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Piaget define a aprendizagem humana como a construção de estruturas de assimilação, ou seja, aprender é construir estruturas de assimilação. Em outras palavras, aprende-se porque se age para conseguir algo e, em um segundo momento, para se apropriar dos mecanismos dessa ação primeira. Aprende-se porque se age e não porque se ensina. Isso significa que:

I. O ensino não pode ser visto como a fonte da aprendizagem.

II. A fonte da aprendizagem é a ação do sujeito para conseguir aprender.

De acordo com a proposição acima:

Segundo Zabala, para facilitar a aprendizagem dos alunos, há necessidade de relações interativas. Deduz-se com isso uma série de funções dos professores, a partir do próprio planejamento. Podem ser caracterizadas, entre tantas funções, as ações descritas nos itens a seguir: a) Planejar a ação docente de uma maneira suficientemente flexível, para permitir a adaptação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino aprendizagem. b) Contar com as contribuições e conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização. c) Ajudar os alunos a encontrar sentido no que estão fazendo, para que conheçam o que têm que fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo. d) Oferecer ajudas adequadas no processo de construção do aluno, para os progressos que experimenta e para enfrentar os obstáculos com os quais se depara. Diante disso, assinale a alternativa correta.

A aprendizagem escolar é uma atividade planejada, intencional e dirigida, e não algo casual e espontâneo. Aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra. A atividade cognoscitiva do aluno é a base e o fundamento do ensino, e este dá a direção e perspectiva àquela atividade por meio dos conteúdos, problemas, métodos, procedimentos organizados pelo professor em situações didáticas específicas.

Considerando o disposto acima, analise as afirmações a seguir, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) Todo conhecimento se baseia nos dados da realidade, que são o seu conteúdo, mas a apreensão dos dados da realidade requer ações mentais.

( ) A ideia de progressividade no desenvolvimento escolar não se aplica à organização das aulas.

( ) Na aprendizagem escolar há influência de fatores afetivos e sociais.

O trabalho de orientação, localização e representação deve partir do espaço próximo para o distante, porém não de forma concêntrica, mas num cotejamento permanente entre essas duas instâncias. Diante disso, o ensino de Geografia precisa: I. De um ponto de partida e de chegada que é a realidade. II. Observar a realidade que não é uma mera identificação de elementos. III. Entender que a localização e o mapeamento dos aspectos observados não encerram uma análise geográfica, mas que marcam seu início. IV. Compreender que o mapa não traz mudança qualitativa na capacidade de o aluno pensar o espaço. Assinale a alternativa correta:

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre a linguagem humana e sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) Toda criança, independentemente de condições sócio-econômicas e culturais, desde que esteja exposta a um input linguístico, adquire a linguagem de forma natural e espontânea, percorrendo fases distintas do processo de aquisição da linguagem, que são comuns a todas as crianças.

( ) Na proposta de ensino da Língua Portuguesa, a leitura deve ocupar um papel de grande relevância, visto que as atividades de leitura, desde as primeiras etapas escolares, apontam para o desenvolvimento de competências linguísticas que contribuem de forma decisiva para a formação integral da pessoa, atuando como fonte de informação, aquisição de cultura e conhecimento e, ainda, como fonte de lazer e entretenimento.

( ) A dislexia é um distúrbio específico da linguagem ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, resultante de um processo de má alfabetização, da desatenção costumeira em aula por parte de alguns alunos, da desmotivação, das condições sócio-econômicas da criança ou de sua baixa inteligência.

( ) Ao propor um trabalho com texto, o professor deve priorizar atividades de leitura, análise e interpretação textual, incluindo questões que abordem o gênero do texto, localizações espaciais e temporais, (quando o texto assim o permitir), o vocabulário e implícitos importantes. Pode também orientar o trabalho para produção textual, incluindo construção de frases, parágrafos, paráfrases, resumos, entre outros.

( ) Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é importante que o aluno inicie o estudo da gramática normativa, com abordagens precisas e conceituais acerca da Morfologia e da Sintaxe, com atividades e questões específicas para atender a essa finalidade, dissociadas do trabalho com textos.

( ) Ao trabalhar com uma obra de literatura infantil, cuja personagem seja usuária de uma variante linguística estigmatizada, como a que diz: “Arguém percisa trabaiá de sor a sor", o professor deve propor atividades escritas na sequência, fazendo com que os alunos reescrevam as falas dessa personagem de acordo com a variante padrão e culta da linguagem. Não cabem, nesse caso, visto tratar-se de uma obra de ficção, as abordagens acerca da variação linguística e dos fatores extralinguísticos que incidem na produção da fala.

Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".

( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.

( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.

( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.

( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.

( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.

Vasconcellos fala sobre planejamento e, nesse sentido, diz que: “Há, então, esta questão mais elementar hoje colocada, que é a valorização do planejamento, o estar mobilizado para fazê- lo, entendê-lo realmente como uma necessidade. Trata-se de um problema filosóficoaxiológico, de posicionamento valorativo, de ver sentido, acreditar. O planejamento é político, é hora de tomada de decisões, de resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica. Mas para chegar a isso, é preciso atribuir-lhe valor, acreditar nele, sentir que planejar faz sentido, que é preciso."

Para a efetivação disso, é preciso considerar as afirmativas abaixo:

I. Acreditar que o planejamento é uma necessidade do professor

II. Entender que são as ações que mudam a realidade.

III. Compreender que o professor, norteado pelo planejamento, age sobre si mesmo e sobre as condições reais de existência.

IV. Pensar que não é preciso direcionar a nossa ação pedagógica,

Está (estão) correta(s):

Em uma situação de produção de escrita espontânea, uma aluna fez uma lista de animais conhecidos, conforme transcrito abaixo:

Caxorino (CACHORRINHO)
uso (URSO)
ra (RÃ)
pasarino (PASSARINHO)

Com relação à escrita das palavras acima, pode-se afirmar que a escrita da aluna corresponde ao nível descrito corretamente na alternativa:

Para a efetivação da aprendizagem é indispensável a criação de um ambiente seguro e ordenado, que ofereça a todos os alunos a oportunidade de participar, num clima com multiplicidade de interações que promovam a cooperação e a coesão do grupo. Interações essas presididas pelo afeto, que contemplem a possibilidade de se enganar e realizar as modificações oportunas; onde convivam a exigência de trabalhar e a responsabilidade de trabalhar e de realizar o trabalho autonomamente, a emulação e o companheirismo, a solidariedade e o esforço; determinadas interações que gerem sentimentos de segurança e contribuam para formar no aluno uma percepção positiva e ajustada de si mesmo. Diante dessa afirmação podemos chegar às seguintes conclusões: A) Esse autoconceito não influi na maneira de se situar frente à aprendizagem. B) As características das atividades propostas não são essenciais à aprendizagem. C) A tarefa do professor consistirá em criar um ambiente motivador, que gere o autoconceito positivo dos alunos, a confiança em sua própria competência para enfrentar os desafios que se apresentam. D) É assim, porque na aprendizagem intervêm numerosos aspectos do tipo afetivo e relacional, de maneira que o processo seguido e os resultados obtidos adquirem papel definitivo na construção do conceito de si mesmo. Assinale a alternativa correta.

Analise as considerações abaixo sobre a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) Uma preocupação constante com o reconhecimento dos algarismos, o nome dos números e o domínio da sequência numérica.

( ) Uma metodologia onde o professor transmite os conhecimentos e que exercite a criança a respostas exatas e corretas, pois se fundamenta em explicações precisas que evita o erro e fixa a aprendizagem.

( ) Uma proposta com grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, onde as crianças desenvolvam, ampliem e conservem o prazer e a curiosidade em relação aos conhecimentos matemáticos.

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