A Lei Municipal nº 2.156/2014 de Caxias traz a seguinte obrigação:
Para iniciar uma aula, o Professor poderá apresentar aos alunos do Ensino fundamental a seguinte imagem:
Considerando a História da Arte, a obra apresentada representa uma rica oportunidade para que o Professor possa explorar a seguinte temática com os alunos:
O Professor pode explorar com seus alunos as diversas sonoridades e os instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento apresentado (imagens I e II) pertence à:
O Professor pode apresentar aos seus alunos, os diversos instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:
Para ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade."
No contexto das Artes plásticas, o fragmento acima conceitua:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Transpondo a oração em destaque da voz passiva para a voz ativa, tem-se a forma verbal
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação veio em atendimento aos preceitos constitucionais e resultou de um longo processo de tramitação que se iniciou em 1988, ano em que foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. A Lei recebeu diversas alterações ao longo do tempo, uma das alterações foi:
De acordo com o poeta caxiense, Wybson Carvalho, o que representa o nome Caxias?
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)"; voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:
“Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro."
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura) surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. Esse movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Dessa forma teve como principal expoente:
Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “o corpo pode ser um instrumento musical” com alunos do Ensino Fundamental, amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “culturas do Brasil” com alunos do Ensino Fundamental, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
A alternativa em que o fragmento destacado contém uma ideia de estado de sujeito é
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
O “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como
Considerando o disposto na LDB Nº 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não apresenta uma função da Educação de Jovens e Adultos (EJA).