Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Refletindo acerca do crescimento e do desenvolvimento motor na puberdade, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Nos meninos, o pico de crescimento em estatura ocorre aproximadamente aos 14 anos de idade, com grandes variações individuais, sendo normal sua ocorrência entre os 12 e os 16 anos de idade. Aproximadamente seis meses após o pico de crescimento em estatura, ocorre o pico de ganho de massa muscular, diretamente associado à elevação do hormônio testosterona.

( ) Especialmente em situações de esporte competitivo, alguns jovens podem ter desvantagem significativa enquanto estiverem em estágios de maturação biológica menos adiantada do que seus colegas de mesma faixa etária.

( ) Diferentemente dos meninos, as meninas com maturação biológica precoce (antes dos 12 anos de idade) apresentam uma vantagem transitória no desempenho esportivo.

( ) Na prática, os seguintes conceitos devem ser considerados durante a formação esportiva feminina no período pubertário: i) a velocidade de maturação biológica não é variável; ii) a idade cronológica é um indicador confiável do estágio de maturação biológica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282