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“O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método."

Considere as proposições abaixo sobre currículo.

I. O currículo não é um instrumento neutro, pois passa uma ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos.

II. O currículo é o conhecimento escolar como uma simplificação do conhecimento científico adequado à faixa etária e aos interesses da instituição escolar.

III. O currículo e sua natureza processual traduzem‐se em um conjunto de práticas diversas, ao mesmo tempo em que é construído por subsistemas que vão desde os órgãos mais elevados da política educativa aos contornos da formação dos sujeitos no contexto escolar.

IV. O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.

São FALSAS as afirmações contidas nas proposições:

A formação de Blocos econômicos tende a ampliar as trocas comerciais entre os países-membros, como por exemplo o MERCOSUL, e, ao mesmo tempo, tende a uma política de proteção de mercado para os membros participantes do bloco, de modo que torna difícil as relações comerciais com os membros fora do bloco.

Com relação ao Mercosul, sua evolução e seu grau de integração, julgue como Verdadeiro e Falso as afirmações.

( ) O Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, com os quatro países signatários-plenos: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai em 1991

( ) Por meio do Protocolo de Ouro Preto, em 1994, o bloco chega à fase de União Aduaneira, na qual foi adotada a Tarifa Externa comum que deve ser adotada por todos os membros plenos

( ) O Objetivo do bloco do Mercosul – Mercado Comum do Sul – é atingir o grau de intergração de Mercado Comum. Processo esse que antecede a fase de integração União Monetária.

( ) Entre os membros plenos do Mercosul podemos afirmar que dois países já foram afastados: O Paraguai em 2012, voltando em 2013 e a Venezuela, está afastada desde 2016 e ambos processos de afastamento de teve como causa as infrações ao protocolo de Ushuaia.

( ) A presidência pro-tempore do mercosul tem como critério para ocupação do cargo a ordem alfabética e, neste primeiro semestre de 2018 na presidência do Mercosul, está a Argentina.

O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. São características da seguinte tendência:

Leia o texto e observe os mapas a seguir.

Os mapas acima representam a atuação das massas de ar no território brasileiro durante o verão e o inverno. A partir dos conhecimentos sobre a dinâmica das massas de ar no Brasil, no inverno e no verão, pode-se concluir que:

O gráfico abaixo mostra a evolução da populaça o carcerária no Brasil nos últimos anos. Observe-o atentamente e analise as afirmativas que se seguem sobre o sistema penitenciário brasileiro.

I. Para os críticos do sistema prisional brasileiro, o colapso gerado pela superlotação carcerária resulta numa situação em que a prisão não cumpre sua função de ressocialização do preso, pois, ao contrário de recuperar o homem encarcerado, piora-o, retirando qualquer possibilidade de se ajustar socialmente, uma vez que as unidades prisionais passaram a se constituir verdadeiras "universidades do crime".

II. Atualmente no Brasil existe um grave problema no que diz respeito ao funcionamento do sistema prisional: o fato de que, nos mutirões realizados pelo Poder Judiciário, os juízes analisam centenas de casos em que presos estão há mais tempo encarcerados do que o previsto em suas penas, contribuindo assim para elevar a população carcerária brasileira.

III. Até o ano 2002, quando o Brasil tinha uma população carcerária de menos de 200 mil presos, todas as unidades prisionais brasileiras serviam para reeducar o condenado. Para a maioria dos estudiosos do sistema penal brasileiro, face ao colapso do nosso sistema penitenciário, atualmente as prisões brasileiras não cumprem mais a função ressocializadora. Ou seja, o preso no Brasil não é mais reeducado para a sua ressocialização.

IV. Para os estudiosos do sistema penitenciário brasileiro, o colapso do sistema prisional e as rebeliões de presos constituem fatos preocupantes que justificam o alerta máximo da sociedade civil. Assim, as sucessivas rebeliões que eclodem pelos presídios do país, marcadas pelas ações de presos que tentam fazer valer seu próprio código moral, mesmo à margem da lei, vêm ganhando força em nosso país, evidenciando cada vez mais a linha tênue que existe em nosso país entre a democracia e a barbárie.

Assinale:

Assinado pelos 197 países da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Paris, na COP 21, O ACORDO DE PARIS. O Brasil, um dos signatários, assumiu compromissos que foram, posteriormente aprovado pelo Congresso Nacional em agosto 2016 e o Brasil apresentou oficialmente a ONU suas metas.

Entre as metas podemos citar como corretas as:

1- Por meio do acordo, o Brasil assumiu oficialmente o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais até 2100

2- o país se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, na comparação com os níveis registrados em 2005; e em 43% até 2030.

3- Na agricultura, a meta brasileira é restaurar e reflorestar uma área de 12 milhões de hectares. Além disso, restaurar mais 15 milhões de áreas degradadas e aumentar em 5 milhões de hectares o sistema de integração lavoura pecuária e floresta.

4- no setor energético, o objetivo é aumentar a 18% o uso de biocombustíveis sustentáveis. O Brasil pretende atingir 45% de energias renováveis na matriz energética, sendo que desses 28% a 33% são de fonte não hídrica, incluída a energia eólica e a solar.

5- O país pretende ampliar em torno de 10% a produção de energia geotérmica

O texto “O que as câmeras ainda não mostram" apresenta como principal finalidade:

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