Considerando as questões relativas ao diagnóstico psicopedagógico, quanto aos objetivos do diagnóstico psicopedagógico, marque a única alternativa correta.
Este transtorno se caracteriza por comportamentos inadequados, impulsivos e hiperativos, associados a dificuldades em manter a atenção e a concentração. Marque a única alternativa que corresponde ao transtorno descrito.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146/2015) CAPÍTULO IV DO DIREITO À EDUCAÇÃO
“Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis
e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades
físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.”
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade ___________________.
Marque a única alternativa que completa corretamente o excerto:
“O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar as profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto
aos princípios que regem a boa conduta profissional e instituir diretrizes para o exercício profissional.” (Código de Ética do Psicopedagogo – Abpp).
De acordo com o código de ética do psicopedagogo, marque a única alternativa correta.
Nos termos da Lei Orgânica do Município de Anajás, é de competência privativa da Câmara a iniciativa dos projetos de lei que versam sobre:
Considerando as características dos processadores de um computador moderno, é correto afirmar que a velocidade de uma CPU é expressada em:
Considerando o fragmento de tabela do programa Microsoft Excel, ao utilizar a fórmula =ÍNDICE(A1:B3;2;2) na célula A4, será exibido o valor:

Paulo precisou comprar uma máquina de lavar. Pesquisou o preço em três lojas diferentes. Na primeira loja, o valor do produto era 20% mais caro que na segunda loja e 10% mais barato que na terceira loja. Sabe-se que o valor do produto na terceira loja era de R$ 500,00. Qual o valor do produto na primeira loja?
Marcia comprou um carro por R$ 50.000,00. Após um ano, o preço do carro abaixou em 10%. Ao descobrir que seu carro estava valendo 10% a menos na tabela oficial de preços, Márcia ficou nervosa e bateu o carro, que acabou amassando. Ela ficou chateada, foi vender o carro e acabou perdendo mais 10% do valor da tabela oficial. Após a batida, quanto ficou valendo o carro de Márcia?
Um dos maiores desafios do Brasil é a substituição de veículos antigos e altamente poluentes por aqueles mais modernos e sustentáveis. Qual a fonte de energia, considerada poluente, que move os veículos, ainda em maior número circulando no Brasil?
“A expressão, desenvolvimento sustentável, designa um modelo de desenvolvimento que visa a articular o progresso econômico, social e político dos Estados nacionais com a preservação ambiental, levando em consideração a finitude da maioria dos recursos naturais de que a sociedade faz uso.”
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.htm.)
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de ações sustentáveis.
A legislação sobre águas no Brasil é uma estrutura abrangente que visa a gestão, conservação e proteção dos recursos hídricos do país. Com base na Constituição Federal de 1988, o gerenciamento dos recursos hídricos é descentralizado, com a responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estaduais e municipais, bem como a participação da sociedade civil organizada. A Lei nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos. Além disso, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) coordena as ações e políticas relacionadas à água em todo o território nacional, promovendo a utilização racional e equitativa dos recursos.
Assinale a alternativa que tenha o principal objetivo da legislação brasileira sobre águas.
A operação de equipamentos para a dosagem de produtos químicos no tratamento de água é essencial para garantir a qualidade da água tratada. Produtos como coagulantes, floculantes, cloro e outros desinfetantes são fundamentais para os processos de coagulação, floculação e desinfecção. A dosagem correta desses produtos é crucial para evitar tanto a subdosagem, que pode resultar em tratamento inadequado, quanto a superdosagem, que pode causar desperdício e problemas de saúde pública. Para assegurar a dosagem precisa e contínua, são utilizados equipamentos como bombas dosadoras, tanques de armazenamento e sistemas de controle automático. Estes equipamentos são projetados para manter a concentração ideal dos produtos químicos, assegurando a eficiência dos processos de tratamento e a segurança do sistema. Com isso, marque a alternativa que contenha a principal função dos equipamentos utilizados na dosagem de produtos químicos no tratamento da água.
Considere as afirmativas relacionadas à abordagem de resolução de problemas (GIL, 2012) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Após a influência das teorias cognitivas, essa abordagem passou a ser vista como uma atividade mental complexa constituída por uma ampla variedade de habilidades e ações cognitivas.
(__)Pode-se definir resolução de problemas como uma situação na qual um indivíduo deseja conhecer algo, mas desconhece o curso de ação necessária para alcançar o que pretende.
(__)A resolução de problemas se confunde com a resolução de exercícios, pois ambas têm a situação claramente definida, há um problema explícito, os procedimentos são pré-determinados e conduzem a uma única resposta correta.
(__)Nos problemas, a situação nem sempre é claramente definida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Segundo Silva (2015), na análise cultural contemporânea, a questão do racismo não pode ser analisada sem o conceito de representação, que não pode ser desligada das questões de poder. Um currículo crítico, que se preocupa com as questões do racismo,
deve colocar no centro de suas estratégias pedagógicas a noção de representação definida pela(s):
(A) Teorias do Capital Humano.
(B) Teorias Queer.
(C) Teorias dos Estudos Culturais.
(D) Teoria de Meritocracia de Bourdieu.
(E) Teorias Positivistas.