A Educação Física Adaptada, segundo Silva (2008), vivenciou crises paradigmáticas e de identidade. Ao longo da História, o entendimento, a atenção dispensada e as atividades desenvolvidas junto às Pessoas em Condição de Deficiência (PCDs) têm se transformado e se apresentado de diversas formas, de acordo com as diferentes épocas e culturas. Assinale a alternativa correta, quanto ao Brasil.
De acordo com Maglischo (2010), quando os nadadores elevam sua velocidade, criam mais turbulência e aumentam seu arrasto. O efeito da velocidade é tão potente que o dobro da velocidade de progressão irá quadruplicar o arrasto. Desta forma, reconhecer os tipos de arrasto torna-se decisivo para a melhora do desempenho do nadador. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os tipos de arrasto e suas definições.
Ao observarmos o esporte moderno, percebemos que ele mantém características de suas raízes, a partir de conceitos impostos pela Revolução Industrial. Das palavras a seguir, a que MENOS se relaciona com os conceitos do esporte moderno é:
Assinale a alternativa que indica os critérios que especificam a natureza das características do jogo, de acordo com Ferraz (2006).
De acordo com Weineck (1999), são fatores que influenciam o desempenho em uma competição:
Atualmente, o conceito de conteúdo, no âmbito do ensino da cultura corporal, no qual se incluem os esportes, a ginástica, os jogos e o conhecimento sobre o corpo, se ampliou. O conteúdo aparece de forma explícita, abrangendo todos os tipos de capacidades, além das cognitivas. A classificação, baseada em Coll et al. (2000), corresponde a: “o que se deve saber ?” (dimensão conceitual), “o que se deve saber fazer?” (dimensão procedimental) e “como se deve ser?” (dimensão atitudinal). Assinale a alternativa que apresenta exemplos de conteúdos procedimentais.
Existem vários conceitos e metodologias sobre o ensino de jogos esportivos. Segundo Dietrich et al (1984), o conceito recreativo de jogo esportivo adota a série de jogos como opção metodológica: jogar desde o princípio e construir o jogo passo a passo. Esta iniciativa dá aos participantes a possibilidade de vivenciar o jogo que desejam aprender desde o início, em sua ideia fundamental, até, devido a um conhecimento crescente, experimentar formas mais difíceis. Neste contexto, é correto afirmar que:
As competências de um jogador devem ser estimuladas pelo profissional que o acompanha durante os treinamentos. São consideradas tarefas de aprendizado, segundo Mesquita e Graça (in Tani, Bento e Petersen, 2006):
No Brasil, entre 2007 e 2014, vivemos o período dos megaeventos. Os legados que eles deixaram são motivo de discussão entre os envolvidos no esporte e, em especial, por aqueles envolvidos em sua gestão. Segundo Silva e Rizzuti (2008), há cinco tipos de legados:
Durante uma competição, cabe ao técnico organizar as ações da equipe para que as chances de vitória se potencializem. Identificar as características da própria equipe e as dos adversários é importante para definir tanto a estratégia quanto a tática. Assinale a alternativa que, segundo Sadi (2010), define corretamente os conceitos de estratégia e tática.
O Esporte conquistou relevância no mundo atual através do aumento de sua audiência, pois tornou-se alvo de grandes investimentos e, principalmente, agente no desenvolvimento de uma indústria esportiva e de entretenimento. Assim, podemos vê-lo sob três enfoques diferenciados e que geram iniciativas diferenciadas no âmbito do Marketing Esportivo: o esporte como produto, marca e experiência (Melo Neto, 2013). Baseado nestes três enfoques, assinale a alternativa INCORRETA.