Acerca de comunicação pública, julgue os próximos itens.
A comunicação de governo deve ser utilizada para divulgar, de forma propagandística, todas as ações do Estado.
Acerca de comunicação pública, julgue os próximos itens.
A comunicação pública pode ser identificada como comunicação organizacional, área responsável por produzir e analisar comunicações no âmbito das organizações.
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
A apuração compreende a etapa basilar do processo de produção da notícia, visto que, por meio dessa etapa, os fatos são colhidos e, posteriormente, unidos aos dados disponíveis para, consequentemente, construírem a notícia.
Acerca da administração pública e dos poderes e deveres do administrador público, julgue os próximos itens.
Ao administrador público são atribuídos poderes
discricionários, sendo-lhe facultado renunciar parcialmente
aos poderes recebidos.
Julgue os itens a seguir, referentes a arquivamento.
São denominados arquivos permanentes os documentos
custodiados em caráter definitivo, em razão de seu valor, e aos
quais o acesso é público.
Acerca de administração de materiais, julgue os itens a seguir.
No estoque de matéria-prima, armazenam-se os itens
produzidos que ainda não foram vendidos.
Julgue os próximos itens, relativos a ética no serviço público.
O servidor público deve questionar os procedimentos
determinados por sua chefia que importem atrasos no
atendimento ao cidadão, propondo soluções. Na hipótese de o
chefe direto recusar-se a adotar novos procedimentos, o
servidor deverá procurar autoridade imediatamente superior à
sua chefia, a fim de que o problema seja solucionado.
Julgue os itens seguintes, acerca do Estatuto dos Servidores do estado do Espírito Santo.
Caso uma servidora pública sofra, no intervalo do trabalho, um
acidente no percurso entre o órgão onde é lotada e o local onde
almoça todos os dias, esse tal acidente será equiparado a um
acidente em serviço.
Um analista de órgão público, com o objetivo de verificar se o número de acidentes foi reduzido após a implantação de barreira eletrônica em ponto crítico de uma avenida, realizou uma pesquisa, que consistiu na observação do tráfego de veículos automotores durante 30 horas, divididas uniformemente entre os períodos da manhã, tarde e noite, por meio da qual se constatou a quantidade x de acidentes por hora. Na tabela abaixo, são apresentadas algumas estatísticas descritivas produzidas nessa pesquisa
Com base na situação hipotética e na tabela acima apresentadas, julgue os itens a seguir.
Considere que, para calcular o tamanho de uma amostra,
utilize-se a seguinte fórmula: em que d seja o erro
estatisticamente admissível. Em face dessa situação, é correto
afirmar que, caso a variância dos dados seja igual a 0,25, para
qualquer nível de confiança, essa fórmula será uma boa
aproximação.
Um analista de órgão público, com o objetivo de verificar se o número de acidentes foi reduzido após a implantação de barreira eletrônica em ponto crítico de uma avenida, realizou uma pesquisa, que consistiu na observação do tráfego de veículos automotores durante 30 horas, divididas uniformemente entre os períodos da manhã, tarde e noite, por meio da qual se constatou a quantidade x de acidentes por hora. Na tabela abaixo, são apresentadas algumas estatísticas descritivas produzidas nessa pesquisa
Com base na situação hipotética e na tabela acima apresentadas, julgue os itens a seguir.
Em uma distribuição simétrica, a média, a mediana e a moda
devem ter o mesmo valor.
Considerando que foi realizado estudo para modelar a distribuição da quantidade X de pontos acumulados por infrações de trânsito cometidas por um condutor de veículo de passeio ao longo de um ano, julgue os itens a seguir, relativos a probabilidades e inferência estatística.
Nessa situação, caso uma amostra possua n elementos, poderão
ser geradas n ! 1 amostras Jackknife.
Um engenheiro realizou pesquisa em que analisou a relação entre a quantidade de curvas de um trecho de serra (X) e o tempo gasto em minutos (Y) por veículos de passeio — em que Y seja a variável resposta e X, a variável regressora —, com o objetivo de propor soluções que permitam diminuir o tempo gasto por esses veículos. A tabela abaixo apresenta os resultados da análise de variância (ANOVA) do modelo de regressão linear simples na forma Y = α + βX + g, em que α e β são os coeficientes do modelo e g representa o erro aleatório.
Considerando a situação hipotética e a tabela acima apresentadas, julgue os itens que se seguem
Na situação em apreço, caso a covariância entre X e Y seja
positiva, a correlação linear de Pearson entre X e Y também
será positiva.
Um engenheiro realizou pesquisa em que analisou a relação entre a quantidade de curvas de um trecho de serra (X) e o tempo gasto em minutos (Y) por veículos de passeio — em que Y seja a variável resposta e X, a variável regressora —, com o objetivo de propor soluções que permitam diminuir o tempo gasto por esses veículos. A tabela abaixo apresenta os resultados da análise de variância (ANOVA) do modelo de regressão linear simples na forma Y = α + βX + g, em que α e β são os coeficientes do modelo e g representa o erro aleatório.
Considerando a situação hipotética e a tabela acima apresentadas, julgue os itens que se seguem
Nessa situação, para calcular os intervalos de confiança dos
parâmetros do modelo, deverá ser utilizada a variância de Y.
Um engenheiro realizou pesquisa em que analisou a relação entre a quantidade de curvas de um trecho de serra (X) e o tempo gasto em minutos (Y) por veículos de passeio — em que Y seja a variável resposta e X, a variável regressora —, com o objetivo de propor soluções que permitam diminuir o tempo gasto por esses veículos. A tabela abaixo apresenta os resultados da análise de variância (ANOVA) do modelo de regressão linear simples na forma Y = α + βX + g, em que α e β são os coeficientes do modelo e g representa o erro aleatório.
Considerando a situação hipotética e a tabela acima apresentadas, julgue os itens que se seguem
Na situação em apreço, para verificar se os resíduos do modelo
apresentam heterocedasticidade, deverá ser utilizada a
estatística de Durbin-Watson.
A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condi- ções oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão