Na avaliação formativa-reguladora, os instrumentos devem ser aplicados de forma:
1) contínua.
2) periódica.
3) sistemática.
4) transversal.
Está(ão) correta(s), apenas:
O currículo das práticas organizativas é denominado:
Para que o pedagogo não se perca em inúmeras atividades sem rumo e fique apenas resolvendo problemas emergenciais, é preciso que ele tenha um eixo articulador da organização do trabalho pedagógico, ou seja, o pedagogo escolar deve tomar como referência:
Constituem etapas do ciclo de treinamento:
1) avaliação dos resultados de treinamento
2) execução do processo de treinamento
3) identificação dos recursos de treinamento
4) levantamento das necessidades de treinamento
5) planejamento e programação do treinamento
Estão corretas, apenas:
Conforme as concepções de treinamento institucional, as técnicas de treinamento mais adequadas na transmissão de informações e quando o objetivo é mudar atitudes e comportamentos são as técnicas de treinamento:
A LDB prevê que a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo:
Na perspectiva sociointeracionista, um dos princípios que regem as sequências didáticas é:
A avaliação em sala de aula é considerada como um processo sistemático de acompanhamento da evolução:
1) social.
2) afetiva.
3) cognitiva.
4) psicomotora.
Está(ão) correta(s), apenas:
O critério estruturante do instrumento de avaliação que discute tanto a sua efetivação quanto se o instrumento utilizado está coerente com o planejamento é denominado de:
O currículo como processo se expressa em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. No âmbito das decisões políticas e administrativas, o currículo é caracterizado como:
A presença do pedagogo na escola é útil, porque ele possui um repertório de conhecimentos (das Ciências da Educação) que pode ajudar a equipe da escola no cumprimento da sua função. No processo de ensino-aprendizagem, esses conhecimentos precisam estar articulados aos objetivos:
Da pauta de um determinado treinamento consta como objetivo: “desenvolver pessoal que possa pensar a instituição em termos globais e amplos". A equipe responsável pelo treinamento deve considerar que o conteúdo a ser trabalhado constitui:
A conclusão de um processo de treinamento passa pela elaboração de um documento que deve conter todas as informações a respeito do processo, desde as razões que o provocaram até os resultados obtidos. O documento adequado a essa finalização do processo de treinamento é:
Releia o seguinte trecho: “Nessas aulas, porém, os alunos ouvem falar pouco ou nada da ativista de ascendência indígena Madalena Caramuru, que viveu no século XVI" (1º §). Com o termo destacado, a autora pretendeu:
Considerando diversos aspectos formais da nossa gramática, analise as proposições
1) Assim como em “extraordinárias", também se grafam com “x" as palavras: “extender" e “explêndido".
2) Assim como em “extraordiárias", também devem receber acento gráfico as palavras “peremptório" e “moratória".
3) No trecho: “O contexto é a reivindicação de representatividade que tem sido pautada por feministas e profissionais das artes, da ciência, da tecnologia, entre outros campos.", as vírgulas são facultativas, já que são marcas estilísticas.
4) O termo “público-alvo" exemplifica casos em que o adjetivo (“alvo") não se flexiona no plural. Assim, o plural desse termo é “públicos-alvo".
Estão corretas: