No que se refere ao adensamento de solos saturados moles, assinale a alternativa que representa a principal necessidade a ser resolvida antes de se colocar sobrecarga sobre esse tipo de solo:
Considere o seguinte texto sobre construções de túneis: “...esse método é uma maneira segura e muito eficiente de construir túneis. Basicamente, logo após a escavação parcial do maciço é instalada a estrutura de suporte. Esta estrutura é feita com concreto projetado e complementada, quando necessário, por tirantes e cambotas. Esse método teve evolução significativa na Europa entre o final da década de 1950 e a primeira metade da década seguinte, sendo seu desenvolvimento fruto da experiência com trabalhos de execução de túneis em minas de carvão...” (SOLOTRAT, 2009). Assinale a alternativa que contém CORRETAMENTE a sigla, em inglês, de tal método:
Existe uma Norma específica da ABNT para a execução de tirantes ancorados no terreno. Escolha, das alternativas abaixo, a que contém a Norma específica para esse tipo de obra:
Considere os itens listados a seguir. Assinale a alternativa que contenha, dentre os itens listados, todos os métodos geofísicos utilizados exclusivamente na Geologia de Engenharia: I.Eletrorresistividade. II.Gravimetria. III.Radar de Penetração no Solo – GPR. IV.Optometria. V.Magnetometria.
Considere o seguinte texto: “...sistemas de blocos falhados resultantes de perturbações tectônicas, onde os esforços tradicionais geram um sistema de falhas normais escalonadas que, por sua vez, dão origem a regiões depressivas ou elevadas...” (GUERRA e CUNHA, 2007). Escolha a alternativa que contém CORRETAMENTE o nome utilizado para designar as regiões elevadas especificadas no texto.
Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue os itens de 46 a 49.
A CF determina que os estados e o Distrito Federal (DF) apliquem, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em manutenção e desenvolvimento do ensino.
As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de desenvolvimento, Vigotsky enfatiza o modelo sociointeracionista. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O uso do reforço positivo, na prática de ensino, é uma estratégia adotada pelos professores para aumentar a probabilidade de o aluno dar respostas de acordo com os objetivos esperados.
Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.
A atribuição de notas é preponderante na avaliação formativa.
Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.
A avaliação deve acontecer sempre ao final do conteúdo ministrado para que o professor possa descobrir o que o aluno não aprendeu.
Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes
A LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, o tipo de avaliação que utilizará ao final do conteúdo ministrado, pois, assim, garantirá a segurança dos resultados alcançados.
Acerca da relação educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
Para Dewey, a escola deve assumir as características de uma comunidade democrática artificial na qual a criança aprenda, pela própria vivência, as práticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, futuramente, em sua vida adulta, à sociedade democrática.
Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.
Na concepção pedagógica de Paulo Freire, a educação é uma experiência de libertação humana que se realiza no diálogo crítico entre o educador e o educando.
Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
A liderança democrática contrapõe-se à liderança autoritária, sobretudo pela forma de condução compartilhada do processo decisório.
Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.
O projeto político-pedagógico de uma escola, além de ser um documento formal, deve explicitar o compromisso com a formação do cidadão com base em princípios de autonomia da escola, de solidariedade entre os agentes educativos e de estímulo à participação de todos em um projeto comum e coletivo.
Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.
A seleção de conteúdos deve estar vinculada aos objetivos propostos e à explicitação dos conhecimentos mais significativos a serem trabalhados em uma dada situação de aprendizagem.