Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 98 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O mundo, após a Segunda Guerra Mundial, ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeadas principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial. A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científico-Informacional ganhou destaque a partir dos avanços tecnológicos e científicos na indústria, mas também abrange progressos na agricultura, na pecuária, no comércio e na prestação de serviços. Todos os setores da economia se beneficiaram com as novas conquistas produzidas através de grandes investimentos em centros de pesquisas de países desenvolvidos.

Dentre as principais características e consequências dessa revolução, têm-se:

I. a diminuição dos custos e aumento da produção industrial;

II. a utilização de várias fontes de energia, inclusive as mais poluentes;

III. o desenvolvimento da robótica, engenharia genética e biotecnologia.

Analise as afirmações e assinale a opção correta.

A infraestrutura de um país por meio de uma matriz de transporte balanceada afeta diretamente na competitividade em relação aos custos e a qualidade dos produtos, mais que isso, está atrelada ao crescimento econômico de uma nação. Dentre os modais mais utilizados o Brasil possui uma dependência relativamente alta com 61,4% de toda a carga transportada no modal rodoviário, impactando diretamente na composição dos custos. Dentre os demais modais, verifica-se que o ferroviário e o aquavário podem ser mais bem utilizados aumentando a sua participação no volume de cargas, desde que investimentos sejam efetuados.

https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/802267.pdf

Assinale a alternativa correta dentre as vantagens do transporte rodoviário.

Sobre o Projeto Político-Pedagógico na educação infantil, podemos dizer que

Sabemos que o brincar é uma importante atividade para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e de algumas capacidades. Na brincadeira de faz de conta, a criança socializa, interage, utiliza e experimenta regras e papéis sociais. Nesse sentido, podemos dizer que

"À criança, deve-se contar e ler histórias adequadas à sua idade, para que fantasiem e sonhem com as aventuras de seu mundo imaginário. Ler e contar histórias é, por si só, uma arte, é meio de comunicação. Um bom texto nos conduz a viagens inimagináveis, de alegria, de felicidade, de amor, etc. Sendo assim, para a criança, uma boa história tem o poder de diverti-la e, ao mesmo tempo, estimular sua aprendizagem".

Assinale a alternativa que não apresenta metas do professor para o desenvolvimento da leitura na educação infantil.

Para organização, seleção e planejamento de conteúdos matemáticos a serem aplicados, o profissional da educação infantil precisa considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças. Para isso, deve-se considerar que, exceto:

Leia uma situação observada em uma turma com crianças de cinco anos de uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte: "Essa é a primeira semana após as férias de julho na instituição de educação infantil. A turma com crianças de cinco anos está tranquila. Após realizarem uma pintura na oficina de artes, aconteceu o momento de brincadeiras livres no qual as crianças poderiam escolher o que fazer dentro ou fora da sala. A professora circula entre as crianças e conversa com elas. Duas meninas escrevem no quadro de giz que fica do lado de fora da sala. Marcela escreve o nome de um colega, “CARLOS”, e pede que Miriam adivinhe qual nome ela escreveu. Miriam olha para o nome, mas não responde. Marcela chama Bruno, que responde corretamente. Marcela sorri, balançando a cabeça afirmativamente. Bruno se afasta. Miriam escreve “TADE” e Marcela rapidamente lê “Tadeu”. Marcela chama Bruno novamente, que diz: “É Amanda”. Marcela balança a cabeça negativamente e diz: “Não. É Carlos e Tadeu”. Bruno volta a brincar com Lúcio. Miriam apaga os dois nomes. Antônio se aproxima do quadro de giz e escreve o próprio nome corretamente. Miriam tenta apagá-lo, ao que Antônio diz: “Não apaga o meu”. Marcela escreve novamente “CARLOS” e “TÁDE”, acrescentando um acento agudo à letra “A”. Ela olha para o quadro por alguns segundos, apaga o acento agudo e pergunta a Miriam: “Tá certo, não tá?”. Miriam balança a cabeça afirmativamente. Marcela escreve “MA”, apaga as letras e se dirige a Miriam: “Vamos fazer maior?”. Ela, logo a seguir, escreve “CARLOS”. Antônio apaga a escrita da colega. Marcela diz: “Eu não apaguei o seu”. Ela escreve novamente e Antônio apaga. Marcela escreve mais uma vez, falando: “Não apaga, tá?”. Antônio apaga e olha para ela. Miriam chama a professora, que pede para Antônio parar. Ele se afasta e começa a brincar com um carrinho. Marcela escreve o próprio nome corretamente e conta o número de letras. Outras crianças se aproximam e também escrevem no quadro. As crianças continuam escrevendo e apagando nomes, letras e números por mais algum tempo. (NEVES; GOUVÊA; CASTANHEIRA, 2011, p. 130). Com base no texto, assinale a alternativa incorreta.

Indicadores da qualidade na educação infantil constituem-se em instrumento elaborado para que se tenha qualidade na instituição de educação infantil. Não são aspectos de qualidade a serem observados na instituição:

Leia o texto I para responder à questão.

As palavras abaixo apresentam hiato e tiveram seus acentos retirados. Assinale a alternativa em que a palavra, segundo as regras do português-padrão, não deverá levar acento gráfico.

Leia o texto III para responder à questão.

 

A forma verbal ‘pôde’, no Texto III,

O “kicker", no futebol americano, tem a função de chutar a bola. Em uma determinada partida, o jogador que ocupava essa posição fez com que, ao chutar a bola, essa percorresse uma trajetória que foi descrita pela função h(x) = -x² + 3x + 10, na qual x é o tempo, em segundos, e h(x) é a altura da bola, em metros, no instante x. Nesse chute, a bola atingiu uma altura máxima entre

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282