O mundo, após a Segunda Guerra Mundial, ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeadas principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial. A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científico-Informacional ganhou destaque a partir dos avanços tecnológicos e científicos na indústria, mas também abrange progressos na agricultura, na pecuária, no comércio e na prestação de serviços. Todos os setores da economia se beneficiaram com as novas conquistas produzidas através de grandes investimentos em centros de pesquisas de países desenvolvidos.
Dentre as principais características e consequências dessa revolução, têm-se:
I. a diminuição dos custos e aumento da produção industrial;
II. a utilização de várias fontes de energia, inclusive as mais poluentes;
III. o desenvolvimento da robótica, engenharia genética e biotecnologia.
Analise as afirmações e assinale a opção correta.
A infraestrutura de um país por meio de uma matriz de transporte balanceada afeta diretamente na competitividade em relação aos custos e a qualidade dos produtos, mais que isso, está atrelada ao crescimento econômico de uma nação. Dentre os modais mais utilizados o Brasil possui uma dependência relativamente alta com 61,4% de toda a carga transportada no modal rodoviário, impactando diretamente na composição dos custos. Dentre os demais modais, verifica-se que o ferroviário e o aquavário podem ser mais bem utilizados aumentando a sua participação no volume de cargas, desde que investimentos sejam efetuados.
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/802267.pdf
Assinale a alternativa correta dentre as vantagens do transporte rodoviário.
Sobre o Projeto Político-Pedagógico na educação infantil, podemos dizer que
Sabemos que o brincar é uma importante atividade para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e de algumas capacidades. Na brincadeira de faz de conta, a criança socializa, interage, utiliza e experimenta regras e papéis sociais. Nesse sentido, podemos dizer que
"À criança, deve-se contar e ler histórias adequadas à sua idade, para que fantasiem e sonhem com as aventuras de seu mundo imaginário. Ler e contar histórias é, por si só, uma arte, é meio de comunicação. Um bom texto nos conduz a viagens inimagináveis, de alegria, de felicidade, de amor, etc. Sendo assim, para a criança, uma boa história tem o poder de diverti-la e, ao mesmo tempo, estimular sua aprendizagem".
Assinale a alternativa que não apresenta metas do professor para o desenvolvimento da leitura na educação infantil.
Para organização, seleção e planejamento de conteúdos matemáticos a serem aplicados, o profissional da educação infantil precisa considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças. Para isso, deve-se considerar que, exceto:
Leia uma situação observada em uma turma com crianças de cinco anos de uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte: "Essa é a primeira semana após as férias de julho na instituição de educação infantil. A turma com crianças de cinco anos está tranquila. Após realizarem uma pintura na oficina de artes, aconteceu o momento de brincadeiras livres no qual as crianças poderiam escolher o que fazer dentro ou fora da sala. A professora circula entre as crianças e conversa com elas. Duas meninas escrevem no quadro de giz que fica do lado de fora da sala. Marcela escreve o nome de um colega, “CARLOS”, e pede que Miriam adivinhe qual nome ela escreveu. Miriam olha para o nome, mas não responde. Marcela chama Bruno, que responde corretamente. Marcela sorri, balançando a cabeça afirmativamente. Bruno se afasta. Miriam escreve “TADE” e Marcela rapidamente lê “Tadeu”. Marcela chama Bruno novamente, que diz: “É Amanda”. Marcela balança a cabeça negativamente e diz: “Não. É Carlos e Tadeu”. Bruno volta a brincar com Lúcio. Miriam apaga os dois nomes. Antônio se aproxima do quadro de giz e escreve o próprio nome corretamente. Miriam tenta apagá-lo, ao que Antônio diz: “Não apaga o meu”. Marcela escreve novamente “CARLOS” e “TÁDE”, acrescentando um acento agudo à letra “A”. Ela olha para o quadro por alguns segundos, apaga o acento agudo e pergunta a Miriam: “Tá certo, não tá?”. Miriam balança a cabeça afirmativamente. Marcela escreve “MA”, apaga as letras e se dirige a Miriam: “Vamos fazer maior?”. Ela, logo a seguir, escreve “CARLOS”. Antônio apaga a escrita da colega. Marcela diz: “Eu não apaguei o seu”. Ela escreve novamente e Antônio apaga. Marcela escreve mais uma vez, falando: “Não apaga, tá?”. Antônio apaga e olha para ela. Miriam chama a professora, que pede para Antônio parar. Ele se afasta e começa a brincar com um carrinho. Marcela escreve o próprio nome corretamente e conta o número de letras. Outras crianças se aproximam e também escrevem no quadro. As crianças continuam escrevendo e apagando nomes, letras e números por mais algum tempo. (NEVES; GOUVÊA; CASTANHEIRA, 2011, p. 130). Com base no texto, assinale a alternativa incorreta.
Indicadores da qualidade na educação infantil constituem-se em instrumento elaborado para que se tenha qualidade na instituição de educação infantil. Não são aspectos de qualidade a serem observados na instituição:
Leia o texto I para responder à questão.
As palavras abaixo apresentam hiato e tiveram seus acentos retirados. Assinale a alternativa em que a palavra, segundo as regras do português-padrão, não deverá levar acento gráfico.
Leia o texto I para responder à questão.
Na frase “Marx, portanto, errou completamente.", o conectivo destacado estabelece relação de
Leia o texto II para responder à questão.
A correta classificação para o sujeito da primeira oração do poema é
Leia o texto III para responder à questão.
A forma verbal ‘pôde’, no Texto III,
Leia o texto IV para responder à questão.
Sintaticamente, a expressão “meu querido Deus”, no contexto em que se encontra, classifica-se como
Leia o texto V para responder à questão.
Como forma de despertar a atenção do leitor, o enunciador do texto V só não se utilizou de
O “kicker", no futebol americano, tem a função de chutar a bola. Em uma determinada partida, o jogador que ocupava essa posição fez com que, ao chutar a bola, essa percorresse uma trajetória que foi descrita pela função h(x) = -x² + 3x + 10, na qual x é o tempo, em segundos, e h(x) é a altura da bola, em metros, no instante x. Nesse chute, a bola atingiu uma altura máxima entre