Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método."

Considere as proposições abaixo sobre currículo.

I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos.

II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar.

III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar.

IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.

São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:

As medidas da média e da mediana das alturas de quatro estudantes de uma classe são, respectivamente, iguais 1,72 m e 1,70 m. Então, a média das alturas dos alunos mais alto e mais baixo dessa classe é igual a:

Dentre todas as diagonais de um octógono, uma será escolhida ao acaso. A probabilidade de que esta passe pelo centro desse octógono é igual a:

O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. São características da seguinte tendência:

Uma empresa especializada em eventos como casamentos, aniversários e formaturas, por exemplo, produz, entre outras coisas, salgadinhos dos tipos x, y e z. Martiniano resolveu pesquisar tanto a qualidade quanto os preços desses salgados e contatou o seguinte:

• Na compra de um salgadinho do tipo x e um do tipo y, paga-se R$ 9,00;

• Na compra de dois salgadinhos do tipo x e um do z, paga-se R$ 13,00;

• O salgadinho do tipo z é R$ 1,00 mais barato que o salgadinho do tipo y.

Martiniano concluiu também que na compra de 12 salgadinhos do tipo x, mais 16 salgadinhos do tipo y, mais 20 salgadinhos do tipo z, o valor total a ser pago é igual a:

Um motorista, ao viajar da cidade A para a cidade B, percorre na primeira hora 60 quilômetros, na segunda hora 65 quilômetros, na terceira hora 70 quilômetros e segue aumentando a velocidade do veículo de maneira constante até a oitava hora, quando aumenta a velocidade em 10 quilômetros e permanece com essa velocidade por mais três horas, quando finalmente chega ao seu destino. A distância entre as cidades A e B, em quilômetros, é igual a:

O texto “O que as câmeras ainda não mostram" apresenta como principal finalidade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282