Conforme o Manual Operacional do Corpo de Bombeiros de Goiás, sobre Combate a Incêndio Urbano, quando há a diminuição de oxigênio no ambiente incendiado, seguido de acúmulo de gases, fumaça e partículas ainda não queimadas, ao ser feita a abertura de forma errada, causando a oxigenação do local, ocorre o fenômeno denominado
Em uma situação hipotética, Gabriel, Bombeiro Militar, está realizando a avaliação primária em uma vítima. Para essa situação, o Protocolo de Suporte Básico de Vida do CBMGO traz uma sequência de etapas a serem seguidas, apresentada pelo mnemônico “XABCDE”, conforme a seguir:
1. Circulação.
2. Nível de resposta neurológica.
3. Controle de grandes hemorragias.
4. Exposição da vítima.
5. Desobstrução de vias aéreas com controle cervical.
6. Respiração e frequência respiratória.
Qual é a ordem correta das etapas que Gabriel deve seguir nesse atendimento?
Na avaliação secundária, deve-se realizar, na sequência correta, um exame objetivo específico, para localizar ferimentos, sangramentos, afundamentos, desvios, hematomas e demais alterações. A sequência que deve ser seguida é:
(A) membros inferiores; membros superiores; pelve; abdome; tórax; pescoço; face e crânio. (B) crânio e face; pescoço; tórax; abdome; pelve; membros superiores e membros inferiores. (C) crânio e face; pescoço; membros superiores; tórax; abdome; pelve e membros inferiores. (D) crânio e face; pescoço; tórax; membros superiores; abdome; pelve e membros inferiores. (E) tórax; abdome; pelve; pescoço; crânio e face; membros superiores e membros inferiores.
Na avaliação secundária, deve-se realizar, na sequência correta, um exame objetivo específico, para localizar ferimentos, sangramentos, afundamentos, desvios, hematomas e demais alterações. A sequência que deve ser seguida é:
Um Bombeiro Militar, ao atender uma chamada, depara-se com uma vítima não responsiva, apresentando ventilações ausentes ou respiração agônica (gasping) e sem pulso central palpável.
De acordo com o Protocolo de Suporte Básico de Vida do CBMGO, deve-se reconhecer esse indivíduo como sendo uma vítima de
Bento, Carlos e André são amigos e se reencontraram 10 anos após concluírem o ensino médio. Um deles é Bombeiro, outro é Policial e outro é Enfermeiro. Sabe-se que:
• Ou Bento é Policial ou Carlos é Enfermeiro;
• Ou André é Enfermeiro ou Carlos é Enfermeiro;
• Ou Carlos é Policial ou André é Policial.
Dessa forma, as profissões de Bento, Carlos e André são, respectivamente:
Em uma rápida pesquisa em um Batalhão do Corpo de Bombeiros, percebeu-se que 200 soldados, além da língua portuguesa, falavam alguma outra língua. Destes, constatou-se que: metade falava espanhol, 40% falavam inglês e 30% falam italiano.
Se 20 soldados, além do português, falam inglês, espanhol e italiano, o número de soldados que falam dois idiomas, além do português, é
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), no período da estiagem, ocorre um grande número de queimadas controladas e, quando essas queimadas se transformam em grandes incêndios, é preciso mobilizar todo o efetivo do CBMGO da cidade de Goiás para a prevenção e o combate desses incêndios.
Uma das maiores preocupações do CBMGO é a proteção da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dourada, cujo bioma é
Em relação ao Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Manual Operacional do Corpo de Bombeiros de Goiás, sobre Combate a Incêndio Urbano, relacione as definições com as respectivas denominações e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. É o elemento que, em contato com os gases ou vapores combustíveis liberados pela pirólise dos materiais sólidos ou evaporação dos materiais líquidos, permite e, por vezes, intensifica o processo da combustão.
2. Toda substância capaz de queimar e propiciar a propagação do fogo.
3. O calor irradiado das chamas promove a decomposição do combustível em partículas que, combinadas com o comburente, queimam, irradiando calor novamente, o que iniciará novamente este ciclo.
4. É a energia capaz de iniciar, manter e propagar a reação.
( ) Combustível.
( ) Comburente.
( ) Calor.
( ) Reação em cadeia.
Você, supostamente trabalhando como Bombeiro Militar, durante o atendimento de uma ocorrência, considerando a segurança desse atendimento, adotaria qual das seguintes medidas?
Em caso de crise convulsiva, quanto à conduta no atendimento, NÃO se deve
“Reunirem-se dois ou mais militares ou assemelhados, com armamento ou material bélico, de propriedade militar, praticando violência à pessoa ou à coisa pública ou particular em lugar sujeito ou não à administração militar:
Pena - reclusão, de quatro a oito anos.”
Segundo o Código Penal Militar, aqueles que praticam a conduta acima descrita cometem o crime previsto com o nomen iuris de
Conforme o Código Penal Militar, assinale a alternativa correta.
Ao utilizar o computador para impressão da escala de trabalho semanal, um usuário percebe diversas propagandas exibidas na tela de forma automática.
Esse comportamento é característica de qual tipo de software malicioso?
Referente à Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.