O Projeto Político-Pedagógico representa a essência da escola. Cada escola possui características específicas e está inserida em um contexto social único. Em relação ao Projeto Político Pedagógico assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não pode ficar restrito à direção da escola.
( ) Os membros da comunidade escolar tem que ter clareza de seus objetivos, metas e ações.
( ) Deve nortear apenas todo o trabalho pedagógico.
( ) Deve ser aceito por todos os envolvidos.
( ) É elaborado de maneira participativa e democrática.
A sequência correta de cima para baixo é:
Antes da Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivia a expansão de sua industrialização, e novas exigências foram colocadas para a escola, com destaque para a responsabilidade de formar homens produtivos, aptos para o mercado de trabalho, agora cada vez mais voltado para a máquina e a técnica. Todas as disciplinas escolares foram-se adequando a essas novas exigências. Nesse movimento, houve uma importante e significativa mudança: a ginástica, até então o seu conteúdo por excelência, foi sendo paulatinamente substituída por outra prática, que vivia um processo de franca expansão e difusão pelo mundo.
Qual é essa nova prática?
Observe as opções e marque a alternativa incorreta no que se diz sobre o Art. 217, sobre a seção III – do desporto:
Sobre as definições do Basquetebol, observe a afirmação a seguir, complete as lacunas e marque a alternativa que corresponde respectivamente:
“O jogo de basquetebol: Basquetebol é jogado por _______ equipes de __________ jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos ___________ dos adversários e evitar que a outra equipe pontue".
Sobre a arbitragem presente nos jogos, marque a alternativa incorreta:
Observe as alternativas que dizem sobre as provas oficiais de natação e marque a alternativa incorreta:
Sobre a forma mais adequada de organizar as aulas quanto aos materiais, marque a alternativa incorreta:
Observe as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso, no que se diz sobre o conceito de AERÓBICO.
( ) Ginástica Aeróbica, é todo tipo de atividade física que através de movimentos rápidos e ritmados provoca a oxigenação das células musculares e elevado gasto calórico.
( ) O termo "aeróbico" significa "com oxigênio" e está relacionado com o uso de oxigênio do ar, na produção de energia do músculo.
( ) Uma grande quantidade de grupos musculares são trabalhados com a prática de aeróbica.
( ) Os exercícios aeróbicos são caracterizados pela longa duração e intensidade constante.
( ) A prática regular proporciona diversos benefícios à saúde, como: melhora o desempenho cardiovascular e a circulação sanguínea, fortalece os músculos, queima gordura, além de melhorar a qualidade de vida.
Marque a alternativa correta que corresponde respectivamente:
Sobre avaliação, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta:
( ) A avaliação ajuda a compreender aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
( ) Do ponto de vista do aluno, é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
( ) Para a escola, possibilita reconhecer prioridades e localizar ações educacionais que demandam maior apoio.
( ) os alunos devem ser informados desde o início das aulas sobre por que, como, quando e de que modo estão sendo avaliados, e participar oferecendo sugestões.
“O processo avaliativo é parte integrante da práxis pedagógica e deve estar voltado para atender as necessidades dos alunos."
Uma professora que avalia o próprio processo de ensino e as atividades que realiza em sala de aula, analisa as respostas dadas pelas crianças, buscando compreender a lógica utilizada por elas na realização das tarefas propostas, investigando o que os alunos pensam sobre o que foi ensinado realiza uma avaliação:
Observe as afirmações a seguir sobre o histórico da educação física.
I. No século passado a educação física esteve estreitamente vinculada as instituições militares e a classe médica.
II. A educação física que se ensinava no inicio do século era baseada em métodos americanos.
III. No ano de 1951 foi feita a reforma Couto de Ferraz, que tornou obrigatória a educação física nas escolas do município da corte.
É verdadeiro que se diz nas afirmações:
De acordo com o Art. 214 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL - CAPÍTULO III: Da Educação, da Cultura e do Desporto (SEÇÃO I - Da Educação), “A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à..."
De acordo com a afirmação acima complete S para sim, aquelas que estão de acordo à afirmação e N para não, aqueles que não estão de acordo. E depois marque a alternativa que corresponde respectivamente:
( ) Erradicação do analfabetismo.
( ) Universalização do atendimento escolar.
( ) Melhoria da quantidade de ensino.
( ) Formação para a vida.
( ) Promoção humanística, científica e tecnológica do País.
Em uma partida de Vôlei, cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, jogadores especialistas em defesa: os Líberos. Sobre os Líberos é correto afirmar, exceto:
São considerados Saltos Verticais no Atletismo:
De acordo com o § 3º da LDB, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, exceto: