A ferramenta de apoio à decisão que consiste na montagem de uma tabela ilustrativa das várias possibilidades e dos resultados associados a cada uma delas é denominada:
McGregor desenvolveu uma das primeiras teorias para entender o comportamento humano, classificando-a de acordo com pressupostos distintos da natureza humana. O administrador que adota os pressupostos da “Teoria X” tem a expectativa de que seus subordinados:
No planejamento estratégico de um município, deve-se atender ao princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. A situação que caracteriza a efetividade em um órgão público é:
O tipo de mudança de comportamento adquirido por meio do treinamento e que é necessário para que o servidor se torne apto para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas é o denominado:
De acordo com Blake e Mouton (1976), o líder que é simultaneamente orientado para as pessoas e para a produção, que busca comprometer as pessoas com os objetivos organizacionais e desenvolver relações de confiança e respeito com os servidores, é identificado na grade gerencial como líder:
A Experiência de Hawthorne delineou os princípios básicos da Escola das Relações Humanas e, de suas conclusões, destaca-se o princípio de que:
Leia o trecho a seguir, extraído do 6º parágrafo, para responder às questões 7, 8 e 9:
| “A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante) |
As aspas foram empregadas no trecho para:
Certo servidor público civil da União, lotado em órgão público integrante do Poder Executivo Federal, vem, rotineiramente, tendo faltas no trabalho, sem justificativa para tanto, além de não cumprir com suas tarefas, sob a justificativa de que mantém relação amistosa com seu superior hierárquico. Nesse caso, a referida conduta desse servidor público, com base na Lei nº 8.112/1990 e suas alterações, é:
Leia o Texto 1:
Virou moda
Oferta de obras que tratam do mundo dos livros cresce a
olhos vistos. Aqui em casa há uma pilha delas... e continuo
comprando outras
Por Cora Rónai, Rio de Janeiro
Sempre houve livros sobre livros, mas não me lembro de
uma época em que houvesse tantos livros sobre livreiros,
livrarias e bibliotecas. Não foi caso pensado, mas, semana
passada, às voltas com os livros selvagens (aqueles que ainda
não encontraram o seu lugar na estante) percebi que certas
palavras andam se repetindo pelos títulos. Fui juntando os que
me pareciam meio irmãos, e logo tinha mais de dez volumes
empilhados. Estendi a pesquisa à internet — e acabei comprando
mais dois, como se ainda tivesse espaço sobrando em casa.
Mas reparem só: “A livraria mágica de Paris”, “O segredo da
livraria de Paris”, “A biblioteca de Paris”, “A livreira de Paris”.
Depois há Londres: “A biblioteca secreta de Londres”, “A última
livraria de Londres”. E “A pequena livraria dos sonhos”, “A livraria
dos achados e perdidos”, “A biblioteca da meia-noite”, “O diário
de um livreiro”, “O passeador de livros”.
E nem falo de livros mais antigos, como “O livreiro de Cabul”, ou
“84, Charing Cross Road”, que deu origem ao filme “Nunca te vi,
sempre te amei”, e que continua sendo o meu livro favorito sobre
livros, livreiros e livrarias.
O fenômeno não é apenas ocidental. “Bem-vindos à livraria
Hyunam-Dong” vendeu mais de 250 mil exemplares na Coreia
do Sul, e “O que você procura está na biblioteca” é um sucesso
no Japão e nos países para os quais já foi traduzido (o Brasil
não é um deles, por enquanto, mas escrevi o título em português
porque não faria sentido usar alemão, francês ou inglês; em
Portugal ele se chama “O que procuras está na biblioteca”).
Eles têm capas parecidas, sobretudo os que se passam em
Paris e Londres, e que compõem um subgênero ambientado na
Segunda Guerra: as suas capas são nostálgicas, com cenas que
poderiam ter saído de filmes de época. A de “A livraria mágica
de Paris” é luxuosa, com verniz, filetes dourados, corte pintado
de rosa.
“A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala
menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas
em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao
mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante).
Ainda não li boa parte da pilha; folheei alguns, estou pelo meio
de dois ou três. Todos têm uma enorme quantidade de resenhas
positivas na Amazon, mas isso não significa necessariamente
que sejam bons: é normal que pessoas que gostam de livros se
sintam atraídas por livros que falam sobre livros, coletivos de
livros e... pessoas que gostam de livros.
Apesar das coincidências de títulos, eles são animais distintos. “A
livreira de Paris” é uma história de Sylvia Beach, da Shakespeare
and Company e da antológica edição de “Ulisses”; “O diário de
um livreiro” conta as aventuras do proprietário do maior sebo da
Escócia.
Já “A pequena livraria dos sonhos” e “A livraria dos achados e
perdidos” são sessões da tarde em papel, romances ligeiros
para quem quer ler na praia sem pensar muito.
E vejam que coincidência: eu estava fotografando todos esses
livros para o meu Instagram quando chegou um pacote vindo de
Santos. Era “Um intrépido livreiro dos trópicos: crônicas, causos
e resmungos”, de José Luiz Tahan, o destemido proprietário da
Livraria Realejo.
Não estou dizendo?
Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/cora-ronai/noticia/2023/09/07/virou-moda. ghtml. Acesso em 06/09/2023
Um possível antônimo para a palavra destacada em “Um intrépido livreiro dos trópicos: crônicas, causos e resmungos” (10º parágrafo) é:
No planejamento organizacional, a análise SWOT é utilizada para estudar o processo de análise de estratégias de forma integrada. Assim, a empresa que tem produtos de alta qualidade e que opera em um setor marcado pela reduzida taxa de crescimento, na visão conjunta da análise SWOT, caracteriza, respectivamente, potencial
A teoria motivacional que afirma que os gerentes podem modificar o comportamento dos colaboradores por meio do uso apropriado de recompensas e punições é a teoria:
O método tradicional de avaliação de desempenho que se baseia nas características externas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos é o método denominado:
A estratégia de negócio define como a unidade deve competir para alcançar uma posição de superioridade em relação aos seus concorrentes. Os recursos e as capacidades distintivas que possibilitam coordenar a produção, integrar tecnologias e otimizar a organização do trabalho, entregando mais valor ao cliente, denominam-se:
A metodologia Balanced scorecard (BSC) é utilizada no setor público para medição e controle da gestão do desempenho e na busca do alinhamento entre a estratégia e as atividades operacionais, para garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Focado no equilíbrio organizacional, o BSC tem quatro perspectivas básicas: aprendizagem e crescimento organizacional, além de:
Na estrutura organizacional para a gestão de pessoas em grandes corporações, segundo o modelo de Ulrich (2008), criar a cultura e a identidade com abrangência para toda organização, além de orientar as transições e a evolução das carreiras, a comunicação com o público interno e externo, a resolução de problemas de liderança e a formação e escolha de sucessores, é função do gestor de pessoas atuante na estrutura, no papel de: