem de dias ensolarados para gerar energia. Mas podemos gerar eletricidade com a ajuda de gotas de chuva, revestindo placas solares com uma fina camada de grafeno. Os íons dissociados a partir da água da chuva
tornam a combinação grafeno e água da chuva um par perfeito para geração de energia. O processo requer apenas uma camada de grafeno para que grande quantidade de elétrons
se movimente ao longo da superfície.

TANG, Q. et al. A Solar Cell that is Triggered by Sun and Rain.
Angewandte Chemie International Edition, n. 55, 2016 (adaptado).
Ao produzir eletricidade em dias chuvosos, o grafeno
Considere a situação descrita a seguir para responder às questões de números 48 e 49.
No interior de um calorímetro, de capacidade térmica 100 cal/ºC, há um litro de certo líquido de densidade 103 kg/m3 e calor específico 1,0 cal/(g.ºC), à temperatura ambiente. Mantendo o sistema isolado do meio ambiente, insere-se no líquido um aquecedor de especificações nominais (1100 W;220 V) o qual permanece conectado à rede elétrica compatível durante 40 s. Ao fim desse tempo, observa-se uma dilatação real no líquido de 1% de seu volume inicial.
O aquecedor, mencionado anteriormente, de especificações nominais (1100 W; 220 V), ao ser ligado corretamente à fonte de tensão, deve ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade _______. A sua resistência elétrica, ôhmica, deve ser de _______ Ω.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.
A figura abaixo apresenta um pequeno circuito com três lâmpadas em série. A lâmpada do meio (L2) está piscando constantemente e fazendo um barulho estranho um bombeiro precisa retira-la com segurança e para isso, ele têm uma ideia.
Coloca em contato nos pontos B e C do fio um outro fio de cobre com resistência próxima de zero. Desta forma, a lâmpada do meio

O gráfico anterior apresenta a condutividade elétrica em função do tempo de sepultamento de um corpo em uma cova. A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a
facilidade que certos materiais possuem de transportar cargas elétricas ou correntes elétricas. No gráfico, os pontos referem-se aos dados experimentais de medição local e a curva em linha contínua expressa o ajuste de um modelo matemático expresso pela função σ. Com base nessas informações e acerca de eletricidade e magnetismo, assinale a opção correta.
A figura mostra dois condutores retilíneos muito longos e perpendiculares entre si percorridos por correntes elétricas constantes I1 e I2, tais que I1 > I2, e um ponto P, pertencente ao mesmo plano que contém os condutores.

Em determinado instante, uma partícula de dimensões desprezíveis e eletrizada com uma carga elétrica positiva q passa pelo ponto P, com velocidade , na direção e no sentido indicados na figura. Desprezando o campo magnético terrestre, quando submetida aos campos magnéticos criados pelas correntes elétricas I1 e I2, essa partícula fica sujeita a uma força magnética resultante mais bem representada em: