As linguagens oral e escrita são instrumentos de representação de pensamentos e idéias. Assinale a alternativa que melhor esclarece o processo de aquisição dessas duas linguagens.
“A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de
disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em
generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade
de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de
estudo, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá
ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos
do Ensino Médio.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf)
Pensando em atender ao princípio da interdisciplinaridade
trabalhando com o desenvolvimento de projetos, assinale a
alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser
considerados:
De acordo com Phillipe Perrenoud, todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento: o respeito aos horários e à pauta do dia, a preocupação em chegar a decisões claras, a lembrança das opções feitas, a divisão das tarefas, o planejamento dos próximos encontros, a avaliação e a regulação do funcionamento, o que significa que cada um exerce permanentemente uma parte da função de comando e de condução. Isso supõe, ao mesmo tempo, o descrito a seguir, EXCETO:
Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.
O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que “a criança
e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno
desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho” e assegura-lhes:
I Igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola;
II Direito de ser respeitado por seus educadores;
III Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer
às instâncias escolares superiores;
IV Direito de organização e participação em entidades
estudantis estando com 15 anos completos;
V Acesso à escola pública e gratuita até o 5º Ano e próxima
de sua residência.
Assinale a alternativa CORRETA.
O construtivismo desenvolveu nos educadores
comprometidos com a construção do conhecimento de seus
alunos o procedimento de rever continuamente as propostas
de atividades em função do objetivo de aprendizagem que se
pretende alcançar. Nesse sentido, podemos afirmar que a
avaliação:
I deve existir.
II deve ser contínua.
III deve processar-se cada vez mais no âmbito do individual.
IV deve processar-se cada vez mais no âmbito do coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Podemos dizer que um projeto pedagógico politicamente
comprometido deverá (re)estruturar a escola em articulações
coerentes, imprimindo-lhe uma unidade interna que se
expressa:
I No modo de conceber, organizar e desenvolver o
currículo;
II Nas formas de orientar o processo metodológico de
conclusão do ensino;
III Nas relações amplas e complexas do cotidiano escolar
responsáveis pelas aprendizagens mais significativas;
IV Nas aprendizagens que consolidam valores;
V Nas aprendizagens que desenvolvem a cultura.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
A prática da supervisão exige, da parte do supervisor, uma constante avaliação crítica de seu próprio desempenho e um esforço continuado de aperfeiçoamento técnico, mas especialmente como pessoa. Para que essa prática se efetive, é necessário ao supervisor:
“(...) para a epistemologia genética, o mundo é sempre um
mundo de sujeitos, mais ou menos autônomos; jamais um
mundo que suprime o sujeito. A instância coletiva depende
sempre do somatório das relações entre os indivíduos.”
(BECKER, Fernando. EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - Porto Alegre: ARTMED,
2001: 86)
Considerando a epistemologia genética na construção da
Pedagogia Construtivista, podemos afirmar que o
construtivismo:
I Defende que um determinado conteúdo de ensino só tem
sentido se compreendido no seu processo de construção.
II Afirma que a construção do conhecimento requer desafios
que articulem as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e
estéticas.
III Propõe que a necessidade individual dos educandos deve
se sobrepor as necessidades do trabalho coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Segundo Newton Cesar Balsan, é preciso depurar a didática, a fim de que o supervisor a visualize com mais clareza, pois a partir disso poderá identificar melhor suas reais possibilidades de atuação. São práticas de atuação do supervisor escolar, EXCETO:
A prática do supervisor, segundo Antônio Carlos Ronca e
Carlos Luiz Gonçalves, explicitada no artigo “A supervisão
escolar: um urgente desafio” se dá numa sociedade de
_________, que apresenta sérias contradições tanto no
próprio sistema ___________ como na forma de se encarar a
__________.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que
completam, correta e respectivamente, o trecho acima.
A definição de pesquisa, segundo o dicionário Michaelis, é o
ato de investigar. Uma investigação é feita quando o
pesquisador faz estudos sobre algo, analisa causas, levanta
dados e encontra e explica possibilidades. Toda a pesquisa
com fins científicos requer um estudo prévio sobre a eficácia
de sua finalidade. Um dos materiais da pesquisa é o dado
estatístico, que se obtém mediante um processo que envolve,
por exemplo, a observação ou outra mensuração de
características de uma população ou amostra tais como renda
anual numa comunidade, sexo dos indivíduos de uma tribo
indígena, percentagem de açúcar em cereais, etc. Cada uma
dessas características é chamada de variável, porque
originam valores que tendem a exibir certo grau de
variabilidade quando são feitas mensurações sucessivas.
Diante disso, assinale a alternativa que explicita o conceito
que define estatística.
O atendimento educacional às pessoas com deficiência deve amparar-se em legislações que garantem o direito constitucional de acesso e permanência a educação para todos. Desse modo:
São considerações fundamentais para o planejamento de
uma atividade pedagógica que pretende favorecer a
construção do conhecimento:
I os conhecimentos espontâneos dos aprendizes;
II a escuta e a observação sobre o fazer dos aprendizes;
III a repetição e o exercício contínuo sobre os conceitos;
IV a proposta de interação prática com os conceitos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
“Para a elaboração dos itens do Saeb e da Prova Brasil,
buscou-se uma associação entre os conteúdos da
aprendizagem e as competências utilizadas no processo de
construção do conhecimento.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf)
As avaliações externas têm se pautado nos conceitos de
matriz de referência composta por habilidades e
competências. O conceito de competência desenvolvido por
Philippe Perrenoud está associado a(à )