Na terceira estrofe, o vocábulo "desvario" pode ser substituí do por:
“O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método."
Considere as proposições abaixo sobre currículo.
I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos.
II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar.
III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar.
IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.
São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:
O professor ao elaborar o plano de aula, deve-se levar em consideração as seguintes fases, EXCETO:
As medidas da média e da mediana das alturas de quatro estudantes de uma classe são, respectivamente, iguais 1,72 m e 1,70 m. Então, a média das alturas dos alunos mais alto e mais baixo dessa classe é igual a:
Dentre todas as diagonais de um octógono, uma será escolhida ao acaso. A probabilidade de que esta passe pelo centro desse octógono é igual a:
O termo “refestelar-se", empregado no primeiro período, sugere que, em relação a novidade, os “bisbilhoteiros virtuais" sentiram-se:
São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE, EXCETO:
Com relação ao Projeto Político Pedagógico, marque a alternativa INCORRETA.
O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. São características da seguinte tendência:
Uma empresa especializada em eventos como casamentos, aniversários e formaturas, por exemplo, produz, entre outras coisas, salgadinhos dos tipos x, y e z. Martiniano resolveu pesquisar tanto a qualidade quanto os preços desses salgados e contatou o seguinte:
• Na compra de um salgadinho do tipo x e um do tipo y, paga-se R$ 9,00;
• Na compra de dois salgadinhos do tipo x e um do z, paga-se R$ 13,00;
• O salgadinho do tipo z é R$ 1,00 mais barato que o salgadinho do tipo y.
Martiniano concluiu também que na compra de 12 salgadinhos do tipo x, mais 16 salgadinhos do tipo y, mais 20 salgadinhos do tipo z, o valor total a ser pago é igual a:
Um motorista, ao viajar da cidade A para a cidade B, percorre na primeira hora 60 quilômetros, na segunda hora 65 quilômetros, na terceira hora 70 quilômetros e segue aumentando a velocidade do veículo de maneira constante até a oitava hora, quando aumenta a velocidade em 10 quilômetros e permanece com essa velocidade por mais três horas, quando finalmente chega ao seu destino. A distância entre as cidades A e B, em quilômetros, é igual a:
O texto “O que as câmeras ainda não mostram" apresenta como principal finalidade:
Conforme o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:
Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.
Assinale a sequência CORRETA: